Trezena de Santo Antônio de Pádua

domingo, maio 24, 2009

 

santo antonio de padua lisboa franciscano jesus cristo agostinianos recoletos

  Logo abaixo, no final deste artigo, você encontrará um resumo da vida do santo e as orações que devem ser feitas, dia-a-dia, durante a Trezena de Santo Antônio. Você também poderá baixar o arquivo contendo o folheto com os horários da Trezena que se realiza no Convento de Santo Antonio, no Rio de Janeiro.

Santo Antonio, o santo casamenteiro, "padroeiro" dos namorados. Mas, você conhece algo mais do que isto? ou só reza para Santo Antonio para arranjar namorado, casamento? Bem, aqui vamos explicar um pouco mais sobre este santo tão querido.

Ao invés de inciarmos uma novena (= 9 dias) antes da festa de Santo Antônio de Pádua, a Igreja tem o costume de iniciar uma trezena (=13 dias), ou seja, treze dias de orações antes da celebração da Missa festiva.

Na igrejas franciscanas, quero dizer, onde os padres que celebram são franciscanos, geralmente as trezenas são feitas em horários marcados, para que todo o povo possa participar; sempre começando no dia 31 de maio, pois a festa de Santo Antônio é comemorada no dia 13 de junho.

A VIDA DE SANTO ANTÔNIO

Santo Antônio de Pádua (Pádua é o local onde morreu) ou Santo Antônio de Lisboa (Lisboa é onde nasceu), na verdade, tinha o nome de batismo de Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo (ou Fernon Martin di Bulhon y Tavera Azeyedo). Filho de Martim de Bulhões e Maria Teresa Taveira Azevedo, ele nasceu em 1195.

Aos quinze anos entrou para um o colégio dos cônegos regulares de Santo Agostinho (Lisboa) e, em apenas nove meses, aprofundou tanto o estudo da Sabrada Escritura que chegou a ser chamado de “arca do Testamneto”, por Gregório IX.  Impressionado pelo fato de cinco franciscanos terem sido martirizados no Marrocos, onde evangelizavam infiéis, Fernando decidiu seguir seus passos, ingressando para o convento franciscano de Santo Antônio de Coimbra, tomando também para si o nome do patrono e santo abade (Antônio Olivares).

Chegando a Marrocos, Antonio pode ficar apenas alguns dias. Uma enfermidade o obrigou a retornar, mas, durante a viagem, um acidente arrastou a embarcação para o Sul da Itália, onde foi acolhido pelos frades de Messina. Participou do capítulo geral da Porciúncula (das Esteiras) em 1221, onde pôde ver São Francisco. Foi admitido na província franciscana da Romagna, onde foi ordenado sacerdote (em Forli) e se revelou grande pregador.

Era um pregador culto e apaixonado, conhecido pela sua devoção aos pobres e pela habilidade para converter heréticos.

Ele combatia vigorosamente do púlpito as injustiças e desordens sociais, a exploração dos pobres pelos usuários e a má vida de certos setores do clero. Viajou em muitas regiões da Itália setentrional e, por três anos, andou pelo sul da França, onde se encontrava o foco das heresias.  Voltando para a Itália (1227), atingiu o ágüe em sua última pregação, em Pádua, na Quaresma de 1231, tratando predominantemente de temas sociais.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. MADALENA DE SOUSA LUIZ disse:

    BELO ARTIGO, SOU DEVOTA DE SANTO ANTONIO POR TRADIÇÃO FAMILIAR. ESTOU AMANDO CONHECÊ-LO MELHOR, PARA MELHOR AMÁ-LO, SEGUI-LO, IMITÁ-LO, VER NELE JESUS, CRER QUE DEUS NOS AMA E NOS DARÁ A GRAÇA POR SUA BONDADEDE SERMOS BONS. DEUS É BOM. OBRIGADO POR SANTO ANTONIO MANDE-NOS A GRAÇA DE IMITÁ-LO. AMÉM.

  2. Agradeço muito pela vossa mensagem sobre S.Antonio. Já conheço esse santo milagroso desde a minha infancia por meio dos professores e padres. Ele é também o padroeiro da nossa paróquia. Muitos cristãos da minha cidade conhecem e veneram com fervor o santo. Na minha cidade o povo deu o nome a esse santo: Coronel Santo Antonio – considerando como governador daquela região. Todos os meses a 13 de Jnho sempre há procissão. Aqui em Timor-Leste a gente ama muito Santo Antono. Muitos abraços do vosso amigo João Freitas.

  3. Ubaldo Damasceno - > Nova Friburgo - RJ disse:

    Muito bom site, ótimo conteúdo parabéns! Paz e Bem! > Ubaldo.O.F.S – Pequena Frateridade de Santa Isabel da Hungria.

