Santa Clara de Assis: dia 11 de agosto

segunda-feira, agosto 11, 2008

Hoje, dia 11 de agosto, dia de Santa Clara de Assis!!! Por isso, colocamos para leitura um documento de 1263, do Papa Urbano IV, referente à santa, traduzido por Frei José Carlos Correa Pedroso, ofm cap.

"Aqui estão apenas os parágrafos da carta que servem de introdução à Regra de Urbano IV.

O ponto mais notável desta Carta, de 18 de outubro de 1263, é o fato de Urbano IV ter reunido todas as diversas fundações de inspiração clariana sob uma só Regra, chamando-as, daí em diante, de Ordem de Santa Clara, de onde haveria de nascer o nome Clarissas.

Chama a atenção que ele não tenha escolhido a Regra de Santa Clara, certamente por considerá-la pouco jurídica e pela questão da pobreza.

O texto latino, transcrito do “Regesto Vaticano”, está BF II, 509-521, com a Regra de Urbano IV inteira. Ver esse documento na seção de “Formas de Vida para as Clarissas”.

Introdução – Beata Clara (1263)

1 A Bem-aventurada Clara, que clareia pela vida e pelo nome, preparada pela inspiração da graça divina, ilustrada pelos exemplos louváveis do bem-aventurado Francisco e formada por ensinamentos salutares, para conservar-se pura para o Senhor, desprezando as riquezas e evitando as obras deste mundo, preferiu viver sabiamente e, tomando o hábito da sagrada religião, correu de coração aberto pelo caminho estreito dos mandamentos do Senhor que conduz à vida os que nele se adiantam.

2 Quis Cristo que fosse essa a primeira pedra na construção do edifício de vossa Ordem. Nela manifestou com clareza o que lhe agradou em sua edificação. Pois a ergueu como uma manifestação de santidade, para que, aquela que tinha sido clara pela pureza de vida clareasse também pela celebridade, e para que vossa Ordem, que em sua pessoa começou santa e louvavelmente, comprovasse que é venerável e veneranda pelos méritos desta fundadora, sabiamente reconhecida como padroeira.

3 Mas aconteceu, nesta Ordem, que vós e outras que a professaram vos destes uma variedade de nomes: às vezes Senhoras, mais freqüentemente Monjas, alguma vez Pobres Inclusas da Ordem de São Damião. E a vós, nessa variedade de nomes, foram concedidos pela Sé Apostólica privilégios, indulgências e cartas; e tanto pelo Papa Gregório, de feliz memória, nosso predecessor, então bispo de Óstia e encarregado de cuidar de vossa Ordem, quanto por outros foram dadas diversas Regras e Formas de Vida, a cujas observâncias algumas de vós se obrigaram solenemente.

4 Por isso, diletas filhas no Senhor, foi-nos suplicado com humildade que cuidássemos de vos dar um nome certo e, libertando-vos das diversidades de observâncias e votos, concedêssemos uma forma determinada de viver, para livrar vossas consciências de qualquer tipo de escrúpulo.

5 Nós, portanto, julgando decente e conveniente que vossa Ordem que, como vimos, teve na Bem-aventurada Clara os felizes auspícios de sua fundação e é protegida diante de Deus por seus méritos e intercessão, louvada entre as pessoas e engrandecida por seus favores, seja insigne também por seu nome. Por isso, seguindo o conselho de nossos irmãos, decretamos que daqui em diante, como acreditamos firmemente, seja chamada uniformemente de Ordem de Santa Clara, determinando que as imunidades, liberdades, privilégios, indulgências e todas as cartas que a vós ou à mesma Ordem foram concedidas pela referida Sé Apostólica, qualquer que seja o nome com que tenham sido concedidos, tenham a força da mesma firmeza e assim as possais usar em tudo, como se tivessem sido dados desde o começo sob esse título e esse nome.

Decretamos, portanto, que não seja lícito a pessoa alguma, eclesiástica ou secular, infringir ou mudar de alguma maneira a presente Regra, por nós aprovada e corrigida. Mas, se alguém presumir tentar isso, etc.

Dado em Orvieto, no sexto dia das Calendas de outubro, no segundo ano de nosso pontificado.

(fonte: www.procasp.org.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Ana Amelia Furlan disse:

    Que benção este site.Sempre que venho aqui, me elevo e sinto encorajada e mais tranquila.Que Deus nos abençoe a todos.

  2. Fatima Queiroz disse:

    Achei o site ótimo.Parabens. Um Abraço.

  3. FILIPE DUARTE DA COSTA E SILVA disse:

    DEUS ABENÇOE AS VOSSAS ACTIVIDADES.

  4. clarissa disse:

    Muito bom .pois nos oferece oportunidade de crescimento em nossa Fé . Para mim Francisco e Clara foram os grandes evangelizadores do segundo milenio.que conseguiram passar o grande amor de Cristo para a humanidade.Pena que ainda continuam fazendo guerras!!!Vamos sim semear Pace e Bene!!!!

  5. Quando quiseram invadir o mosteiro,Santa Clara mostrou para os invasores o SANTÍSSIMO.Nas nossas tribulações,desânimos,frustrações,que tenhamos Cristo nos nossos corações,e falemos para os nossos problemas que eles não nos podem atingir por que nós temos o Salvador conosco.Amém.Shalom.

  6. JOAO VICTOR disse:

    PREZADOS, GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM TEM CONHECIMENTO DA MÚSICA DE SANTA CLARA QUE COMEÇA ASSIM: SANTA CLARA SEJA LOUVADA, AMANHÃ HPOJE E SEMPRE..SEJA LOUVADA A SANTA CLARA, SANTA CLARA SEJA LOUVADA!!!!

Deixe uma resposta