Um santo atleta ou um atleta santo?

quarta-feira, julho 16, 2008

CONTINUAÇÃO

O corpo, encontrado incorrupto sessenta anos depois de seu sepultamento, será venerado na catedral St. Mary até o dia 22 de julho.

João Paulo II beatificou Frassati em 1990, definiu-o como "um homem de nosso século, o homem moderno, o homem que amou muito".

As fotografias em nossa igreja mostram um belo e forte jovem com olhos penetrantes e um sorriso contagioso. Cheio de alegria e energia, cheio de Deus e com a paixão de compartilhá-lo com os demais: frente a isto, sua morte, aos 24 anos, foi uma trágica perda.

Os jovens católicos gostavam da idéia de poder ser santo também desde jovem e poder unir a paixão por Deus e o serviço aos demais com o desejo normal de diversão de um jovem. Gostava de esquiar e de estar com seus amigos.

O bispo contou brevemente a história do santo, nascido em 1901, em uma família rica de Turim. O pai era agnóstico, a mãe, católica, ainda que não tivesse a mesma devoção ou a caridade do filho.

Não gostava que seus pais não compreendessem sua piedade e tivessem um matrimônio difícil. Como muitos jovens hoje, tinha de encontrar dentro de si aqueles dons do Espírito Santo que o levariam à maturidade.

Deu o dinheiro recebido por sua licenciatura aos pobres. Quando seus amigos lhe perguntavam por que viajava na terceira classe dos trens, respondia com um sorriso: "Porque não há quarta classe".

Possuia um encanto especial. Parecia irradiar uma força de atração. Tudo nele brilhava de alegria, porque derivava de sua esplêndida natureza o fato de florescer à luz de Deus.

Frassati morreu em 4 de julho de 1925, seis dias depois de ter contraído poliomielite de um dos enfermos por ele assistidos.

O bispo auxiliar de Sydney, onde acontecerá a Jornada Mundial da Juventude de 2008, em julho, disse que de seu funeral participaram por todas as pessoas mais importantes de Turim, "mas, para sua surpresa, quando saíram da igreja, as ruas estavam cheias não de pessoas da elite, mas dos pobres e dos necessitados a quem ele havia servido em sua breve vida".

"Os pobres ficaram também surpresos ao ver que era de uma família rica –disse o bispo. São eles os que pediram ao arcebispo de Turim que iniciasse seu processo de canonização".

"Agora ele fala a uma nova geração – concluiu o prelado, e honra nossa Jornada Mundial da Juventude com seu patronato e seu testemunho".

(fonte: www.zenit.org – texto com várias modificações para uma melhor compreensão)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Hilda Armstrong disse:

    Parabéns pelo seu blog. Estou me cadastrando para receber notícias dele.

  2. Maria Terezinha Gomes disse:

    Meus parabéns,que site lindo!,Como é gostoso de ler a vida dos Santos,faz a gente querer ser como eles, amando muito esse Deus que é pura Misericórdia. Amém. Shalom.

  3. smile disse:

    Obrigado por divulgar essa história tão linda que jamais ouvira falar. Que sejamos como ele,juntamente com os outros santos da pobreza que encontraram a alegria nos que mais precisavam, e não nos que não precisavam. SMILE.

  4. ermes costa campos disse:

    este é aquele que levou a sério o seguimento da cruz do Senhor, pois na escola de Jesus Ele é o Mestre e nós somos os seus alunos. Todo aquele que se deixa ser conduzido pelo Mestre consegue ser santo.

  5. ignez Ribeiro de Almeida disse:

    É muito gratificante ler a vida dos Santos e, deste jovem mais ainda, por ele gostar de ajudar os mais necessitados.

  6. rita de cassia noronha disse:

    FIQUEI ENCANTADA EM CONHECER ESTE SAN JOVEM . VOU DIVULGAR SUA VIDA ENTRE OS VICENTINOS ,POIS FAÇO PARTE DE UMA CONFERENCIA

  7. Alex A. Borges disse:

    Muito desconcertante a vida desse santo! É como se diz: os santos são “loucos”!!!
    “Ninguém se iluda: se alguém dentre vós julga ser sábio aos olhos deste mundo, torne-se louco para ser sábio; pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus.” 1Cor 3,18-19.
    “Deus não tornou louca a sabedoria deste século? Com efeito, visto que o mundo por meio da sabedoria não reconheceu a Deus na sabedoria de Deus, aprouve a Deus pela loucura da pregação salvar aqueles que crêem. (…) Pois o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” 1Cor 1,20c-21.25.

  8. renata disse:

    Obrigado pela bela divulgação sobre Pier Giorgio. Há um site http://www.piergiorgio.com.br para quem não conhece cheio de informações,fotos e orações. Paz para todos, renata

Deixe uma resposta