Um boi e um burro no presépio, por quê?

segunda-feira, novembro 24, 2008

UM BOI E UM BURRO NO PRESÉPIO, POR QUÊ?

O mistério deste burro e deste boi é uma das imagens mais belas da antiga iconografia cristã (arte de representar um simbolismo religioso por meio de figuras).

O burro e o boi são elementos presentes em cada representação do presépio; motivos tão obrigatórios que, quando a cena por razões de espaço ou de sobriedade, se reduz aos elementos essenciais, o par de animais não é tirado.

A presença contínua dos dois animais nasce de finalidades simbólicas.

Corresponde a uma interpretação patrística de duas profecias existentes na Bíblia: a de Isaias 1,3 “conhece o boi o seu patrão e o burro o estábulo de seu dono” e a de Habacuc 3,2, “em meio a dois animais te manifestarás”.

Os animais são ali um símbolo do reconhecimento do Messias, um símbolo cheio de profundo significado. O boi, segundo a melhor interpretação patrística, é o povo de Israel, que levou o jugo da lei. Enquanto que o burro, animal de carga, é o povo gentio, carregado de pecados e de idolatrias. Destes dois povos nasceu a Igreja que reconhece o Jesus como seu Senhor.

O burro e o boi são dois componentes originais da Igreja: a igreja dos gentios (nós, que não somos judeus) e a igreja dos circuncidados (os judeus convertidos ao cristianismo), para adotar uma terminologia do apostolo Paulo. Conforme Gálatas 2,8 ss, não são apenas dados folclóricos, são esplêndidos símbolos eclesiais, ou seja, da Igreja.

(Texto elaborado por Fernando S. dos Santos, com base no Livro: Arte Sacra-O Espaço Sagrado Hoje, do Cláudio Pastro – origem do texto: www.catedralsaomiguel.org.br.  O texto sofreu pequenas modificações para uma melhor compreensão dos leitores)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Custódia Santos disse:

    Desconhecia totalmente a versão do boi e do burro no Presépio. Afinal, vou percebendo que nada é por acaso. Agradeço ao Canto da Paz, que está atento a muitos pequenos/ grandes pormenores e nos ajuda a compreeder o passado no presente.

  2. Odilon Novais Filho disse:

    Está aí uma curiosidade interessante que até então eu não tinha conhecimento; é por isto que dou valor a este site, que nos esclarece e ensina muitas coisas.
    Odilon

  3. Augusto José - Coimbra - Portugal disse:

    Boa noite, boa tarde para aí, Brasil. Várias foram as vezes que me tinha interrogado o porque do boi e do burro, mas ainda não tinha encontrado a justificação, julgava eu que por ser um estábulo estes seriam alguns dos animais que aí permaneciam. Afinal a justificação é outra e que tem um alcance muito maior quando baseado na Biblia, pois mais uma ves ela nos responde ás nossas inquietudes, e aí estará sempre aquile que Deus deixou para nos ilucidar e orientar na vida. Se nos deixarmos guiar pelas suas palavras na realidade estaremos no bom caminho, indicado pelo Mestre como o fez quando orientou os pastores para a gruta a fim de ir adorar o Deus Menino. Que também nós nos diversos caminhos que nos são apresentados saibamos escolher aquele que Jesus nos aponta. Obrigado pelo vosso ensinamento, A paz esteja convosco

  4. Anônimo disse:

    Amei saber o significado e vou passar para o meu grupo do terço. Obrigada fique com Deus. Bjs no seu coraçao

  5. ignez Ribeiro de Almeida disse:

    amei saber o significado. e vou passar para meu grupo do terço obrigada fique com Deus

  6. vania disse:

    Olá Brasil, adorei a vossa explicação, nunca tinha ouvido nada disso. Para a semana já vou explicar às minhas crianças na catequese cá em Portugal. Excelente, nota 10. Feliz Natal, para todos.

  7. Joana C disse:

    Não é exactamente esse o significado. O burro representa a inacção, passividade, medo.. O touro representa a acção, posse, desejo.. Está mais relacionado com a dualidade. No meio está Cristo que rompe com a dualidade.

Deixe uma resposta