“Vigiai, pois não sabeis a hora!” – Evangelho Comentado

sexta-feira, novembro 28, 2008

"VIGIAI, POIS NÃO SABEIS A HORA!"

I DOMINGO DO ADVENTO – ANO B – Evangelho: (Mc 13, 33-37)

Disse Jesus: “Ficai de sobreaviso e vigiai, porque não sabeis quando será o momento. Será como um homem que, ao partir para o exterior, deixa a casa e delega autoridade aos escravos, indica o trabalho de cada um e dá ordens ao porteiro para vigiar. Vigiai, pois não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo ou pela manhã, para que não aconteça que, vindo de repente, vos encontre dormindo. O que eu vos digo, digo a todos: Vigiai!”

COMENTÁRIO

Feliz ano novo para você e para toda a sua família!!! – Feliz ano novo em pleno mês de novembro? É, apesar de faltar ainda um mês para terminar o ano civil, estamos no início de um novo ano, começa hoje o ano "B" do calendário litúrgico.

Já estamos vivendo o primeiro Domingo do Advento. Tempo de espera e de preparação para a chegada do Messias que veio para nos libertar da escravidão do pecado. Aniversário de Jesus, o Salvador da humanidade.

O evangelho de hoje sugere cuidado e atenção. É preciso vigiar, estar atento para não ser encontrado dormindo. Ai daquele que não estiver em seu posto de trabalho e ajudando na construção de um mundo novo.

Estar atento, vigilante e cumprindo a tarefa é o nosso compromisso batismal. Compromisso com os pobres, humildes, marginalizados e injustiçados. Nossa tarefa é levar esperança e dignidade aos menos favorecidos.

No Brasil, o desemprego, as favelas, a violência, a precariedade nas áreas de educação e saúde demonstram o descaso para com o próximo. Demonstram que alguns "empregados" não estão assumindo as tarefas deixadas pelo "Patrão".

Qualquer hora é hora, portanto "ficai atento e vigiai". O Dono da Casa poderá vir à tarde, à meia noite, de madrugada ou ao amanhecer… não sabemos a hora mas, que virá, virá! Virá de repente e poderá nos surpreender dormindo sobre um mundo de problemas sociais que procuramos não ver.

Poderá encontrar-nos com os olhos fechados para a superlotação das cadeias e com as costas voltadas para os milhares de menores abandonados. Poderá surpreender-nos fingindo não ver essas crianças cheirando cola e fazendo do "craque" o seu refúgio. Poderá ainda, nos questionar sobre aquele mundo de jovens segregados e amontoados sob as marquises.

Feliz daquele que, nesse dia, tiver respostas satisfatórias, que assumiu as suas tarefas, que lutou por mudanças, por dignidade e por justiça. Bem-aventurado aquele que se comportou como aquele porteiro que não foi flagrado cochilando e que, nunca foi surpreendido dormindo.

Ainda há tempo, é agora a hora de mudar! O mundo precisa de cidadania, de paz, de justiça e de amor; o mundo precisa de Deus. Ainda temos a tarde toda e a meia-noite, temos a madrugada e o amanhecer…isso é tempo mais que suficiente para acordar e partir para a luta em favor da vida.

Vamos promover a união e a partilha, essa é a tarefa para quem almeja a Glória Eterna.

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente)

CLIQUE AQUI

  ÁUDIO E TEXTO –"PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR – 2º DOMINGO DO ADVENTO

   LEIA MAIS SOBRE:  TEMPO DO ADVENTO, COROA DO ADVENTO

Share Button

 

comentário(s)

  1. Vigiai e orai,pois o Espírito está pronto,mas a carne é fraca.Vamos estar com o olhar sempre fixo em Cristo,Ele nunca! Vai deixar você,eu se perder.Amém.Shalom.

Deixe uma resposta