Dia dos Pais: Deus é nosso Pai

sexta-feira, agosto 1, 2008

CONTINUAÇÃO

"Jesus nos revela que Deus é Pai

Assim nos fala Jesus: "Ora, a vida eterna consiste em que te conheçam a ti, um só Deus verdadeiro" (Jo 17,3).

"Ninguém jamais viu a Deus, o Filho unigênito que está no seio do Pai, foi quem o revelou" (Jo 1,18). Só Jesus pode nos fazer conhecer a Deus Pai.

"Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar" (Mt 11,27). Revelar o Pai para a humanidade é o grande dom de Jesus. É Jesus que nos mostra a paternidade divina.

"Eu falo o que vi junto de meu Pai" (Jo 8,38).

Jesus revela a bondade do Pai celeste que faz nascer o sol sobre maus e bons: "Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos" (Mt 5,45); que alimenta as aves do céu e veste os lírios do campo, o que fará pelo homem? (cf. Mt 6,26-30); que sempre está pronto para perdoar seus filhos (cf. Lc 15,11-24); que vai atrás da ovelha perdida (cf. Lc 15,3-7). Jesus afirma mesmo que o Pai nos ama: "Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus" (cf. Jo 16,27).

OBRAS DE AMOR DE DEUS PAI:

Jesus nos revela que Deus é um Pai de amor. Meditemos sobre as obras de amor que Deus realizou por cada um de nós (provas do amor de Deus):

ENCARNAÇÃO:

Deus nos prova concretamente o seu amor através da Encarnação do seu filho, que humilhou a si mesmo assumindo a condição humana:

"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados" (1Jo 4,9-10).

"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3,16).

ATRAVÉS DA MORTE DO SEU FILHO:

O ápice da manifestação do amor de Deus-Pai por nós é a morte do Seu Filho amado, para nos conceder Salvação e Vida Nova:

"Mas, eis aqui uma prova brilhante do amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Portanto muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira". (Rm 5,8-9).

"Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo, para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova"(Rm 6,3-4).

FAZENDO-NOS PARTICIPANTES DA SUA NATUREZA DIVINA:

Fomos elevado à participação na vida divina, e esta é a prova da Vida Nova que o Pai nos concedeu pela morte do Seu Filho:

"O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua glória e sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas a fim de tornar-vos por este meio participantes divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo" (II Pd 1,3-4).

PROVIDENCIANDO TUDO PARA NÓS:

Tome Mt 6,25-26. 32-34. No Sermão da Montanha, Jesus anunciou a a providência de Deus-Pai na vida do homem, que abraça todas as suas necessidades.

CONCEDENDO A FILIAÇÃO DIVINA:

Tome Gal 4,4-7, Ef 1,5, Rm 8,14-17 e I Jo 3,1: Em Cristo, fomos adotados como filhos e herdeiros de Deus, e recebemos o Espírito Santo, que é o único capaz de nos convencer desta filiação, a ponto de clamarmos a Deus como Pai, e de fato nos apossarmos dos bens espirituais, que Ele derrama sobre nós abundantemente, sendo que o maior bem é a Vida Eterna.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

 

comentário(s)

  1. Anônimo disse:

    benedito reinaldo dos santos
    to magnakk@gmail.com
    date Thu, Jul 31, 2008 at 7:50 PM
    subject Formulário do Blog
    mailed-by cantodapaz.com.br
    hide details Jul 31 (8 days ago)

    Reply

    benedito reinaldo dos santos wrote:
    sou um cursilhista perseverante fiquei entusiasmado com o canto da paz nao
    conhecia pretendo saber mais. decolores !!!!

Deixe uma resposta