Uma gota de água no cálice com vinho: por quê?

terça-feira, agosto 19, 2008

UMA GOTA DE ÁGUA NO CÁLICE COM VINHO. POR QUÊ?

água cálice vinho missa galhetas ofertório padre

Você sabe porque se mistura água no cálice com vinho? É para deixar o vinho mais fraco? É para alterar o seu sabor? É porque o sacerdote gosta de água? Não é por nenhum deste motivos.

Observe que antes do início da Santa Missa as duas "jarrinhas" (galhetas – recipientes onde se colocam a água e o vinho para serem usados na Celebração Eucarística). se encontram cheias: uma com vinho (vinho especial, com a sua fermentação própria, natural, sem industrialização) e a outra com água.

Durante a Missa a água vai ter três finalidades: um pouquinho (ou uma gota) será misturada no vinho,  após este ter sido colocado no cálice, durante o ofertõrio, antes da consagração. Mais adiante, durante a Missa, mais um pouco de água servirá para lavar as mãos do sacerdote (no sentido espiritual de purificá-lo e de purificar toda a assembléia de suas faltas pessoais) e o restante será usado, no final da Celebração, após a comunhão, para "limpeza" do cálice e as âmbulas (cálices com tampa contendo Hóstias), a fim de que fique garantido de que nenhuma partícula do Corpo e Sangue do Senhor ficará desperdiçada, já que as Sagradas Espécies merecem todo o nosso respeito, amor e adoração.

Note que a uma determinada altura do ofertório, o padre colocar o vinho no cálice e logo em seguida um pouquinho de água também. Trata-se da nossa participação na vida divina.

O nosso querido Papa João Paulo II já dizia em uma de suas homilias: "Eis que a água, nossa bebida mais comum, ganha pela ação de Cristo um novo caráter: torna-se vinho, portanto uma bebida, de certa forma, mais valiosa. O sentido deste símbolo – da água e do vinho – encontra a sua expressão na Santa Missa. Durante o Ofertório, unindo um pouco de água ao vinho, pedimos a Deus através de Cristo participar da sua vida no Sacrifício Eucarístico."  Assim, nós e toda a natureza humana passa a fazer parte do Sacrifício do Senhor, sendo convidada a "diluir-se" na divindade de Jesus Cristo.

A pequena parte de água (representando nossa condição de seres humanos, pequenos e pecadores) é misturada na grande parte de vinho (representando a a grandeza de Deus). A água se mistura ao vinho adquirindo a suas característica. Portanto, toda a humanidade é transformada pelo Sacrifício de Cristo, unindo-se a Ele, através da participando em Seu Santo Sacrifício.

Share Button

 

comentário(s)

  1. fatima disse:

    a nossa igreja é linda mesmo!!!!
    vou imprimir este artigo e levar pros meus amigos para que a partir de hoje todos vivam intensamente os mistérios da santa missa.
    obrigado…abraços

  2. sávio disse:

    cantodapaz, ensinamento e evangelizaçâo para todos. Obrigado.

  3. rita de cassia noronha disse:

    LINDO O FILME DE SÃO FRANCISCO . ME DEU VONTADE DE VER TODO O FILME NOVAMENTE . A EXPLICAÇÃO DA MISTURA DA ÁGUA COM O VINHO ,MUITO BONITO . PENA QUE A GENTE DESCONHEÇA MUITAS MARAVILHAS DE NOSSA IGREJA . VOU PASSAR PRA MUITAS PESSOAS

  4. Antonio disse:

    Claramente, simples, elucidativo, catequético…
    É bom de todo, que os católicos saibam os porquês de sua Fé. No caso da Missa, há muito o que se aprender; e falar disso é muito importante. O nosso Papa atual já observara: “a ignorância religiosa do povo é assombrosa!”

  5. clarissa disse:

    Muito interessante , que riqueza todos podermos nos unirmos a Cristo em oferenda ao Pai!

  6. Rui Soares dos Santos - Portugal disse:

    IRMÃOS, DOU-VOS OS PARABÉNS PELO SITE. GOSTEI MUITO E VOU MANTER GRAVADAS TODAS AS INFORMAÇÕES VOSSAS QUE ME VÃO SER ÚTEIS NA CATEQUESE. EU SOU CATEQUISTA E O VOSSO TRABALHO É_ME MUITO ÚTIL.

  7. Paulo Gomes da Silva disse:

    Deus é fiel e justo. Deus abençoe todos vocês.

  8. R. Marques disse:

    Irmãos em Cristo, gostei bastante. Muitos católico estão alheios e estas informações. Passei tais informações aos irmãos de minha comunidade N. Sra.do Livramento em Urucurituba – AM. Que o Espirito Santo nos abençoe.

