A medalha de São Bento: qual o seu significado?

sábado, julho 12, 2008

No dia 11 de julho comemoramos o dia de São Bento. Você sabe quem foi ele? Conhece a medalha de São Bento e o seu significado? Se a resposta for "não", então leia o artigo abaixo.

  Clique em "LER O ARTIGO COMPLETO" para assistir um vídeo sobre a medalha

 

Medalha e Oração de São Bento

A medalha de São Bento não é um "amuleto da sorte". Trata-se de um sacramental, isto é, um sinal visível de nossa fé.

O uso habitual da medalha tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos de tão grande Santo e nas grandes virtudes da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos à esta medalha. Ela nos assegura poderoso socorro contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, com conversão, vitória contra as tentações, inimizades etc.

Contudo, a medalha não age automaticamente contra as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.

Todo Cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é necessário que nossas faltas sejam expiadas; nossa fé seja ; provada; e nossa caridade purificada, para que aumentem nossos méritos.

O símbolo da nossa redenção, a cruz, gravada na medalha não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias, a medalha concede, também, graças especiais para hora da morte, pois, São Bento com São José são padroeiros da boa morte.

Para se ficar livre das ciladas do demônio é preciso, acima de tudo, estar na graça e amizade com Deus. Portanto, é preciso servi-lo e amá-lo, cumprindo, todos os deveres religiosos:Oração, Missa dominical, recepção dos Sacramentos, cumprimento dos deveres de justiça; em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Nem o demônio, nem alguma criatura, tem o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus.

Em resumo, o efeito da medalha de São Bento depende em grande parte das  disposições da pessoa para com Deus e da observância dos requisitos acima mencionados.

Na frente da medalha são apresentados uma cruz e entre seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti – "Cruz do Santo Pai Bento".

Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux – "A cruz sagrada seja minha luz".

Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux – "Não seja o dragão meu guia".

No alto da cruz está gravada a palavra PAX ("Paz"), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.

A partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana – "Retira-te, espírito do mal, nunca me aconselhes coisas vãs!" e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas – "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!".

Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS – IN – OBITU – NRO – PRAESENTIA – MUNIAMUR – "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte".

É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.

Oração para alcançar alguma graça

Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça  … que vos suplicamos, finalmente, vos pedimos que ao térnimo de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosto no Paraíso. Amém.

(fonte: http://www.osb.org.br)

 

  MEDALHA DE SÃO BENTO – PARTE 2

  CONHEÇA A VIDA DE SÃO BENTO

 

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. cantodapaz disse:

    Márcia Silva escreveu: “Olá…Li sobre a medalha de São Bento, até q enfim descobri os significados daquelas letras que sempre tive curiosidade em saber o que significava… O que eu queria saber é se vocês não tem a própria medalha para me enviar, aqui na minha cidade eu não encontro é muito dificil. Ou me indiquem algum lugar em que eu posso localizar a medalha, moro em Juranda no Paraná…Desde de já agradeço….Um abraço a todos e desejo que vocÊs continuem divulgando todos estes artigos religiosos.”

  2. cantodapaz disse:

    ==> **** Márcia Silva, como você não colocou o seu e-mail, responderemos diretamente aqui no site. Você encontrará em um desses lugares: http://www.paulinas.com.br, http://www.paulus.com.br, http://www.vozes.com.br, http://www.loyola.com.br .Um abraço. ****

  3. sergio disse:

    Eu e minha família estamos agradecendo as preciosas informações a respeito da medalha. Mas, hoje, milagrosamente , foi evitado um acidente em nossa propriedade em função de uma cora cascavel. Entendemos que não se trata de UM AMULETO. Mas,tenho a medalha e sempre que estou em risco, lembro – me dela e dos designos de Deus!

    Agradecidos!
    Família Franco Alves Quatrini!

  4. Matia Terezinha Gomes disse:

    Muitas vezes eu rezo a oração de São Bento, ela me livrou de perseguição, quando estva saindo da Missa. Shalom.

