“A Luz veio ao mundo”… – Evangelho Comentado

domingo, março 22, 2009

"A LUZ VEIO AO MUNDO"… – EVANGELHO COMENTADO

jesus cristo mundo luz evangelho comentado quaresma calvario cruz missa padre catolica

Neste 4º Domingo da Quaresma celebramos o Domingo Laetare (que se pronuncia "Lêtare") ou Domingo Rosa. Vale lembrar que a cor rosa tem o siginficado de uma transição do roxo da quaresma rumo ao branco da Páscoa.

No domingo que vem, 5º Domingo da Quaresma, as imagens dos santos presentes nas nossas igrejas serão cobertas, para nos servir de que toda a nossa atenção deverá estar centrada no altar principal.  É nele que vivenciaremos todas as Cerimônias do início da Semana Santa e da Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. O Domingo de Ramos que será o domingo segunte, marcará o início da Semana Santa, culminando com as Celebrações do Tríduo (= três) Pascal, que corresponde à Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo.

Ao final deste artigo você terá a oportunidade de aumentar seus conhecimentos a este respeitto. Agora, oferecemos a vocês todos um pequena meditação sobre o Evangelho deste domingo.

4º Domingo da Quaresma – Evangelho Comentado  -Jo 3, 14-21

Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado.  Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna.» «Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele.  Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.  Quem pratica o mal, tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas.  Mas, quem age conforme à verdade, se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.

COMENTÁRIO

Estamos iniciando uma nova semana. Gosto da palavra novo. Novo quer dizer novidade, coisa diferente, mudança…Viver o novo é deixar de lado tudo que é ultrapassado e obsoleto.

Todo início é um desafio e deve ser motivo para meditação. Viver o novo pode ser descômodo e preocupante. Não ficamos muito a vontade no novo emprego, na nova sala de aula ou na piscina do novo clube. Relutamos em aceitar as mudanças. Quer queira, quer não, bate no peito aquela saudade do tradicional.

Viver de saudade é parar no tempo. Seja um novo mês, um novo ano ou um novo dia; sempre é hora de recomeçar, é a grande chance para iniciar ou aprimorar hoje, aquilo que já deveríamos ter concluído ontem.

Neste evangelho, Jesus também nos fala de algo novo. Ao mencionar o antigo testamento e traçar um comparativo entre a serpente levantada por Moisés, num poste no deserto, Jesus nos apresenta o jeito novo de curar.

Jesus se compara com a serpente de bronze que foi levantada por Moisés. Essa serpente tinha o poder de curar as pessoas, mordidas por cobras no deserto. Quem olhasse para a serpente, ficava curado, não era afetado pelo veneno, tinha sua vida preservada e não morria.

No entanto, a salvação não acontecia automaticamente. Não bastava simplesmente olhar para a serpente de bronze, era preciso olhar com fé e acreditar na misericórdia e no poder divino. Assim também é com Jesus que, por amor, aceitou ser levantado na cruz para nos salvar.

Ao ser erguido na cruz, Jesus nos reconcilia com Deus. Com sua morte e ressurreição nos livra do veneno do pecado e nos dá vida nova. Para Jesus, a cruz tem sentido de Glória. Sua Paixão e morte tem um sabor especial. Ser levantado significa ser exaltado, ser glorificado.

Assim como a serpente, não basta olhar para o Cristo crucificado. É preciso acreditar e divulgar que ali está a Salvação, o Fruto da Nova e Eterna Aliança. Jesus é o novo, é a Grande Novidade do Pai. E, como já dissemos, tudo que é novo exige mudanças.

Mudar é tão difícil quanto seguir os caminhos de Jesus. Para mudar é preciso, primeiramente, renunciar ao tradicional, ao rotineiro e ao saudosismo. É preciso soltar-se das amarras e lutar por um mundo novo. Só assim, renovados, poderemos sair das trevas e caminhar na Luz.

Caminhar na Luz é viver o amor e a verdade. É transformar em realidade e gestos concretos a solidariedade e a fraternidade. O Filho de Deus não veio para condenar, veio para salvar e nos retirar das trevas. Jesus é a Luz que tudo cura.

Caminhar ao Seu lado é bem mais seguro, tudo é claro e não existem tropeços.

(www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente)

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS:

   CORES LITÚRGICAS: O QUE SÃO?

   O QUE É A QUARESMA?

  DOMINGO DE RAMOS

  QUINTA-FEIRA SANTA

   SEXTA-FEIRA SANTA

  SÁBADO SANTO

  DOMINGO DE PÁSCOA

   SÍMBOLOS DA PÁSCOA: OVOS DE CHOCOLATE, COELHOS…

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Edivenes Antonio Gonçalves disse:

    Como é rica a nossa Igreja! Às vezes fico a pensar no tempo que se perde com coisas supérfluas sem nenhum valor. Estas coisas boas e tão verdadeiras que encontro no PC servem muito para as crianças, adolescentes e todos em fim. Estas publicações que vejo são portadoras dos mais verdadeiros acontecimentos de muitos séculos,mas, estão sempre atuais. Sei que não posso escrever muito aqui. Desejo receber a mensagem prometida, mas agradeço pedindo ao Pai Criador que abençoe estas pessoas que estão trabalhando para levar ao conhecimento da humanidade estas maravilhas de Deus.Amém.

  2. rafaela disse:

    isso é muito bom eu tirei todas as dúvidas !!!

  3. A vitória vem além da cruz.Amém.Shalom.

Deixe uma resposta