Quero o batismo: o que fazer?

sexta-feira, maio 1, 2009

CONTINUAÇÃO

14- Como devem ser escolhidos os padrinhos?

Os pais devem arrumar padrinhos para os filhos e não compadres para si. Devem pensar na vida cristã da criança e não nas conveniências de amizade e compadrio. A  função de padrinhos não é meramente honorífica, mas é  uma função de tomar a seu cargo o acompanhamento da criança na vida de fé.

Os padrinhos têm como dever, ou seja, devem: ter mais de dezesseis anos de idade, devem ser católicos e terem sido batizados e possivelmente crismados, devem levar uma vida de acordo com a fé dando bom exemplo, devem participar da vida da Igreja em uma comunidade e zelar para que o(a) afilhado(a) leve uma vida cristã digna do seu batismo.

(fonte do número 14: www.basilicadocarmocampinas.org.br) 

The YouTube ID of sLlth79gog4&feature=related is invalid.

EXPLICAÇÕES DO DIREITO CANÔNICO

96 ´ Pelo batismo o homem é incorporado à igreja de Cristo e nela constituído pessoa, com os deveres e os direitos que são próprios dos cristãos, tendo´se presente a condição deles, enquanto se encontram na comunhão eclesiástica, a não ser que se oponha uma sanção legitimamente infligida.

204 § 1. Fiéis são os que, incorporados a Cristo pelo batismo, foram constituídos como povo de Deus e assim, feitos participantes, a seu modo, do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo, são chamados a exercer, segundo a condição própria de cada um, a missão que Deus confiou para a Igreja cumprir no mundo.

849 ´ O batismo, porta dos sacramentos, necessário na realidade ou ao menos em desejo para a salvação, e pelo qual os homens se libertam do pecado, se regeneram tornando´se filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo mediante caráter indelével, só se administra validamente através da ablução com água verdadeira, usando´se a devida fórmula das palavras.

865 § 1. Para que o adulto possa ser batizado, requer´se que tenha manifestado a vontade de receber o batismo, que esteja suficientemente instruído sobre as verdades da fé e as obrigações cristãs e que tenha sido provado, por meio de catecumenato, na vida cristã; seja também admoestado para que se arrependa de seus pecados.  (fonte: Código de Direito Canônico)

Share Button

 

comentário(s)

  1. Geraldo Mangelo dos Reis disse:

    É que precisamos investir com mais vigor na catequese do batismo.Ensinar mais os pais e padrinhos que participa pela primeira vez deste encontro.

  2. Ruth disse:

    ola bom dia, tenho 19 anos e não sou batizada mais gostaria de me batizar, quero saber se ainda posso

  3. Maria das Dores de carvalho disse:

    Bom dia gostei muito deste artigo,gostaria q me enviase mais novidades sobre batismo,faço parte da pastoral do batismo em minha paroquia..Gostaria de receber dinamicas sobre as palestras desde já muito obrigada abraços paz e bem!!!

  4. edgar bonatto disse:

    eu particularmente gostei porque as colocações são bem simples e precisas. sou palestrante e coloco sempre para os irmãos o dever do batizado em relação responsabilidade tão grande.

  5. Simone Soares disse:

    Olá, Boa tarde, eu gostei muito da matéria, porém ainda tenho dúvidas, eu tenho 24 e não sou batizada, quero me batizar pois me indentifico muito com essa doutrina,mais ñão tenho um padrinho e nem madrinha, eu gostaria de saber se eu posso me batizar na igreja católica mesmo ser tem padrinhos e se eu preciso fazer a catequeze antes? Eu pretendo me casar em breve na igreja qual é o melhor caminho a seguir?o que eu devo fazer? Obrigada!

  6. cesar disse:

    gostei tanto , aque em marromeu sofala-mocambique os temas ajudaram bastente a minha igreja

  7. valeria beralda disse:

    quero batizar minha filha mas nao moro com pai dela me oriente o que devo fazer para batizala quais os documentos necessario .

  8. maria disse:

    tenho 25 anos, não sou batizada e quero me batizar,pois sinto que não tenho paz no meu espirito santo,e tenho um grande sonho que e ser mãe,mas tenho vergonha pois não sou batizada

  9. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Maria, que beleza este seu desejo de ser batizada! Que Deus continue colocando bons desejos no seu coração. Não existe vergonha alguma de não ter sido batizada quando criança. Vá na igreja mais próxima da sua residência e converse com alguém da secretaria para saber como você deve proceder. Se preferir, converse com o padre. Você não deve ter vergonha de nada. Deve sim ter uma santo orgulho de querer se tornar cristã e filha da Igreja. Parabéns! Abçs.

  10. Anilton Abisalão disse:

    Bom Dia Eu tenho 54 anos e não sou Batizado… Gostaria de saber o que eu devo fazer para ser Batizado… Fico aguardando uma resposta… Desde já Agradeço…

  11. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Anilton, procure a igreja mais próxima da sua residência e informe na secretaria ou diretamente para o padre, que você deseja se batizar.
    Lá você receberá as informações necessárias, pois o passo-a-passo é diferente para cada igreja.

Deixe uma resposta