  4. sueli disse:

    Muito bom. Sempre que puderem mandem todas as novidades para mim, pois sou catequista e gosto de todos assuntos pois posso aproveitar para fazer meus encontros com meus catequizandos. Abraços e espero que possam me atender com este pedido. Desde já agradeço e q Deus nosso pai nos abençõe

  5. Joana Queiroz disse:

    Gostei muito deste artigo. No entanto, Santo António, caros Irmãos Brasileiros, é de Lisboa. A designação de “Pádua” deve-se, como dizem no artigo, ao facto de ter sido ali que ele se instalou e morreu. O nosso Povo Irmão, deve referir-se a Santo António, preferencialmente, como Santo António de Lisboa. Junto à Sé, na Igreja a Ele dedicada, existe a possibilidade de visitar o seu local de nascimento.
    Obrigado,
    Joana

  6. elaine jorge da cruz disse:

    gostei mto desse artigo sou devota de sto Antonio ha mtos anos e entre nesse site .pois vou começar a trezena mto bom

  7. Ines disse:

    Eu achei otimo,muito bom mesmo este site é muito informativo…

  8. Agnelo Marcarini disse:

    A munha opinião sobre este artigo é exelente, gostaria que mais gente se interessace por este tipo de artigos, poi fazem muito bem a mente humana, que na atualidade onde se olha só se ve comercio descontrolado com chamados à vida de locuras e materializmo etc.

  9. marlene disse:

    este artigo é maravilhoso.
    posso aproveita-lo muito bem pois minha paróquia também tem como padroeiro nosso querido santo antonio.
    estou querendo encontrar mais músicas de santo antonio. seria possivel?

  10. Loriana marques borges disse:

    Muito bom! lindo artigo sobre este grande santo.. comecei hoje minha trezena é tenho certeza q vai fale muito a pena.. uma historia linda essa de santo antonio…esteje sempre entre nós santo antonio… amem

  11. Isabel Cristina Lopes Cordeiro disse:

    Tudo sobre SANTO ANTONIO é maravilhoso. Amo muito este SANTO, meu amigo e protetor. Tudo que eu preciso o invoco e sou atendida, principalmente sobre as coisas perdidas, e minhas amigas me procuram para interceder na procura de algo, neste momento rezo o Responso e peço que atenda o pedido, a resposta é breve.

  12. Marilene Santos disse:

    Adorei,esse artigo sobre a vida de Santo Antônio nos ajuda na bucas pesquisa e melhora nossos conhementos aprendizagem.

  13. Alexsandro disse:

    Obrigado, Santo Antônio.Que o senhor possa estar sempre ao meu lado e da minha familia.amém

  14. wilson maria de souza disse:

    otimo esta pagina ,trezena de Sto.Antonio

    exelente a transmição ao vivo de Fatima em Portugal do Santo terço aos 1ºsabado do mes,
    obrigado por participar do terço honlyne
    wilson souza brasil

  15. Santina Cardoso-Timor -Ieste disse:

    Meus caros irmãos espalhados pelo mundo,este Santo é muito milagroso,sou devota de Santo Antonio’já muitos anos,fazia sempre novena da sandália e as trezenas,o que eu preciso o peço e sou sempre atendida.Gostei muito desse artigo.

  16. lais disse:

    este artigo é muito bom, mais gostaria de saber se vcs tem as musicas da trezena de santo antonio

  17. cristina disse:

    preciso de umas musicas de santo antonio para tocar em nossa novena que vai começar dia 03-06 . vocêis tem alguma que possa me indicar. obrigada

  18. MUITO BOM E DIARIAMENTE ESTAREI AQUI ME DELICIANDO, COM AS COISAS MARAVILHOSAS ESCRITAS AQUI

  19. ARTIGO MARAVILHOSO, SOU DEVOTA DE SANTO ANTONIO

  20. marcio disse:

    gostei mt mas eu ja conhecia mt sobre santo antonio,sou mt devoto desse glorioso santo q realmente nao abandona quem pede a interceçao dele,cada vez mais santo antonio ganha espaço do lado de Deus pois foi mt seguidor de Deus e ajudador dos fieis!!!!amem

  21. maria da gloria santana disse:

    Quero adquirir o livro trezena de santo antonio como faço

  22. Iria Veiga disse:

    Katia!

    Agradeço a Deus ter te inspirado
    criar este blog. É muito bom e instrutivo.
    Deus te abençoe.

  23. cantodapaz disse:

    Iria, obrigada pelas suas palavras. Ajude-nos a divulgar o Canto da Paz. Abrçs.

Deixe uma resposta