  5. Paulo disse:

    Sempre via o padre Marcelo Rossi falando sobre São Bento, acompanhei suas orações, ai depois de algum tempo minha mãe me deu uma medalha, então quis saber todo o seu significado como uma arma poderoza em nossa luta pela fé em Jesus Cristo.

  6. Geraldo disse:

    Gostaria de saber se vocês sabem se existe uma oração para o DIVINO ESPIRITO SANTO. Se existir, vocês poderiam me enviar? Grato.

  7. cantodapaz disse:

    **** Geraldo, esta é a oração oficial da Igreja dirigida ao Espírito Santo: “Vinde Espirito Santo,enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espirito e tudo sera criado e renovareis a face da terra. OREMOS: Ó Deus que instruistes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espirito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espirito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor Amém. ****

  8. Alcione Reis disse:

    Olá, sou Alcione, mineira de Nova Lima, connheci São Bento através de um mosteiro beneditino que teve aqui, uso a medalha de São Bento no chaveiro do carro e adesivo com a oração do pai bento!!!!!!

  9. luciana disse:

    A uns 12 anos atraz meu irmão achou uma medalha no chão,quardou como sendo da sorte até que semana passada ele me mostrou,dizendo que não sabia o que seria .Fiz um desenho e hoje descobri que era medalha de São Bento. Obrigada

  10. msgmesquita disse:

    Gostaria de presentear 18 colegas com a medala de são bento, por ocasiao dos 50 anos de nossa formatura em um colégio Beneditino. Gostaria de saber o prço e como proceder para adquiri-las

  11. GICELDA QUINTANA disse:

    Adorei o artigo e o conhecimento que ele me trouxe,uso a medalha em meu peito e não sabia o real significado.Há algum tempo queria fazer uma tatuagem,algo que fosse forte e com uma simbologia marcante,eu o encontrei,hoje tenho tatuado no meu ombro esquerdo a medalha de São Bento,como forma de respeito e fé que ela simboliza p/mim.

  12. Gabriela disse:

    Estava andando na rua e uma van começou a vir em minha direção, mesmo que eu estivesse com a preferência para atravessar… Tudo aconteceu tão rápido, mas lembro de pensar: queria estar com a minha medalha aqui. E me lembrei que estava, pois a uso na pulseira e nunca tiro. Segurei forte no objeto e a van parou… Nunca me senti tão aliviada.

  13. Tah disse:

    Li sobre a medalha de São Bento eu achei muito interesante,eu uso um crucifixo
    mais nao sabia o significado de todas aqauelas letras,ai minha amiga me explicou meio por cima, esse assunto me enteressou e resolvi proucurar na internet.

  14. Gizely Corsani disse:

    Eu sofria de pesadêlos com o encardido, muitas vezes não consegui dormir direito, porque até acordada eu via coisas, depois que eu comecei a usar a medalha de São Bento, não tive mais pesadêlos, eu só tiro a medalha pra tomar banho! Uso ela sempre! Eu sei que é um sacramental, pedi para o Pe. benzê-la. Como católica, não só acredito como vivo a comunhão dos Santos! Fiquem com Deus.

  15. alexsandro suplinio disse:

    maravilhoso ,eu admirava a medalha e agora vou “adora-la” pro resto de minha vida.muito obrigado por essa rica informaçao,de sao Bento e a medalha. Deus nos abençoe!!! que prazer enorme estou sentindo agora!! obrigado!!!

  16. sandra disse:

    Boa noite, gostaria de saber como se usa a medalha: se é com a figura de são bento voltada para frente, ou se é ao contrário.

    Obrigada pela atenção. aguardo resposta.
    sandra

  17. Foi essa oração que nos inspirou na escolha do nome de nossa loja virtual de artigos religiosos católicos:

    http://www.mihi-lux.com

    Onde pode-se encontrar além de livros, CD, DVD também uma linha exclusiva de artigos de São Bento e de sua medalha.

