A Bíblia do tamanho de uma cabeça de alfinete

sexta-feira, maio 1, 2009

A BÍBLIA DO TAMANHO DE UMA CABEÇA DE ALFINETE

biblia cabeça tamanho alfinete israel escrituras nanotecnologia microscópio terra santa

O Papa Bento XVI ganhará de presente de cientistas israelenses uma Bíblia escrita em hebraico contida em um chip de 0,5 mm², área correspondente à ponta de um alfinete, segundo informações da agência Ansa. A "nanobíblia" será entregue ao pontífice na escala de sua viagem apostólica à Terra Santa, agendada para ocorrer entre 8 e 15 de maio, quando o religioso visitará Israel, Jordânia e territórios palestinos.

As 308.428 palavras do Antigo Testamento redigidas em hebreu foram gravadas por cientistas do Instituto de Nanotecnologia do Technion, da cidade de Haifa, em um chip de silício que tem tamanho equivalente à ponta de um alfinete e coberto com uma camada fina de ouro.

As letras foram inscritas com um dispositivo chamado Focused Iron Beam (ou "feixe de íons em foco", em tradução livre), que funciona como um "jato de água na areia" que faz com que os átomos de ouro saltem, expondo a camada de silício.

O conteúdo da Bíblia, em hebraico, pode ser lido mediante o uso de um microscópio de escaneamento de elétrons. De acordo com os pesquisadores, o objetivo da criação da versão minúscula da Bíblia é despertar o interesse de jovens estudantes para a nanotecnologia.

Agora, os cientistas pretendem fotografar a "nanobíblia" para criar um painel de 7 x 7 metros e exibí-la nas paredes do Instituto de Física da Universidade de Israel para possibilitar a leitura do conteúdo a olho nu.

(fonte: www.odia.com.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Neiva B. Caçao disse:

    maravilhoso, ajudou-me na liturgia deste domingo.

  2. É engraçado,eles inventam tantas coisas,inventam porque são inteligentes,mas não vão atras dAquele que deu a inteligência,que é o Pai que está no céu.Shalom.

Deixe uma resposta