  9. paulo disse:

    Muito bem. São estas pequenas coisas na missa ou na nossa religião que muita gente precisa conhecer. É conhecendo que se ama e quem ama não despreza.

  10. paulo passionista disse:

    Parabéns pela matéria. Eu gosto sempre de fazer isso também quando prego para o meu povo.

  11. Cleusa disse:

    Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo Sou coordenadora de grupo de reflexão a 6 anos, como nessa época não temos o material para as reuniões, resolvemos nos reunir e fazer algo diferente, estamos fazendo a explicação da santa missa, ja fiz a primeira parte agora e estou fazendo pesquisas para que possa estar passando para o grupo. Este site está tirando minhas duvidas e me orientando para que realmente eu possa passar o correto. Muito obrigada e que Deus abençoe a todos.

  12. Anônimo disse:

    esta água que é levada ao altar se torna benta

  13. Eunice disse:

    Otimo esclarecimento. Pena que tão bela riqueza de nossa Igreja não seja passada de maneira clara para os leigos “mais leigos” , pois vemos que muitos não sabem. A própria Igreja (na pessoa do sacerdote, de um ministro, um leigo de boa formação e comunicaçâo) podia fazer uma pequena catequese antes do inicio da celebração uns minutos (dez minutos), explicando cada momento da Eucaristia; creio que seria muito bom, havia um estímulo maior para melhor participação de todos.

  14. rodrigues disse:

    este tipo de informaçoes ajudanos a compartilhar-mos com a nossa igreja

  15. soniaaparecidapereiradesousa disse:

    muito bom e lindo amei obrigado a evangelização se torna eficaz quando sabemos e conhecemos aquilo em que acreditamos e a cada dia vamos tendo mais amor e respeito e as renuncias se tornam menos penosas.Sonia Aparecida

  16. sonia aparecida disse:

    gosto de tudo que vcs me enviam e aprendo mais e passo para asa pessoas que convivo na minha comunidade pois sou ministra extraordinária da sagrada comunhão e ministra da santa palavra de Deus e eses detalhes que tornam o nosso momento com cristo mais pleno e realizador obrigado e principalmente pelo evangelho comentado.

  17. AILTON disse:

    canto da paz,do amor,da verdade,da fidelidade e principalmente da sabedoria divina…onde pelo homem sustentado pela FE,e levado a todos aqueles que tem sede de justiça. PARABENS A TODOS. ailton sjc.

  18. Mara Costa disse:

    A catequese é contínua e poderia acontecer em todas as igrejas antes ou até mesmo durante a Santa Missa, pois grande parte da comunidade desconhece as belezas e riquezas da celebração.

  19. carina almeida disse:

    Boa tarde Paz e Bem.

    Estou com uma dúvida no documento Imprimatur de S.S PIO X diz que : a Hóstia e o Vinho significam o Corpo e o Sangue , no qual iram se converter; e a água que se deita no cálice significa a que saiu de seu divino lado. Gostaria que nos passem em que documento foi baseado o texto ” pequena parte de água (representando nossa condição de seres humanos, pequenos e pecadores) é misturada na grande parte de vinho (representando a a grandeza de Deus). A água se mistura ao vinho adquirindo a suas característica. Portanto, toda a humanidade é transformada pelo Sacrifício de Cristo, unindo-se a Ele, através da participando em Seu Santo Sacrifício”. Gente não estou criticando ninguém, é somente para melhor entendermos os mistérios da Santa Missa. Obrigada Paz e bem.

  20. marcia lessa disse:

    Boa Noite,

    Neste mundo em que vivemos com tantas coisas ruins acontecendo a nossa volta devemos usar os meios de comunicação para evangelizar como JESUS disse a PEDRO lançai as redes assim também devemos fazer(Lucas 5,1 a 11)vamos usar a internet para evangelizar e esclarecer duvidas das pessoas. Boa noite que DEUS ilumine a todos.

  21. DIRCEU CARNEIRO disse:

    a pequena quantidade de água colocada no cálice, durante o ofertório, significa a transformação de todos nós católicos que acreditamos na transubistanciação do vinho e da água no corpo e sangue de Cristo, durante a consagração. Quando comungamos recebemos o verdadeiro corpo e sangue de Cristo. Portanto água é vida; sem água ninguem vive.

  22. Maria SOuza disse:

    Ha pouco tempo um padre nos explicou que o vinho simboliza a humanidade de Cristo e a agua a divindade, misturando-os portanto ja que Cristo foi verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

  23. Zulene Oliveira disse:

    Sou tão pequena para fazer parte da grandeza de Deus

Deixe uma resposta