São José de Cupertino, franciscano: “o irmão burro”

sábado, outubro 4, 2008

SÃO JOSÉ DE CUPERTINO, FRANCISCANO: "o irmão burro"

 

– Celebrado no dia 18 de setembro –

Franciscano Conventual, nasceu muito pobre, em Púglia, no ano de 1603. É actualmente o protector dos estudantes.

Aos 17 anos, José tinha o desejo de se tornar frade, mas, infelizmente, por causa de sua ignorância, não pôde entrar para o convento. Em lugar algum o queriam. Foi então que os frades menores conventuais de Grotella finalmente lhe abriram as portas do seu convento, confiando-lhe os mais humildes serviços, como tomar conta de uma mula.

José se autodefiniu "irmão burro" e, não obstante isso, queria estudar para ser padre. Nos exames, foi sorteada a única questão que ele sabia: comentar um trecho do Evangelho. Mas, desde aquele momento, começaram a aparecer na vida desse estranho frade os sinais de predilecção divina e dos fenómenos que atestam a sua santidade interior.

Frequentemente, encontravam-no em êxtase diante da imagem de Nossa Senhora, suspenso da terra a alguns palmos.

Quase sem nenhum estudo teológico, tinha o dom da ciência infusa e era consultado por teólogos a respeito de questões delicadas de doutrina e exegese e dava respostas claras e sábias.

"O frade mais ignorante de toda a Ordem Franciscana" foi convocado para ir a Roma. Recebido em audiência por Urbano VIII, o frade caiu em êxtase diante do papa. A fama de seus prodígios fez afluir a ele gente de toda a parte e seus superiores faziam-no mudar continuamente de convento. José Cupertino aceitou tudo com transparente simplicidade. Só lamentava não poder rever a imagem de Nossa Senhora do seu convento de Grotella, cujo pensamento o levava ao êxtase.

Finalmente, os seus confrades designaram-no para o convento de Assis, mas desta vez foi o papa em pessoa que desaconselhou este destino: "Em Assis – comentou – um São Francisco é mais que suficiente". Assim, José de Cupertino morreu em Osimo, aos sessenta anos, em 1663. "Frade burro", que na vida tinha tido sérios problemas para superar os exames, é invocado pelos estudantes no momento de enfrentar as provas e exames escolares.

(fonte: franciscodeassis.no.sapo.pt  –  o texto está escrito em português de Portugal)

ORAÇÃO – Ó Deus, que por disposição admirável de vossa sabedoria quisestes atrair todas as coisas do vosso Filho exaltado da terra, fazei que, na vossa bondade, livres dos desejos terrenos, pela intercessão e exemplo de São José de Copertino, possamos conformar-nos em tudo ao vosso Filho que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Maria Terezinha Gomes disse:

    O que eu acho é que a Misericórdia de Deus a gente não se impõe. Foi lindo! Deram os serviços mais humildes, a santidade vem da humildade .É lindo ouvir as histórias dos Santos. Obrigada por esse site abençoado.Shalom.

  2. Vinícius disse:

    Olha, se muitos alunos por ai descobrem essa devoção, o santo vai ter muito trabalho!! Que ele interceda por nós, para decobrirmos o quanto é simples o caminho da Santidade. Obrigado

  3. Fernando Cesar Boarati disse:

    A história do movimento franciscano está repleta de exemplos de gente simples, mas que se tornaram santas. Acredito inclusive que existam mais santos no meio dos antigos irmãos frades que eram admitidos na Ordem para serem porteiros, e outros serviços menores do que entre os que tinham o sacerdócio. Ser santo não depende da nossa cultura ou da falta da mesma, mas vivermos a nossa vocação.

  4. Eva Maria disse:

    Esta história é maravilhosa! Que bom se esses testemunhos fossem divulgados atraves de filmes, no lugar de tantos filmes violentos espalhados nas locadoras e canais de televisão. Esse testemunho do irmão Burro é um verdadeiro testemunho de amor aDeus e ao próximo.

  5. Valdemir Santana da Silva disse:

    Um artigo que me tocou profundamente. Onde vemos que Deus fala e se revela com mais intensidade aos humildes. A maior sabedoria desse mundo nada mais é do que uma forma de ignorância pra Deus que tudo sabe.

  6. Ana Maria disse:

    Muito lindo1 Eu não conhecia este santo.
    fiquei encantada. Sou da Ordem Terceira. Fico encantada quando vejo estes exemplos. Vejo o quanto temos que lutar para ser verdadeiros cristãos.
    Paz e Bem.

  7. Rafael Robson Negrão disse:

    Eu acho que todos nós deveríamos assistir o filme da vida deste santo, em nossa própria lingua.
    Deveríamos fazer um esforço para que todos deste mundo pudessem ver o que Deus todo poderoso faz quando não com nossa inteligência mas sim com o nosso coração quando damos abertura para Ele.

  8. Osmerinda Domingos Zaik disse:

    Muito bom. Gostaria de saber como eu encontro o filme que passou há muitos anos sobre a vida deste santo.
    Estou procurando há muito tempo.
    Não sei sequer o nome do filme

  9. celina disse:

    Há varios anos atrás eu vi o filme referente a São José de Cuppertino,muito lindo, tenho procurado e não o encontro, gostaria de saber se ainda existe. Minha vó era italiana e muito devota desse santo.

  10. maria helena pinheiro disse:

    Olá,
    Estou , na verdade,em busca de ajuda.Gostaria muito de adquirir uma imagem de São Jose Cupertino,pai da aviação.è possível indicar onde posso comprar?Muito grata,
    Maria Helena

  11. Anônimo disse:

    na vida tudo o que fazemos preciza ser feito para cumprir a vontade de Deus assim fez sao jose e nos tambem

Deixe uma resposta