Trezena de Santo Antônio de Pádua

domingo, maio 24, 2009

CONTINUAÇÃO

O "Livro dos Milagres" (escrito entre 1367 e 1374) afirma que o santo morreu em Pádua, aos 36 anos. Era o verão de 1231. Ele pediu para ir a Camposampiero, a 18 Km da cidade, um eremitério doado pelo conde Tiso VI, grande amigo e benfeitor dos frades. Ali, o santo lusitano encontrou repouso e tranqüilidade, apesar dos problemas decorrentes de uma asma e hidropisia (médicos modernos também acreditam que ele tinha diabetes). Nesse eremitério, havia uma grande nogueira. Não se sabe o motivo ou o significado, se simbólico ou não, mas Frei Antônio pediu ao Conde Tiso que lhe construísse uma cela em cima da nogueira. Aí, nesta cela-ninho, ele teria tido a visão do Menino Jesus. Ficou nesse local poucas semanas e, no dia 13 de junho, morreu no Conventinho de Arcella, periferia de Pádua.

Sua fama de pregador e milagroso era tanta que, dez meses após sua morte, foi elevado às honras dos altares e mais tarde recebeu o título de Doutor da Igreja. Seu sepulcro, na Basílica de seu nome em Pádua, é um centro de peregrinações.

Sua Basílica é o principal monumento de Pádua e uma das principais obras-primas de arte do mundo. Foi iniciada em 1232, possui 115 de metros de comprimento, 38 metros de altura chegando a 68 com a torres, é rodeada por 8 cúpulas e o seu interior é construído em forma de cruz latina.

Em 1981, com a autorização de João Paulo II, foi efetuado um reconhecimento do corpo de Santo Antônio, após 750 anos de sua morte. O primeiro reconhecimento, em 1263, revelou seus restos mortais em excelentes condições, recolhidos numa pequena urna.

Foi encontrado também o aparelho vocal intacto: a língua e as pregas vocais, assim como, os restos da túnica que estavam ao lado dos ossos e as duas caixas antigas com panos da época.

É de Santo António o recorde de canonização da Igreja Católica. Ele foi declarado santo em menos de um ano após a sua morte, em 30 de Maio de 1232. Foram apenas 11 meses e 17 dias.

Ele é o santo padroeiro da cidade de Pádua e, em 1934, o Papa Pio XI proclamou-o segundo padroeiro de Portugal, a par de Nossa Senhora da Conceição. Depois, em 16 de Janeiro de 1946, o Papa Pio XII juntou o seu nome à lista dos Doutores da Igreja Católica.

(fonte: www.santoantonio.org.br) 

ORAÇÕES DIÁRIAS DA TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

*** Súplica (para ser rezada todos os dias no início das orações)

Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.

1º dia :: 31/5 – Santo Antônio, mestre do Evangelho

– Sinal da cruz

– Palavra de Deus: "Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus".

– Palavra do Santo: "São os pobres, os simples, os humildes, que têm fome e sede da Palavra da Vida".

– Oração: Senhor, a vossa Palavra é o alimento de nosso espírito e a luz em nosso caminho. Abri nosso coração para acolhê-la, nossa mente para entendê-la e motivai nossa vontade para praticá-la. Por intercessão de Santo Antônio, mestre do Evangelho, fazei com que consigamos orientar nossa vida pessoal, familiar e comunitária com a verdade libertadora de vossa Palavra. Amém!

– Pai-nosso… Ave-maria… Glória ao Pai…

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. MADALENA DE SOUSA LUIZ disse:

    BELO ARTIGO, SOU DEVOTA DE SANTO ANTONIO POR TRADIÇÃO FAMILIAR. ESTOU AMANDO CONHECÊ-LO MELHOR, PARA MELHOR AMÁ-LO, SEGUI-LO, IMITÁ-LO, VER NELE JESUS, CRER QUE DEUS NOS AMA E NOS DARÁ A GRAÇA POR SUA BONDADEDE SERMOS BONS. DEUS É BOM. OBRIGADO POR SANTO ANTONIO MANDE-NOS A GRAÇA DE IMITÁ-LO. AMÉM.

  2. Agradeço muito pela vossa mensagem sobre S.Antonio. Já conheço esse santo milagroso desde a minha infancia por meio dos professores e padres. Ele é também o padroeiro da nossa paróquia. Muitos cristãos da minha cidade conhecem e veneram com fervor o santo. Na minha cidade o povo deu o nome a esse santo: Coronel Santo Antonio – considerando como governador daquela região. Todos os meses a 13 de Jnho sempre há procissão. Aqui em Timor-Leste a gente ama muito Santo Antono. Muitos abraços do vosso amigo João Freitas.

