Campanha da Fraternidade 2009 – Segurança Pública

terça-feira, fevereiro 10, 2009

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009 – SEGURANÇA PÚBLICA
(A Paz é Fruto da Justiça)

campanha da fraternidade 2009 seguranca paz justica cnbb

No final deste mês que estamos iniciando, mais precisamente no dia 25, estaremos iniciando a Quaresma. Serão quarenta dias especiais nos quais os cristãos católicos, serão convidados a restaurar suas vidas, e, em especial, o seu batismo, para que, em aproveitando de um tempo de conversão e penitência, procurem viver o Mistério Pascal com uma vida renovada. Todos necessitamos de tempos especiais como que de um grande retiro espiritual para que retomemos o caminho com maior ardor. À semelhança de Cristo, que passou 40 dias no deserto, assim também os cristãos católicos são chamados a viver um tempo de encontro com Deus, consigo mesmo e com os irmãos e irmãs.

Como a conversão é ampla e supõe todos os estados e situações de vida, a Igreja costuma a cada ano chamar a atenção dos seus fiéis para um aspecto importante a ser meditado e corrigido na vida, procurando chegar a atitudes concretas. Existe sempre a mensagem do Papa para a Quaresma que indica alguns caminhos nesse sentido. No Brasil, a CNBB desde 1964 tem a tradição de nos ajudar com um tema social a ser refletido durante esse tempo. A partir do ano 2000 essa campanha passou a ser confiada a cada cinco anos pelas Igrejas Cristãs Ecumênicas – o CONIC. É a Campanha da Fraternidade que, embora construída para ser vivida dentro da Quaresma, ilumina o ano todo com o seu tema. Como o assunto é de interesse geral e não apenas dos cristãos católicos ela é também dirigida a todo o povo brasileiro, e algumas vezes, também à população mundial que tenha interesse pelo tema. Aliás, este é o caso do tema da Água que inclusive, além de ter sido discutido no Fórum Ecumênico da Água aqui em Belém nos dias que antecederam o Fórum Social Mundial, está sendo um dos temas mais presentes nesse atual acontecimento mundial que está se encerrando em Belém neste domingo.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Andre Leitao de Almeida disse:

    Quero agradecer pelo site que está ajudando o ministerio da qui do bairro de cidade nova na cap. são jose (paroquia n. s. da esperança) a ter uma esperança pra tocar as musicas da campanha desse ano.as musicas são lindas.parabens por vcs estarem disponibilizando o audio e as cifras. PARABENS.ISSO É MUITO BOM. Fico muito feliz. Ministerio do grupo Jesus Amado de Cidade Nova- Capela São José.

  2. Wilson Meira disse:

    Caros irmãos e irmãs,A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009 tem um amplo espaço para discutir,debater e acima de tudo, refletir,pois muitos estão associando a CF-2009 com bandidos,cadeias,menores em situação de risco e influenciados por programas televisivos nada sugestivo,uma vez,que não informam, mas estimulam a violência.É bom que saibamos, que CF-2009 que o TEMA E LEMA CENTRAL É A VIDA E A JUSTIÇA.A VIDA, O MAIOR DOM DE DEUS,inclusive com aqueles que estão na marginalidade e são nossos irmãos e irmãs,uma vez,que somos filhos e filhas de um MESMO PAI.Ao participar do seminário da CF-2009 aqui na Diocese de São Salvador,discutimos o VER,JULGAR E AGIR,me chamou atenção,quando o Pe. Fellipe ao fazer sua reflexão,lembrou do MOMENTO QUE JESUS PEDE ÁGUA PARA SAMARITANA,primeiro momento para não dividirmos,pois o DEUS É UM, A CASA É UMA,agora nós CATÓLICOS seguindo nossa Liturgia,respeitando o direito do próximo.
    Outro ponto,que chamou-me atenção no artigo,foi questão ecológica,pois é justamente na Região da Amazônia, que temos Bispos católicos ameaçados de MORTE por defender a não destruição da nosso VERDE,outro fato a acontecer ainda este ano,é 12.Interclesial da CEB’s Comunidades Eclesiais de Base em Porto Velho, tudo em nome da defesa da AMAZÔNIA.Para a CF-2009 são sugeridas as leituras de Ex 20,13 e Is 32,17, e veremos o verdadeiro sentido da CF-2009.Bem como o nosso momento de recolhimento espiritual,para que possamos identificar nossos erros e faltas.O que fizemos que desagradou nosso PAI?Estamos sendo discipulos e discipulas de JESUS CRISTO? São muitas reflexões em nosso recolhimento no período QUARESMAL QUE ESTÁ A CHEGAR…Que façamos e doamos o melhor de nós para DEUS.

  3. Maria Clara disse:

    Gostei muito desse artigo. Era exatamente o que estava procurando.
    O Tema e o Lema é muito sério e importante mas, não estou vendo muita divulgação por parte da Igreja principalmente na minha paroquia.

  4. jessica disse:

    esse artigo é muito importante para aquelas pessoas que tem para ajudar a quem nao tem e precisa.

  5. Maria Terezinha Gomes disse:

    Temos que dobrar nossos joelhos e pedir aos governantes,que tenham o olhar fixo em Cristo,só assim o país deixa de ser dominado pelo inimigo. Amém. Shalom.

  6. maria luizat disse:

    eu adorei esse texto e adoro a campanha da fraternidade so assim podemos mostrar o mundo coisas inportantes

Deixe uma resposta