Por que a campainha na Missa? O que é Transubstanciação?

sexta-feira, julho 25, 2008

Por que se toca a Campainha na Missa? O que é Transubstanciação?

Durante muitos e muitos séculos a Celebração Eucarística (a Missa) foi celebrada em latim. Após o Concílio Vaticano II, na década de 60, passou-se a celebrar na língua de cada povo, para que as pessoas pudesse acompanhar tudo o que estava acontecendo. Assim, elas já não ASSISTIAM mais a Missa, mas PARTICIPAVAM da mesma, pois passaram a entender os Mistérios Sagrados.

Quando a Missa era celebrada em latim, o padre ficava de costas para o povo. Enquanto isso, algumas pessoas rezavam o terço ou outras orações, pois não compreendiam uma palavra sequer do que era dito. Por isso, a campainha era tocada, para assinalar os momentos mais importantes da Celebração: o início da oração eucarística e o da consagração do pão e do vinho em Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Deste modo, as pessoas podiam se ajoelhar no momento exato do ínicio da oração eucarística e saber quando o pão e o vinho começavam a ser consagrados, acontecendo a Transubstanciação.

Abaixo segue um texto explicativo interessante para que se entenda melhor este Mistério:

O que é a Transubstanciação?

"A Transubstanciação é a conjunção de duas palavras latinas: trans (além) e substantia (substância), e significa a mudança da substância do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Jesus Cristo no ato da consagração. É adotada pelas Igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana.

O dogma da Transubstanciação baseia-se nas passagens do Novo Testamento em que Jesus diz no discurso sobre o pão da vida: "O Pão que eu hei de dar é a minha Carne para Salvação do mundo; O meu corpo é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente uma bebida, e no fato de que Jesus, ao tomar o pão em suas mãos, deu a seus discípulos dizendo: Tomai todos e comei. Isto (o pão) é o meu Corpo, que é entregue por vós.".

Dessa forma, na Comunhão Eucarística opera-se a união do fiel a Cristo, de maneira analógica à união da vida trinitária: "Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, assim também o que Me come viverá por Mim." A primeira vez que Jesus anunciou este alimento, os ouvintes ficaram perplexos e desorientados, e Jesus insistiu na dimensão das suas palavras: "Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós."

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

 

comentário(s)

  1. Antonio disse:

    Caros irmãos em Cristo,

    Gostei, sim, do artigo s/transubstanciação. Sem o intuito de querer corrigir, pareceu-me que, se veio da uma Enciclopédia o comentário, sugere alguns senões. Um só: quando se opera a transubstanciação, não é Cristo quem profere as palavras através do sacerdote; mas é este quem as profere IN PERSONA CHRISTI (o padre diz como se fora Cristo). E outras coisitas mais… Estarei eu enganado ou foi mau entendimento? Nota 4.

  2. cantodapaz disse:

    **** Antonio, obrigada por seu apontamento. O texto foi mexido em alguns pontos falhos antes de ir para o ar, mas concordamos com você que poderá sofrer mais algumas correções. Gratos pela ajuda. Um abraço. ****

  3. Eveline disse:

    Muito bom. Lamentável a pouca divulgação. Isto é a falta de evangelização por nós que somos Igreja.

  4. Valéria disse:

    Gostei muito do artigo, ainda não foi possivel ler o restante dos artigos, mas gostaria de saber a resporta de uma pergunta aqui na minha Paróquia que não quer calar. No dia de sabado a partir de que horas devemos usar as leituras do domingo?

  5. Marcus Pugliese disse:

    É gratificante entrar num Site Católico e encontrar tantas informações importantes o que faz com que a nossa fé não seja uma fé burra.

  6. Neiva B. Caçao disse:

    Gostei muito. Principalmente porque faço parte da equipe de liturgia da minha paróquia.

  7. bárbara disse:

    adoreii
    precisei de uma pesquisa para a catequese e encontrei aqui. de mais este site

  8. Sérgio Ricardo disse:

    pergunto se depois do concilio vaticano II ainda toca-se a campainha na momento da consagração do pão e do vinho?

  9. Rita disse:

    Que maravilha! Fiquei muito feliz em pleno final de tarde e de ano encontrar um site com conteúdo de magnifica importância. O Ensinamento foi ótimo, além dos comentários dos demais participantes que nos faz entender mais e melhor. Feliz Ano Novo, povo de Deus.

  10. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Rita, que bom que você vai começar o ano de 2017 sendo nossa amiga e visitante assídua. Sua presença e suas palavras nos deixam muito felizes. Ajude-nos a divulgar o Canto da Paz para os seus amigos. Abraços com votos de um Feliz Ano de 2017 para você e sua família.

Deixe uma resposta