Ano Litúrgico, Ano Novo: o que é isso?

domingo, dezembro 7, 2008

tempo liturgico advento natal cores liturgicas liturgia missa

 

Muitos católicos ficam confusos, quando no último domingo do mês de novembro, na Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, a Igreja anuncia que este será o último domingo daquele ano e que no domingo seguinte começaremos um novo ano litúrgico.

Isto acontece porque o ano litúrgico tem uma contagem diferente do ano civil.  Iniciamos o ano litúrgico, dentro da Igreja, com o primeiro domingo do advento.  A partir de então, as leituras são lidas durante as Santas Missas de acordo com o ano que está em curso. Este ano poderá ser A, B ou C.  Neste ano, agora, iniciamos o ano B, com as leituras do Evangelho de São Marcos, aos domingos. No próximo ano, após a solenidade de Cristo Rei em novembro, iniciaremos o ano C e assim por diante.

As cores das vestes litúrgicas (vestes que os padres usam durante as Missas) também variarão de acordo com o tempo que estivermos celebrando.  Assim, se estivermos no advento, elas serão roxas.

Vale lembrar que dentro de cada tempo também existem celebrações especiais, como a comemoração de algum santo mártir (as vestes serão vermelhas) ou alguma Solenidade de Nossa Senhora (as vestes serão brancas ou douradas ou prateadas) etc. São detalhes um pouquinho mais confusos, mas servem para que você, ao ver o sacerdote-celebrante, saiba em que tempo litúrgico estamos ou qual festa estamos celebrando.

Veja acima como o ciclo litúrgico funciona. A partir do advento, você deve fazer a leitura em sentido horário. Desta forma, após o advento virá o Natal e, assim por diante.

No desenho do ciclo, o Tríduo Pascal (Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo) foi colocado como sendo vermelho, mas na verdade, na Quinta-Feira Santa e no Sábado Santo ou Vigília Pascal, o sacerdote veste o branco.

Este ciclo litúrgico serve para todos os anos litúrgicos, quer estejamos no ano A, B ou C. A única coisa que vai variar serão as leituras feitas, as quais serão de acordo com o ano em curso.

  PARA SABER MUITO MAIS SOBRE O ADVENTO, CLIQUE AQUI

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Alex A. Borges disse:

    Excelente artigo! Linguagem clara e explicação reforçada pela ilustração! Muito bom para ser usado em catequese!!! Paz e bem a todos!!!

  2. O que eu quero saber, por que na semana Santa não dizem pra segunda, terça e quarta? Shalom.

  3. Alex A. Borges disse:

    EXCELENTE ARTIGO PARA CATEQUESE!!!

  4. Antonio disse:

    Realmente elucidativo o catequético comentário.
    Mas, fico a cismar:…. Aboliu-se mesmo o uso da cor preta nos paramentos?!… Fala-se tanto em Tradição! Não faz parte da tradição a cor consagrada aos mortos? As Missas de Sétimo Dia…
    Ah! Nem me lembro mais de como eram… E a gente nova nem sabe do que se trata… Sei não; coisa triste é não encontrar tristeza onde ela deveria estar!… Esperemos que possa o fervor dos penitentes ser soprado qual brasa, a fim de que a chama da FÉ ressurja nos corações. Amém.

  5. maria de fatima barboza disse:

    excelente para formação na catequese

  6. George disse:

    Belíssimos textos. Gostei muito do conteúdo!!!!!

  7. marilene disse:

    Excelente,isso nos ajuda entender,compreender preparar e celebrar o mistério maior de nossa fé

  8. rodrigues disse:

    devemos estar sempre em busca de conhecimento e aprendizado para o nosso crecimento como cristao e como pessoa

  9. Maria Eterna disse:

    Ótimo!

  10. léia disse:

    gostei muito, pois consegui entender, mas ainda permaneceu uma dúvidA sobre os anos A,B e C. Gostaria de entender melhor.

  11. Valdenor Gonçalves de Araujo disse:

    Realmente, apesar de muitos anos de ensinamentos por parte da Igreja Católica aos seus fiéis, muitos cristãos católicos ainda ficam confusos com o ANO LITÚRGICO, que é para o cristão viver um período da vida como Cristo viveu e nos ensinou. e seguir a risca esse ensinamento não é nada fácil para os católicos.

  12. manoel juvino diniz filho disse:

    muito bom.nós católicos não temos essas iformações disponivel com facidade na nossa greja.

  13. Maravilhoso! Ajudou-me em minhas pesquisas.Deus lhes pague! Eu adoraria se pudessem enviar-me por e-mail mais detalhes sobre o cálculo do ano litúrgico. Não sei calcular os anos A e B.Também como organizar os Encontros e a Cerimônia da Crisma.Sou Catequista da Crisma este ano.Obrigada! Abraços. Marta.

  14. Achei muito bom,pois serve para ajudar na preparação de encontros comunitarios e até mesmo se preparar melhor,porque tudo esta se renovando.

Deixe uma resposta