“Eu vos chamo amigos”! – Evangelho Comentado

sexta-feira, maio 15, 2009

6º DOMINGO DA PÁSCOA – Evangelho: (Jo 15, 9-17)

eu vos chamo amigos evangelho comentado pascoa presentes amizade

Disse Jesus: “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, como eu também guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas para que minha alegria esteja convosco, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. Já não vos chamo escravos, porque o escravo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi. Eu vos destinei para irdes dar fruto e para que vosso fruto permaneça, a fim de que ele vos dê tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome. É isto que eu vos mando: que vos ameis uns aos outros”

COMENTÁRIO

Ainda estamos no tempo pascal, período em que a Liturgia nos apresenta uma série de relatos sobre a Ressurreição de Jesus, como forma de ressaltar a vitória do amor sobre a morte.

O evangelho de hoje é marcado pela ternura de Jesus para com seus discípulos e com todos os seus seguidores. Jesus fala de forma carinhosa, pede união, manda permanecer no amor. Manda guardar e viver seus mandamentos.

Este Evangelho é marcado por uma série de orientações que devem levar-nos a meditar profundamente. Parece que Jesus quis dizer, de uma só vez, tudo que pensava, tudo aquilo que a humanidade deveria ouvir e guardar.

Jesus quer mostrar que nossa obrigação como cristãos resume-se em fazer o que Ele fez. Jesus ama o Pai, com todas as suas forças, desde sempre. Jesus permanece no amor a Deus.

Permanecer no amor de Deus é guardar os seus mandamentos. Viver no amor de Jesus é a maior e única alegria que podemos ter nesta vida. Uma coisa é certa, se vivermos esse amor aqui, agora, vamos também viver esse imenso amor na eternidade.

A lei de Jesus é clara, simples e sem complicações; basta amar. Quem cumpre essa lei está em dia com Deus. Quem não ama não pode dizer que é cristão. Em sua Primeira Carta, São João chama de mentiroso quem diz que ama a Deus, mas não ama ao próximo.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

 

comentário(s)

  1. Minha alegria está completa,porque estou com o meu Amado.LEMBRETE: O Amor quer ser amado.Amém.Shalom.

  2. Conceição Olavo disse:

    Salve amigos irmãos em Cristo Jesus!
    A lei de Jesus é clara, simples e sem complicações; basta amar. Amar sem limites aqueles que convivemos dia a dia na família, no trabalho,na igreja. Esse amor desse ser manifestado no cuidado que temos de construir uma relação calorosa, recheadas de pequenos cuidados como o acolhimeno do sorriso, do abraço,da boa palavra,de um ambiente saudável, de amparo espiritual ou mesmo material quando se fizer necessário. Viver o amor que Cristo nos ensinou só nos faz bem e repercuti e se torna fruto. Abraços Fraternos!

  3. Agostinha S. Corte Real - Dili Timor-Leste - África disse:

    Este artigo muito importante, na vida humana principalmente a palavra de jesus para todos nos que amamos uns aos outros como a mim mesmo.Fico muito contente de vos contactar atraves de e-mail, e parabens a equipa. Jesus esta sempre convosco no trabalho e no caminho Amén. Beijos e um grande abraco a toda a equipa.

Deixe uma resposta