Quero o batismo: o que fazer?

sexta-feira, maio 1, 2009

CONTINUAÇÃO

quero batismo catolicismo jesus cristo batizado agua sacramento pascal

 

4- Por que se usa a água durante o batizado?

* Água – No Sacramento do Batismo, a água simboliza o banho de regeneração, ou seja, um banho de um novo nascimento. A água é o mais importante símbolo do batismo. É no batismo que morre a nossa vida velha e renasce a nossa a vida nova. A água nos lembra essa vida nova que recebemos de Cristo por meio do batismo. Pela água e pelo Espírito Santo somos lavados e redimidos de todas as nossas culpas.

5- Por que o Círio Pascal faz parte da cerimônia do batizado?

* Círio Pascal – O Círio Pascal é aquela vela bem grande e grossa que geralmente fica em destaque durante o Tempo da Páscoa. O Círio Pascal representa na celebração do Batizado representa a Luz de Cristo Ressuscitado que vence a escuridão da morte. O Círio é preparado todos os anos na Celebração da Vigília Pascal e permanece sempre aceso durante o Tempo da Páscoa, por lembrar a luz do Senhor que vive e reina. Ao longo do ano o Círio Pascal é aceso em todas as celebrações do Batismo, por simbolizar a fé. O cristão batizado é uma nova Luz que brilha no mundo em nome de Cristo. Assim como a vela tende a difundir em torno de si a luz e o seu calor, também o cristão, membro de Cristo e da Igreja pelo batismo, deve difundir em torno de si o Reino de Deus, pois Jesus nos disse: "Eu sou a luz do mundo!".

6- Por que a criança se veste de branco no batizado?

* Veste Branca – A veste branca significa a graça que o catecúmeno acabou de receber. Representa uma vida nova no amor, na justiça, na fraternidade, na igualdade e na conversão. O branco é o símbolo da paz e da vitória. É também símbolo da pureza. Quem recebe o batismo está purificado em Cristo, revestido de Cristo para ser anunciador da paz. É símbolo também da dignidade e da fidelidade do cristão.

É costume os pais já trazerem seus filhos vestidos de branco para serem batizados, mas mesmo assim o padre coloca rapidamente sobre a criança uma veste branca, para acentular o simbolismo acima descrito.

7- Por que se usava o sal no batizado?

* O Sal – Não mais usado hoje em dia, mas com um significado muito bonito. Era costume na Liturgia antiga do Batismo, após a entrega da vela acesa, o Sacerdote colocar um pouquinho de sal na boca da criança. O sal representa o sabor com o qual o cristão deve temperar o mundo. O mundo necessita do sabor de Deus, e cada batizado tem a responsabilidade de ser "Sal da terra!" como Jesus pediu.

(fonte do texto do nº 1 ao 7 – www.santaluziagardenia.org.br)

8- Alguns dizem erradamente: "Quero que o meu filho(a) só seja batizado depois de grande, para que ele mesmo escolha a sua fé!"

Nós, católicos, desejamos que nossos filhos sejam o quanto antes incorporados a Cristo e à Sua Igreja, fazendo parte do povo de Deus. Por isso, seguindo uma tradição de séculos, levamos nossas crianças ainda pequenas à pia batismal. O batismo também é conhecido como Sacramento da Iniciação Cristã, ou seja, quando se dá o primeiro passo para que alguém se torne um cristão autêntico.

Nenhum de nós deixa seus filhos serem criados sem qualquer educação e sem aprender o que é o bem e o mal, alegando que quando eles crescerem saberão por si só discernir o certo do errado. Por este motivo, desde pequenos nós os vamos alertando, ensinando e educando, para que depois de grandes e adultos possam viver dignamente em sociedade e se tornem pessoas de bem.

O mesmo deve ser aplicado à religião. Ninguém pode deixar de batizar seu filho ainda pequeno, sob a alegação de que no futuro a criança decidirá se quer ou não ser católico. É por isso que no batismo os pais e padrinhos se comprometem diante da Igreja a educar na fé cristã aquele que está sendo batizado. Depois, quando a criança se tornar um adolescente, poderá conscientemente optar pela fé cristã, católica, pedindo para ser crismado.  Sobre o crisma nós falaremos em um próximo artigo.

(fonte: www.cantodapaz.com.br)

9- Quais os documentos necessários para ser batizado?

– Registro de nascimento da criança ou do adulto a ser batizado.
– Comprovante de preparação dos pais e padrinhos (adquirido após a participação, em geral, em dois encontros na Paróquia).
– Certidão de casamento do Religioso dos pais e dos padrinhos (caso não sejam casados procurar orientação com o Padre).

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Geraldo Mangelo dos Reis disse:

    É que precisamos investir com mais vigor na catequese do batismo.Ensinar mais os pais e padrinhos que participa pela primeira vez deste encontro.

  2. Ruth disse:

    ola bom dia, tenho 19 anos e não sou batizada mais gostaria de me batizar, quero saber se ainda posso

  3. Maria das Dores de carvalho disse:

    Bom dia gostei muito deste artigo,gostaria q me enviase mais novidades sobre batismo,faço parte da pastoral do batismo em minha paroquia..Gostaria de receber dinamicas sobre as palestras desde já muito obrigada abraços paz e bem!!!

  4. edgar bonatto disse:

    eu particularmente gostei porque as colocações são bem simples e precisas. sou palestrante e coloco sempre para os irmãos o dever do batizado em relação responsabilidade tão grande.

  5. Simone Soares disse:

    Olá, Boa tarde, eu gostei muito da matéria, porém ainda tenho dúvidas, eu tenho 24 e não sou batizada, quero me batizar pois me indentifico muito com essa doutrina,mais ñão tenho um padrinho e nem madrinha, eu gostaria de saber se eu posso me batizar na igreja católica mesmo ser tem padrinhos e se eu preciso fazer a catequeze antes? Eu pretendo me casar em breve na igreja qual é o melhor caminho a seguir?o que eu devo fazer? Obrigada!

  6. cesar disse:

    gostei tanto , aque em marromeu sofala-mocambique os temas ajudaram bastente a minha igreja

  7. valeria beralda disse:

    quero batizar minha filha mas nao moro com pai dela me oriente o que devo fazer para batizala quais os documentos necessario .

  8. maria disse:

    tenho 25 anos, não sou batizada e quero me batizar,pois sinto que não tenho paz no meu espirito santo,e tenho um grande sonho que e ser mãe,mas tenho vergonha pois não sou batizada

  9. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Maria, que beleza este seu desejo de ser batizada! Que Deus continue colocando bons desejos no seu coração. Não existe vergonha alguma de não ter sido batizada quando criança. Vá na igreja mais próxima da sua residência e converse com alguém da secretaria para saber como você deve proceder. Se preferir, converse com o padre. Você não deve ter vergonha de nada. Deve sim ter uma santo orgulho de querer se tornar cristã e filha da Igreja. Parabéns! Abçs.

  10. Anilton Abisalão disse:

    Bom Dia Eu tenho 54 anos e não sou Batizado… Gostaria de saber o que eu devo fazer para ser Batizado… Fico aguardando uma resposta… Desde já Agradeço…

  11. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Anilton, procure a igreja mais próxima da sua residência e informe na secretaria ou diretamente para o padre, que você deseja se batizar.
    Lá você receberá as informações necessárias, pois o passo-a-passo é diferente para cada igreja.

Deixe uma resposta