Você conhece os dons do Espírito Santo?

terça-feira, maio 5, 2009

 

sete dons espirito santo pentecostes igreja catolica jesus cristo

50 dias após a ressurreição (Páscoa), Jesus cumpre sua promessa, enviando o Espírito Santo sobre os Apóstolos. O Espírito Santo é a ação de Deus em favor da vida. Cheios do Espírito, os discípulos saíram para anunciar a boa nova. No Sacramento do Batismo e no da Crisma recebemos, como os Apóstolos, o Paráclito e seus 7 dons para continuar a obra evangelizadora do Senhor.

OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO SÃO:

SABEDORIA

É o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Por este dom buscamos não as vantagens deste mundo, mas o Bem Supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes. Diz o Senhor: "Feliz o homem que encontrou a sabedoria… Ela é mais valiosa do que as pérolas" (Cf. Pr 3,13-15).

ENTENDIMENTO

É o dom divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo o mistério, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível. O Senhor disse: "Eu lhes darei um coração capaz de me conhecer e de entender que Eu sou o Senhor" (Jr 24,7).

CONSELHO

É o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade. Mas o Senhor disse-lhe: "Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor vê o coração" (1 Sm 16,7).

CIÊNCIA

É o dom de saber interpretar e explicar a Palavra de Deus. Por este dom, o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo" (1 Cor 2,10-15).

PIEDADE

É o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto de Cristo. É o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. "O Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14,17).

FORTALEZA

É o dom de resistir às seduções, de ser coerente com o Evangelho, de enfrentar riscos na luta por justiça, de não temer o martírio. São Paulo confiava no dom da fortaleza. Ele disse: "Se Deus está conosco, quem será contra nós?" (Rm 8,31).

TEMOR DE DEUS

Não quer dizer "medo de Deus", mas medo de ofender a Deus. Sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus. "Ouve, ó Israel" O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,4-5).

(fonte: www.basilicadocarmocampinas.org.br)

 

Share Button

 

comentário(s)

  1. Noemi Souza disse:

    Ótimo site, é muito bom ver que a internet é capaz de evangelizar de forma tão bonita! Parabéns aos organizadores! Abraços.

  2. O mistério da Santíssima Trindade é claro que não compreendemos,olhe que lindo! O Pai envia seu Filho,Jesus envia o Espírito Santo.O Pai nos criou,Jesus nos salvou,e o Espírito Santo,quer nos santificar.Vamos pedir muito! Para o Espírito Santo que nos santifique,eu quero ser santa.AMÉM. SHALOM.

  3. Elisabete Oliveira de Abreu - Trizidela do Vale - Maranhão disse:

    este artigo é maravilhoso, parabéns para todos que estão envolvidos neste trabalho que, com certeza é, abençoado por Deus.

  4. Maria Domingues disse:

    E D I F I C A N T E !!!

  5. Maria Domingues disse:

    CONTEUDO MUITO BOM/ RICO

    EXCELENTE, ÓTIMO !!!

  6. joao freitas disse:

    Considero este artigo como uma alimentacao espiritual muito importante. Conheco mais claro os dons do Santo ESPIRITO. Para mim Deus e a prima causa de toda a existencia. Deus Pai Deus Filho e Deus Espirito Santo.Eu sinto que Deus me ama e ama toda a gente que tem temoe Nele. Muito obrigado pela vossa boa vontade de nos dirigir sempre para Deus.Deus vos abencoe.

  7. FRANCISCO TOMÁZ DE AQUINO disse:

    Esta equipe esta de parabens, pois da maneira como é apresentado os textos, e os cometários com certeza nos deixou bem mais próximo de DEUS.
    Outro texto bem interessante é os 7 dons do ESPIRITO SANTO, juro que não sabia, aprendi agora.

  8. maria guaneci disse:

    Considero este artigo como uma alimentação espiritual muito importante. Conheco mais claro os dons do Santo ESPIRITO. Para mim Deus e a prima causa de toda a existencia.

  9. naiara disse:

    adorei!!! muito bom e concreto este site, é muito bom ter os dons do Espirito Santo os recebi ano passado; pura emoçao é bom estar com Deus… Jesus te ama!!!!!

  10. ithalo disse:

    gostei muito,é bastante enteresante OS DONS DO ESPIRITO SANTO

  11. Miguel Rodrigues da Silva disse:

    Gostei do artigo. Achei-o bastante sucinto, próprio para pequena reflexão de quem já possui algum conhecimento do asunto.

  12. Aristocléia Ap. Fernandes Vilas Boas disse:

    Ótima explicação sobre os Dons do Espírito Santo ! Enriquece nossa cultura religiosa e aumenta mais a nossa fé.

  13. antonio Fernando Paulino disse:

    Muito importante os esclarecimentos dos Dons do Espirito Santo. Hoje em nossa comunidade, no preparativo da Novena de Natal, tem como tema Os Sete Dons do Espito Santo. E este artigo esclareceu nos, muito.
    Grato
    Antonio Fernando
    Varginha-mg

  14. eunice de camargo silva disse:

    muito bom site é uma maneira de termos mas conhecimento de DEUS,preciso profundar mais sobre os dom do espirito santo sou do apostolado da oração de santo antonio platina pr
    parabens p vcs …….ficam com deus

  15. roberto de freitas disse:

    nos dias atuais´,so com fe no espirito santo seremos felizes a paz de jesus. gostei muinto adoro jesus

Deixe uma resposta