Agosto: mês vocacional

sexta-feira, agosto 1, 2008

Agosto, mês vocacional

O mês de agosto já é tradicionalmente mês vocacional no Brasil. A CNBB convoca, todos os anos, para intensificar, neste mês, as orações e as ações em favor das vocações em geral. Embora a vocação para os ministérios ordenados deva ocupar a atenção dos fiéis durante todo o mês, por serem elas indispensáveis para a essência da Igreja, didaticamente se divide o mês em sub-temas para não deixar de lado nenhuma das outras vocações igualmente importantes para a vida eclesial.

Assim, na primeira semana se enfoca de maneira especial as vocações presbiterais e diaconais, por causa das festas de São João Maria Vianey, presbítero, a 4 de agosto, e a de São Lourenço, diácono, no dia 10.

A segunda semana é dedicada à vocação ao matrimônio, e em Jundiaí, já tradicionalmente se celebra nesta ocasião a Semana da Família.

Na terceira semana se reflete sobre as vocações religiosas e missionárias, recordando os vários chamados de Deus neste sentido, sejam para a vida contemplativa nos mosteiros, seja para vida ativa nas várias frentes pastorais e evangelizadoras.

Por fim, na última semana se dedica atenção especial à vocação laical, recordando de forma especial os catequistas, os pedagogos da fé, mas também os vários outros ministérios eclesiais e o papel do leigo no mundo.

As vocações aos ministérios ordenados são básicas para as demais vocações na Igreja. Cristo, ao chamar os doze para o ministério de apóstolos, deu-lhes instruções e responsabilidades especiais. Pediu deles dedicação total, entrega incondicional ao ministério. Deixaram tudo: família, profissão… Somente Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, poderia fazer isto: conferir-lhes o poder sacerdotal que era somente Dele, único e eterno Sacerdote. Assim os apóstolos passaram, com humildade, a agir não só em nome, mas na pessoa de Cristo. É Cristo mesmo que age através deles. Cristo os chamou e os enviou para constituir, ampliar, assistir, alimentar, em fim, santificar a Igreja.

Os sucessores dos apóstolos são os bispos, mas unido ao ministério episcopal de forma muito íntima está o ministério presbiteral e ao seu lado, com suas funções próprias, o ministério diaconal. Por isso o número de padres e diáconos deve ser suficiente para atender à comunidade do povo de Deus. É preciso que eles sejam verdadeiramente vocacionados, ou seja, que assumam com autenticidade este estado de vida e este serviço. Não basta serem em número suficiente. É preciso que sejam bons e santos, pois só assim estarão sendo fiéis ao chamado e aptos para servirem autenticamente ao Povo de Deus. Todos os cristãos têm a missão de evangelizar, mas cabe aos ministros ordenados a principal responsabilidade de realizar e também de coordenar, articular e animar este serviço evangelizador na Igreja. Também no início da Igreja foi assim.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Maria Terezinha Gomes disse:

    É muito importante essa evangelização,pois nós somos a igreja viva. Sou madrinha das vocações, rezo muito pelas vocações, muito mais pelos sacerdotes, pois sem eles pra nos transmitir a palavra e nos dar o pão da vida, nós não estariamos mais aqui, e muito menos no céu. Shalom.

  2. Betty disse:

    O trabalho de vcs é excelente, nos ajuda muito a montarmos nossa liturgia.
    Obrigada e que Deus os abençoe

  3. jozuer januario da silva disse:

    A Evangelização transfoma a vida de cada ser com a palavra de conforto aos que sofrem neste mundo de sofrimento e injustiça.Acredito que muito no trabalho de Evangelização dos leigos como Ministros Extra Ordinario da EUCARISTIA.JOZUER BJANUARIO DA SILVA

  4. Oneres Marchiori disse:

    Pesquizando, encontrei este site. Já aproveitei bastante. Parabés pelo magnífico trabalho de evangelização.
    Continuem!
    Bênçãos!
    Dom Oneres Marchiori
    Bispo emérito de Lages – SC

  5. Dd disse:

    Parabéns pelo site! Gostei muito do texto, me ajudou bastante. Um tema muito importante para nós cristãos. Que todos coloquem em oração os que servem a Igreja de Cristo, para continuarem fortalecidos na missão. Dd

  6. Fábio Alves disse:

    A paz de Jesus. Parabéns pelo trabalho. Tenho um blog faço pequenos anúncios aqui em nossa paróquia. Gostaria de receber sugestões ou onde encontrá-las, via endereços ou linkes, sobre a divulgação por meio de blog, se puderes. Que o senhor vos abençoe. Grato

Deixe uma resposta