Novena de Santa Clara – início: 02 de agosto

sexta-feira, julho 31, 2009

CONTINUAÇÃO

QUINTO DIA DA NOVENA
 06/08/09 – Quinta feira
TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR (Festa)

Liturgia da Palavra

Comentarista: O Filho do homem, símbolo do povo fiel, recebe o poder, a glória e a realeza. Jesus é o Filho amado do Pai a quem precisamos ouvir e seguir.

Leitura (Daniel 7, 9-10. 13-14)
Salmo responsorial (96 / 97)
Evangelho (Marcos 9, 2-10)

Texto de Santa Clara

Comentarista: Neste pequeno relato, feito por Irmã Amata, parente afastada de Santa Clara (prima ou sobrinha), ela conta-nos sobre a intervenção da Santa em sua vocação.

Irmã Amata, monja do Mosteiro de São Damião, fez o juramento e disse: que fazia vinte e cinco anos que estava nesta Religião, e conheceu Santa Clara. A testemunha entrou na religião por admoestação e exortação da Santa. A qual lhe dizia que tinha pedido a Deus por ela a graça de não permitir que fosse enganada pelo mundo, e que não permanecesse no século. A testemunha era sobrinha carnal da Santa a quem teve como mãe.

Fontes Clarianas, Fontes históricas. Processo de canonização, 4ª Testemunha 1, pág. 88/89

Nota: Alguns estudiosos contam que Amata, estando noiva teria ido visitar a prima no Mosteiro de São Damião, para falar-lhe do noivo, da festa, e do futuro casamento. E Santa Clara teria falado tão fervorosamente de Deus e de seu amor, das alegrias de servi-lo, que Amata teria abandonado tudo e ingressado na Ordem das Damas Pobres (Clarissas). Causando assim grande transtorno e confusão aos familiares e ao noivo.

 

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

 

comentário(s)

  1. Irmãs Clarissas de Monte Real - Portugal disse:

    Prezadíssima Katia Lima, Saudações fraternas com votos de saúde, paz e amor. Obrigada pela sua linda mensagem e pela sua visita ao site do nosso Mosteiro. Tudo nos aproxima e torna mais presentes junto dos irmãos. Parabéns pelo vosso profissionalismo e sensibilidade revelada no Canto da Paz. Podem enviar intenções que as apresentaremos a Jesus e a Sua e nossa Mãe bendita.
    Desejamos muito progresso e conforto espiritual para toda a Equipa. Abraços de fraterna amizade.

  2. Maria Domingues disse:

    É simplesmente edificante !!! Sou devota de São Francisco de Assis e, através deste site, estou ficando mais informada a respeito deste santo tão importante para a nossa igreja.

  3. Fernanda do Nascimento disse:

    Sou Fernanda da OFS, me sinto muito feliz em conhecer esta página e hoje estamos nos preparando para a celebração do proximo dia 11.
    Olharei com mais atenção a novena e darei como sugestão para a minha fraternidade.
    Obrigada!
    Paz e bem

  4. diuene sena disse:

    sou devota de santa clara, estou Gravida de 6 meses, e vou colocar o nome da minha filha MARIA CLARA, peço proteçao divina para meu bebe, gostaria de receber, INFORMAÇOES. GOSTEI MUITO DO ARTIGO

  5. diuene sena disse:

    ESTE ARTIGO ESTA NOTA 10

  6. Nelma nevs disse:

    Estou muito feliz em estar aqui, sou devota de Santa clara, já tive graças alcançadas por ela. Amei o artigo estou emocionada.

  7. rosa maria carvalho valente disse:

    Amei esse artigo .

Deixe uma resposta