Rosário ou Terço: qual o nome certo?

sexta-feira, janeiro 16, 2009

CONTINUAÇÃO

rosario terco nome contas oracao prece nossa senhora

 

COMO REZAR O TERÇO NA PRÁTICA?

1º) Tomar consciência de em que dia da semana você está e a qual o “grupo” de mistérios do terço  (gozosos, dolorosos, gloriosos ou luminosos)  que correspondem a este dia (ver abaixo quais são os mistérios do rosário).

2º) Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz, rezar o oferecimento do terço e em seguida rezar o Credo.

Sinal da Cruz
Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oferecimento do Terço
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Credo
Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

3º) Na conta grande, rezar um Pai-Nosso.

Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

4º) Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.

Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

5º) Recitar um Glória e a jaculatória “Óh, meu Jesus…”, antes da seguinte conta grande.

Glória ao Pai
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Jaculatória
Óh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

6º) Anunciar o primeiro mistério do terço, conforme o dia da semana (com o passar do tempo, quando você ficar mais experiente, basta falar apenas o “título” do mistério, como por exemplo, no primeiro mistério de uma quarta-feira: “No primeiro mistério contemplamos a Ressurreição de Jesus”).  Logo em seguida, recitar um Pai-Nosso na conta grande que virá em seguida.

7º) Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério (logo acima, ver a reflexão correspondente ao mistério).

8º) Ao terminar as dez Ave Marias, recitar um Glória. Logo em seguida, também se pode rezar a oração de Fátima.

Oração de Fátima (ensinada pelo anjo aos três pastorinhos)
Óh, meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

9º) Anunciar o segundo mistério do terço, conforme o dia da semana (com o passar do tempo, quando você ficar mais experiente, basta falar apenas o “título” do mistério, como por exemplo, no segundo mistério de uma quarta-feira: “No segundo mistério contemplamos a Ascensão do Senhor”).  Logo em seguida, recitar um Pai-Nosso na conta grande que virá em seguida.

10º) Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério (logo acima, ver a reflexão correspondente ao mistério).

11º) Ao terminar as dez Ave Marias, recitar um Glória. Logo em seguida, também se pode rezar a oração de Fátima.

Oração de Fátima (ensinada pelo anjo aos três pastorinhos)
Óh, meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

12º) Rezar como do nº 6 ao nº 8 até terminar a quinta dezena, completando as 50 Ave-Marias. Não esquecer de anunciar o mistério correspondente (primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto) antes de cada Pai-Nosso que dá início aos mistérios.

13º) Ao se terminar o quinto mistério o terço, deve-se concluir com a oração da Salve Rainha. Após, faz-se o Agradecimento do Terço.

Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém
ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO! AMÉM.

Agradecimento do Terço
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha….

Repetimos o que dissemos anteriormente: quem quiser rezar todos os mistérios da semana em um só dia, ou seja, rezar um terço contemplando os mistérios gozosos, mais um terço contemplando os mistérios dolorosos, mais um terço contemplando os mistérios gloriosos e mais um terço contemplando os mistérios luminosos, não estará rezando o terço, mas sim o rosário. Isto poderá ser feito de uma vez só ou ao longo do dia.

QUAIS SÃO OS MISTÉRIOS DO ROSÁRIO?

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. augusto jose disse:

    Obrigado por mais este esclarecimento muito completo. Já tinha lido várias interpretações sobre a oração do Rosário a Nossa Senhora, mas este está muito bem concebido e é esclarecedor. Também vos agradeço por terem colocado no final a contemplação de cada um dos mistérios para os diferenres dias da semana ou melhor para as 4 meditações Gozosos, Gloriosos, Dolorosos e Luminosos. Obrigado por mais este ensinamento. Deus vos abençoe a continuar neste trabalho.

  2. André disse:

    Foi muito bom o poster,vou usar!

  3. Nelson Ferreira D´Angelo disse:

    Muito bom mesmo. Pretendo distribuir cópias em grupo de orações. Detalhes de fatos relevantes e oso porquês não são ensinados como exposto nesse trabalho. Parabens.

  4. larrane disse:

    te amor terço quando preciso d e vc aparece

Deixe uma resposta