NATAL: PAPAI NOEL EXISTE!

sábado, novembro 22, 2008

NATAL: PAPAI NOEL EXISTE!!!

PAPAI NOEL É SÃO NICOLAU

Começaremos o tempo do advento, ou seja, o tempo de preparação para o Natal.

Todos nós conhecemos o Papai Noel e sabemos que ele existe, ou melhor, existiu. No entanto, dizemos para as nossas crianças, quando já mais crescidas, que ele não existe.  Isto é um enorme erro!!!

Papai Noel (no Brasil) é também conhecido como Pai Natal (em Portugal), Saint Nicholas ou Santa Claus (nos Países de língua inglesa), Babbo Natale (na Itália), Pere Noel (na França), Kris Kringle, Papa Noel etc. São vários os seus nomes. Dependendo do País onde você esteja, ele poderá ter vários nomes. No Canadá é conhecido como Santa Claus, mas, ocasionalmente, podem surgir outros nomes. O mesmo acontece nos Estados Unidos e no Canadá. Na Inglaterra isto também acontece, mas o seu nome mais conhecido é o de Father Christmas, ou seja, Pai Natal. Mas, afinal, quem é, ou quem foi, o Papai Noel???

No dia 6 de dezembro a Igreja comemora o dia de São Nicolau, muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas.

Filho de pais ricos com profunda vida de oração, nasceu Nicolau no ano 275 na Ásia Menor. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.

São Nicolau é conhecido principalmente por seu amor para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente a partilhou com os mais necessitados. Certa vez, sabendo São Nicolau que três pobres moças não tinham dinheiro para dar como dote de casamento e, que, por este motivo, o próprio pai, num ato de loucura, aconselhou-as a se prostituirem, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para seus dotes. Foi a partir daí que nos países do Norte da Europa, os povos, usando de fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro; no Natal.

Sagrado bispo de Mira, Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.

São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Entrou Nicolau no Céu em 342 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegasse ao povo.

Portanto, Papai Noel pelo menos existiu, na pessoa de São Nicolau.  Nossa referência deverá ser o bispo de Mira, preocupado com os pobres.

São Nicolau, rogai por nós!

(artigo redigido com base em: www.cancaonova.com)

 

   CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO: PEQUENOS E FRACOS COMO A VIRGEM DE NAZARÉ

  PARA SABER MUITO MAIS SOBRE O ADVENTO, CLIQUE AQUI

 

Share Button

 

comentário(s)

  1. ione roseli disse:

    O saite é maravilhoso, não tem esse ou aquele artigo.
    Todos são muito cuidado para o nosso crescimento espiritual
    Paz e Bem, sou da OFS.

  2. JUSSARA disse:

    MUITO BEM ELABORADO E CLARO SEM DIFICULDADES
    PARA ENTENDER. PARABÉNS !

Deixe uma resposta