“Ele viu e acreditou”! – Evangelho Comentado

sábado, abril 11, 2009

"ELE VIU E ACREDITOU"! – EVANGELHO COMENTADO

evangelho comentado jesus cristo ressuscitado maria madalena pascoa ovo de chocolate coelho presente 

Evangelho: (Jo 20, 1-9) – Evangelho do Domingo de Páscoa

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: «Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram.» Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo.  Os dois corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu os panos de linho no chão, mas não entrou. Então Pedro, que vinha correndo atrás, chegou também e entrou no túmulo. Viu os panos de linho estendidos no chão e o sudário que tinha sido usado para cobrir a cabeça de Jesus. Mas o sudário não estava com os panos de linho no chão; estava enrolado num lugar à parte. Então o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também. Ele viu e acreditou. De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura que diz: «Ele deve ressuscitar dos mortos.»

COMENTÁRIO

Que Jesus ressuscitado abençoe você e todos os seus familiares neste dia de festa, de alegria e de paz! Feliz Páscoa!  Hoje celebramos a vitória de Jesus sobre o mal e sobre a morte. Por isso a imagem de Jesus ressuscitado é representada empunhando uma bandeira branca, sinal de vitória

 

jesus cristo ressuscitado pascoa aleluia preconio pascaal

 

O Senhor Ressuscitou, venceu a morte! Como Jesus, e em Jesus, nós também venceremos as forças do mal. Certamente podemos vencer tudo aquilo que se contrapõe à nossa vida, ao nosso bem. Venceremos as forças que estimulam o desemprego, o salário de fome e a opressão. Venceremos tudo que é contrário ao nosso desenvolvimento, à saúde, alegria, à justiça e à paz.

Jesus faz questão de deixar transparecer que veio para mudar! Também aqui, numa sociedade em que as mulheres não tinham espaço, não tinham vez e nem voz. Uma sociedade que não aceitava sequer o testemunho das mulheres, elas eram discriminadas como os escravos e as crianças, no entanto, são elas as primeiras testemunhas da ressurreição. 

Jesus, que já havia reabilitado a mulher em sua dignidade, a eleva também na capacidade de dar testemunho do maior acontecimento da história da salvação. As mulheres ficam assustadas, mas são envolvidas por uma grande alegria.

Correm, comunicam o fato a Pedro e a João e os convidam para verem o sepulcro vazio. Voltaram ao túmulo e nada encontraram, ainda não tinham compreendido a escritura, segundo a qual Jesus deveria ressuscitar dos mortos.

“Não tenham medo” – diz o anjo às mulheres que vão ao sepulcro. “Alegrem-se!” – diz Jesus, que vem ao encontro delas. Alegria e ausência de medo são notas dominantes na ressurreição. Pouco depois, ao se apresentar aos apóstolos reunidos no cenáculo, Jesus lhes diz: “A paz esteja com vocês”. Alegria, paz e coragem devem ser as características de quem crê em Jesus e vive a sua proposta.

O cristão tem que se alegrar! Tem tudo para ser como o discípulo que Jesus amava. Foi ele o primeiro a perceber que o Mestre ressuscitara. Enxergou de imediato a Vida explodindo com toda sua força. Percebeu a intervenção de Deus “escancarando” o sepulcro e fazendo brotar a Vida Plena.

Precisamos permanentemente enxergar a vida e torná-la presente em todas as coisas. O desânimo, a acomodação, a aceitação das injustiças sociais, a exclusão dos idosos, crianças e doentes, são sinais de morte. A vida é a meta do cristão.

Pelo batismo nos unimos a Jesus Cristo e assumimos sua proposta de vida nova, pois fomos batizados na sua morte e ressurreição. Em Jesus passamos para uma vida nova, uma vida plena. Como diz São Paulo, deixamos de ser “filhos das trevas” e passamos a ser “filhos da luz”. Uma vida verdadeiramente cristã, não termina com a morte, mas se abre para a plenitude da vida em Jesus.

Neste período pascal, a Igreja convida os fiéis a fazerem a confissão e comunhão pascal. Todos somos convidados a participar dos Sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia. É uma ocasião de nos reaproximarmos de Deus. É uma boa hora para revermos nossa caminhada de fé.

Vamos rever nossos compromissos com a comunidade, com a família e com os menos favorecidos. Vamos nos aproximar dos excluídos e ressuscitar o Amor.

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente)

 

Share Button

 

comentário(s)

  1. Uma feliz ressureição. Não escrevi antes pois fiz um propósito que na quaresma não ia mexer no computador. Porque não fazer um pequeno sacrifício para Aquele que sofreu e morreu por nós? Quanto! Amor.o cristão tem que se alegrar, pois o Salvador nos resgatou. Amém. Shalom.

  2. selma ap. vieira disse:

    Conheço a pouco tempo o site e estão de parabéns.Tudo tem construindo muito p/minha formação e evangelização.Adorei pela diversidade. Benção e paz do Cristo Ressuscitado a todos vcs!

  3. Wilson Meira disse:

    Caros irmãos e irmãs: Primeiramente é preciso ressaltar a importância e papel das mulheres em toda toda História da Humanidade,pois foi Maria Madalena a primeira a chegar ao tumúlo onde estava Jesus Cristo,isso provou a coragem da mulher,sem falarmos em Maria e Rute. O segundo aspecto se caracteriza naqueles, que mesmo sendo filhos e filhas de um mesmo PAI, não acreditam em seus irmãos e irmãs, pois se somos filhos e filhas de um só DEUS, que barreira existe em duvidar tanto de nossos irmãos e irmãs. Será que é preciso ver, para depois crer? E como fica a nossa condição de discipulas e discipulos de JESUS CRISTO? Vale a pena uma reflexão. Um FELIZ TEMPO PASCAL PARA TODOS E TODAS!

  4. Cristo falou que Tomé é incrédulo,não vamos ser como ele,vamos acreditar,nós somos testemunhas que Cristo ressuscitou verdadeiramente ALELUIA!Amém.Shalom.

  5. claudia monica disse:

    NAO TENHO NEM PALAVRAS ACHEI MUITOBOM GOSTARIA QUR VOCES ME MENDASSEM TEXTOS SOBRE JESUS PORQUE ESTOU PRESCISANDO PARA LER E REFLETIR.ABRAÇOS E QUE DEUS ABENÇOE VOCE:

Deixe uma resposta