O Milagre Eucarístico de Bolsena, Itália

quarta-feira, outubro 22, 2008

O MILAGRE EUCARÍSTICO DE BOLSENA, ITÁLIA

Antes de assistir a este vídeo que selecionamos para você, leia rapidamente abaixo a história de mais este milagre eucarístico.

Certa vez, quando o padre Pedro de Praga, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou os fiéis caminhando na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

Ainda hoje se conservam, em Orvieto, os corporais onde se apóia o cálice e a patena durante a Missa e também se pode ver a pedra do altar em Bolsena, manchada de sangue.

Instituição da Festa

O Santo Padre movido pelo prodígio, e pelo pedido de vários bispos, fez com que se estendesse a festa do Corpus Christi a toda a Igreja por meio da bula "Transiturus" de 8 setembro do mesmo ano, fixando-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu logo em seguida (2 de outubro de 1264), um pouco depois da publicação do decreto, prejudicando a difusão da festa. Mas o Papa Clemente V tomou o assunto em suas mãos e, no Concílio Geral de Viena (1311) ordenou mais uma vez a adoção desta festa.

Em 1317 é promulgada uma recopilação de leis, por João XXII, e assim a festa é estendida a toda a Igreja. Na diocese de Colônia na Alemanha, a festa de Corpus Christi é celebrada antes de 1270.

    CONHEÇA OUTROS MILAGRES EUCARÍSTICOS

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Alex A. Borges disse:

    Conheço um breve relato desse milagre eucarístico. Mas a história desse milagre está bem mais contada aqui! O vídeo também é muito interessante.

  2. Augusto Patricio (Ministro da Eucaristia) - Coimbra - Portugal disse:

    Sabe que estou ansioso para ir a Italia e visitar estes locais onde são guardadas as reliquias que intervieram nestes milagres, pois se é arrepiante quando se toca na particula consagrada, deve ser também chocante estar em presença da hóstia que voi ocasião da confirmação do que Jesus afirmou: “Isto é o meu Corpo, tomai e comei.” Todas as vezes que assisto á Eucaristia e o padre diz que o Espírito Santo desça sobre aquelas particulas e as transforme no corpo e sangue do Senhor, eu dou graças a Deus pela maravilha que Ele opera, pela sua grande misericórdia e Lhe peço que todos acreditem que aquele pedacinho de pão é o verdadeiro corpo de Cristo, e que o tomem com o maior respeito. Maravilhoso é o amor de Deus por cada um de nós, e a forma que Ele faz para que não só aquele que duvide acredite como também os outros incredulos venham a acreditar, Glória ao Senhor pelas maravilhas que opera, louvor a Deus para todo o sempre.

  3. Marcia Cunha disse:

    Eu ja conhecia este milagre pois ja tinha lido a respeito é divino sabermos mais, e pricipalmete ver as imagens, estou encantada e emocionada é uma benção podermos assistir na internet coisas maravilhosas como esta, muito obirigada, que Deus os abençõe.

  4. italo disse:

    todas as menssagens sobre milagres eucaristicos

  5. milane rose da silva gonçalves disse:

    Maravilhoso artigo como e bom saber dos milagres de jesus

  6. M.Carmelita Nóbrega disse:

    belíssimo. muito útil. parabenizo a xolaboração de cada pesssoa que nos ajuda

  7. Keily disse:

    Amei…. Gostei demais. Cada vez mais vejo que minha igreja é realmente uma santa igreja. Deve ser difulgada + esses milagres.

  8. Anarilda disse:

    È muito bom conhecer milagres para propagar a nossos crismandos e fiés que ainda duvidam e/ou não dão o valor necessário a Hóstia Santa.

Deixe uma resposta