Novena de Santa Clara – início: 02 de agosto

sexta-feira, julho 31, 2009

CONTINUAÇÃO

QUARTO DIA DA NOVENA
05/08/09 – Quarta feira

Liturgia da Palavra

Comentarista: A busca da terra para morar e produzir não é tarefa fácil, assim como ocorre com o provimento de tantas outras necessidades. Mas com fé e perseverança consegue-se tudo, como demonstra Jesus no Evangelho.

Leitura (Números 13, 1-2.25; 14, 1.26-30.34-35)
Salmo responsorial (105 /106)
Evangelho (Mateus 15,21-28)

Texto de Santa Clara

Comentarista: Santa Clara escreve a Inês da Boêmia, alegrando-se no Senhor por sua decisão de entrega a Jesus. Mais tarde essa princesa será canonizada com o nome de Santa Inês de Plaga.

Tema: A princesa Inês da Boêmia decide ser Clarissa

Sabedora da boa fama de vosso santo comportamento de vida, que não só chegou até mim, mas foi esplendidamente divulgada em quase toda a terra, muito me alegro no Senhor. Disso posso exultar tanto eu mesma como todos os que prestam serviço a Jesus ou desejam fazê-lo.

Porque, embora pudésseis alegrar-se, mais do que outros, das pompas e honras deste mundo, desposando legitimamente, com a maior glória, o ilustre imperador, como seria conveniente a vossa excelência e à dele, rejeitastes tudo isso e preferistes a Santíssima pobreza e as privações corporais com toda a alma e com todo afeto do coração, tomando um esposo da mais nobre estirpe, o Senhor Jesus Cristo.

Fontes Clarianas, Escritos de Santa Clara. Primeira Carta de Santa Inês de Praga, 3-8, pág. 200-201.

Nota: Inês de Praga, ou da Boêmia, foi filha do rei Otacar I da Boêmia e da rainha Constância da Hungria. Nasceu em 1205 e morreu em 1282. Foi prometida em casamento a diversos príncipes, inclusive ao imperador. Conheceu os frades em 1225. Animada pelo exemplo de sua prima Santa Isabel da Hungria – Padroeira da Ordem Terceira – resolveu ser clarissa.

 

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

 

comentário(s)

  1. Irmãs Clarissas de Monte Real - Portugal disse:

    Prezadíssima Katia Lima, Saudações fraternas com votos de saúde, paz e amor. Obrigada pela sua linda mensagem e pela sua visita ao site do nosso Mosteiro. Tudo nos aproxima e torna mais presentes junto dos irmãos. Parabéns pelo vosso profissionalismo e sensibilidade revelada no Canto da Paz. Podem enviar intenções que as apresentaremos a Jesus e a Sua e nossa Mãe bendita.
    Desejamos muito progresso e conforto espiritual para toda a Equipa. Abraços de fraterna amizade.

  2. Maria Domingues disse:

    É simplesmente edificante !!! Sou devota de São Francisco de Assis e, através deste site, estou ficando mais informada a respeito deste santo tão importante para a nossa igreja.

  3. Fernanda do Nascimento disse:

    Sou Fernanda da OFS, me sinto muito feliz em conhecer esta página e hoje estamos nos preparando para a celebração do proximo dia 11.
    Olharei com mais atenção a novena e darei como sugestão para a minha fraternidade.
    Obrigada!
    Paz e bem

  4. diuene sena disse:

    sou devota de santa clara, estou Gravida de 6 meses, e vou colocar o nome da minha filha MARIA CLARA, peço proteçao divina para meu bebe, gostaria de receber, INFORMAÇOES. GOSTEI MUITO DO ARTIGO

  5. diuene sena disse:

    ESTE ARTIGO ESTA NOTA 10

  6. Nelma nevs disse:

    Estou muito feliz em estar aqui, sou devota de Santa clara, já tive graças alcançadas por ela. Amei o artigo estou emocionada.

  7. rosa maria carvalho valente disse:

    Amei esse artigo .

Deixe uma resposta