  3. Ubaldo Damasceno - > Nova Friburgo - RJ disse:

    Muito bom site, ótimo conteúdo parabéns! Paz e Bem! > Ubaldo.O.F.S – Pequena Frateridade de Santa Isabel da Hungria.

  4. sueli disse:

    Muito bom. Sempre que puderem mandem todas as novidades para mim, pois sou catequista e gosto de todos assuntos pois posso aproveitar para fazer meus encontros com meus catequizandos. Abraços e espero que possam me atender com este pedido. Desde já agradeço e q Deus nosso pai nos abençõe

  5. Joana Queiroz disse:

    Gostei muito deste artigo. No entanto, Santo António, caros Irmãos Brasileiros, é de Lisboa. A designação de “Pádua” deve-se, como dizem no artigo, ao facto de ter sido ali que ele se instalou e morreu. O nosso Povo Irmão, deve referir-se a Santo António, preferencialmente, como Santo António de Lisboa. Junto à Sé, na Igreja a Ele dedicada, existe a possibilidade de visitar o seu local de nascimento.
    Obrigado,
    Joana

  6. elaine jorge da cruz disse:

    gostei mto desse artigo sou devota de sto Antonio ha mtos anos e entre nesse site .pois vou começar a trezena mto bom

  7. Ines disse:

    Eu achei otimo,muito bom mesmo este site é muito informativo…

  8. Agnelo Marcarini disse:

    A munha opinião sobre este artigo é exelente, gostaria que mais gente se interessace por este tipo de artigos, poi fazem muito bem a mente humana, que na atualidade onde se olha só se ve comercio descontrolado com chamados à vida de locuras e materializmo etc.

  9. marlene disse:

    este artigo é maravilhoso.
    posso aproveita-lo muito bem pois minha paróquia também tem como padroeiro nosso querido santo antonio.
    estou querendo encontrar mais músicas de santo antonio. seria possivel?

  10. Loriana marques borges disse:

    Muito bom! lindo artigo sobre este grande santo.. comecei hoje minha trezena é tenho certeza q vai fale muito a pena.. uma historia linda essa de santo antonio…esteje sempre entre nós santo antonio… amem

  11. Isabel Cristina Lopes Cordeiro disse:

    Tudo sobre SANTO ANTONIO é maravilhoso. Amo muito este SANTO, meu amigo e protetor. Tudo que eu preciso o invoco e sou atendida, principalmente sobre as coisas perdidas, e minhas amigas me procuram para interceder na procura de algo, neste momento rezo o Responso e peço que atenda o pedido, a resposta é breve.

  12. Marilene Santos disse:

    Adorei,esse artigo sobre a vida de Santo Antônio nos ajuda na bucas pesquisa e melhora nossos conhementos aprendizagem.

  13. Alexsandro disse:

    Obrigado, Santo Antônio.Que o senhor possa estar sempre ao meu lado e da minha familia.amém

  14. wilson maria de souza disse:

    otimo esta pagina ,trezena de Sto.Antonio

    exelente a transmição ao vivo de Fatima em Portugal do Santo terço aos 1ºsabado do mes,
    obrigado por participar do terço honlyne
    wilson souza brasil

  15. Santina Cardoso-Timor -Ieste disse:

    Meus caros irmãos espalhados pelo mundo,este Santo é muito milagroso,sou devota de Santo Antonio’já muitos anos,fazia sempre novena da sandália e as trezenas,o que eu preciso o peço e sou sempre atendida.Gostei muito desse artigo.

  16. lais disse:

    este artigo é muito bom, mais gostaria de saber se vcs tem as musicas da trezena de santo antonio

  17. cristina disse:

    preciso de umas musicas de santo antonio para tocar em nossa novena que vai começar dia 03-06 . vocêis tem alguma que possa me indicar. obrigada

  18. MUITO BOM E DIARIAMENTE ESTAREI AQUI ME DELICIANDO, COM AS COISAS MARAVILHOSAS ESCRITAS AQUI

  19. ARTIGO MARAVILHOSO, SOU DEVOTA DE SANTO ANTONIO

  20. marcio disse:

    gostei mt mas eu ja conhecia mt sobre santo antonio,sou mt devoto desse glorioso santo q realmente nao abandona quem pede a interceçao dele,cada vez mais santo antonio ganha espaço do lado de Deus pois foi mt seguidor de Deus e ajudador dos fieis!!!!amem

  21. maria da gloria santana disse:

    Quero adquirir o livro trezena de santo antonio como faço

  22. Iria Veiga disse:

    Katia!

    Agradeço a Deus ter te inspirado
    criar este blog. É muito bom e instrutivo.
    Deus te abençoe.

  23. cantodapaz disse:

    Iria, obrigada pelas suas palavras. Ajude-nos a divulgar o Canto da Paz. Abrçs.

Deixe uma resposta