Novena de Santa Clara – início: 02 de agosto

sexta-feira, julho 31, 2009

CONTINUAÇÃO

TERCEIRO DIA DA NOVENA
04/08/09 – Terça feira

Liturgia da Palavra

Comentarista: Deus intervém em favor de seus profetas quando são incompreendidos pelo povo. Sem a presença de Jesus, a comunidade expõe-se ao risco de ser vencida pelas dificuldades da vida.

Leitura (Números 12,1-13)
Salmo responsorial (50/51)
Evangelho (Mateus 14,22-36)

Texto de Santa Clara

Comentarista: Através da oração de Santa Clara, Deus concede a primeira vocação para a Ordem nascente. Sua Irmã carnal de nome Catarina. Devido à coragem desta jovem, São Francisco muda o nome dela para Inês.

Tema: A vocação de Santa Inês de Assis

Tinha uma jovem, irmã na carne e na pureza. Desejando sua conversão, nas primeiras preces que oferecia a Deus com todo afeto, insistia nisso: que, assim como no mundo tinha tido com a irmã conformidade de sentimento, assim agora se unissem, ambas, para o serviço de Deus em uma só vontade.

Pedia insistentemente ao Pai da misericórdia que o mundo perdesse o gosto e que Deus fosse doce para Inês, a irmã deixada em casa, mudando-a da perspectiva de um casamento humano para a união de seu amor, desposando com ela em virgindade perpétua, o esposo da glória. ( … ) A divina Majestade atendeu depressa a excepcional orante e lhe concedeu imediatamente aquele primeiro dom. ( … ) Assim, dezesseis dias depois da conversão de Clara,      Inês, levada pelo Espírito divino, correu para a irmã, e contando seu segredo disse que queria servir só ao Senhor. Ela a abraçou e toda feliz e exclamou: “Dou graças a Deus, dulcíssima irmã, porque abriu os ouvidos a minha solicitude por você"

Fontes Clarianas, Fontes históricas, Legenda de Santa Clara 24 pág. 43.

Nota: Santa Clara só teve duas irmãs: Catarina que recebeu o nome de Inês e Beatriz.

 

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

 

comentário(s)

  1. Irmãs Clarissas de Monte Real - Portugal disse:

    Prezadíssima Katia Lima, Saudações fraternas com votos de saúde, paz e amor. Obrigada pela sua linda mensagem e pela sua visita ao site do nosso Mosteiro. Tudo nos aproxima e torna mais presentes junto dos irmãos. Parabéns pelo vosso profissionalismo e sensibilidade revelada no Canto da Paz. Podem enviar intenções que as apresentaremos a Jesus e a Sua e nossa Mãe bendita.
    Desejamos muito progresso e conforto espiritual para toda a Equipa. Abraços de fraterna amizade.

  2. Maria Domingues disse:

    É simplesmente edificante !!! Sou devota de São Francisco de Assis e, através deste site, estou ficando mais informada a respeito deste santo tão importante para a nossa igreja.

  3. Fernanda do Nascimento disse:

    Sou Fernanda da OFS, me sinto muito feliz em conhecer esta página e hoje estamos nos preparando para a celebração do proximo dia 11.
    Olharei com mais atenção a novena e darei como sugestão para a minha fraternidade.
    Obrigada!
    Paz e bem

  4. diuene sena disse:

    sou devota de santa clara, estou Gravida de 6 meses, e vou colocar o nome da minha filha MARIA CLARA, peço proteçao divina para meu bebe, gostaria de receber, INFORMAÇOES. GOSTEI MUITO DO ARTIGO

  5. diuene sena disse:

    ESTE ARTIGO ESTA NOTA 10

  6. Nelma nevs disse:

    Estou muito feliz em estar aqui, sou devota de Santa clara, já tive graças alcançadas por ela. Amei o artigo estou emocionada.

  7. rosa maria carvalho valente disse:

    Amei esse artigo .

Deixe uma resposta