    Queremos divulgar cada vez mais a oração da medalha de São Bento para nos livrar de todo o mal.

  18. diego disse:

    com

    DEUS

    TUDO

    É

    POSIFEL

  19. veronica regina de almeida disse:

    gostaria de saber como faço para adquirir a medalha de sao bento.tambem gostaria de presentear uma pessoa querida.como posso compra esssa madalha por favor me mande resposta.conheci a medalha atraves do meu sogro,pois ele recebeu da assosiaçao nossa senhora das graças.

  20. margarete disse:

    Estou muito feliz de conhecer a história de SÃO BENTO pois adoro saber das histórias dos Santos vou comprar uma medalha e carregar sempre comigo para minha proteção um abraço e continuem divulgando sempre as histórias dos Santos obrigada….. BEIJOS

  21. Lady Carmem disse:

    Eu estava procurando muito a oração de São Bento e de saber os significados que vai na medalha.
    Adorei este artigo, muito bem explicado.
    Muito Obrigada
    Grata
    Lady Carmem

  22. mary disse:

    ola queria parabenizar vcs por essas postagem bjs

  23. ema disse:

    Gostei muito,ja comecei fazer a oracao.Vou procurar a medalha na casa paroquial de minha cidade,estou precisando mesmo….Vou fazer uma tatuagem da medalha no pulso assim q possivel,vai ficar muito legal!Abrimos um negocio familiar,a concorrencia nao gostou,a dona passa na nossa calcada como se estivesse fazendo uma reza,hoje fez novamente,deixando um cheiro de produtode descarrego e as coisas nao vao bem pra nos,p protecao,invoquei Sao Bento…

  24. Renan Eric Marinho Arruda disse:

    Acredito que este artigo foi de grande valia para esclarecer as nossas dúvidas e até mesmo para almentar o nosso conhecimento da riqueza que é a Santa Igreja Católica

    Deus abençoe
    Renan Eric

    Comunidade Luz da Vida ( Goiânia GO )

  25. Aline disse:

    Boa tarde. Por favor, gostaria de saber qual é o lado da frente da medalha? A cruz fica para frente ou virada para nosso corpo? Obrigada.

  26. jaqueline disse:

    Oi eu ganhei a medalhade São Bento, no retiro que eu fui ela sempre esta com migo por onde quer que eu vá

  27. Rosi Melo disse:

    ola, a paz, gostei muito do site, por evangelizar, continue assim,bjs,jesus e maria te abençoe,amem.

  28. Ana Lucia Vieira da silva disse:

    Ana Lúcia:olá…conheci esta medalha de são bento atraves de uma carta que chegou na minha resindencia li com muita atenção.e disse está chegou na hora certa pois estava pessando por muitas tribulhaçães na familia especialmente por feitiçaria,ciume.enverja.muita força do mal.sou católica fiel por hora e gloria.comfie e jogue a medalha em cima da casa destas pessoas que e meu excuiado e sua sergunda mulher.pedir com muita fé no neu Senhor Jesus e consegui ela foi embera com ums dias depois e a FAMILIA volto ser feliz.tudo com minha fé eu creio na quele que me fortalecer.a paz de Jesus.

  29. marta prigol porta disse:

    fiquei muito feliz quando ganhei a medalha de s.BENTO TENHO CERTEZA QUE VAI ME DAR UMA NOVA VIDA LI TUDO SOBRE SUA VIDA AMEI ……MUITO OBRIGADO

  30. Rafhael corey disse:

    Excelente artigo… mas precisamos saber mais sobre a vida de São Bento… Abraço e obrigado pelas informações exportadas.

  31. cleoneide de a. da s. santos disse:

    Boa noite!
    Meu nome é cleoneide e nem lembro em que ano comecei a receber calendario de nossa senhª das graças e em abril recebi a medalha de são bento,mas como estou morando aqui em são paulo há 4 anos junto aos meus filhos e marido estou em atraso com a colaboração porque tudo esta indo para meu antigo endereço de Bom sucesso – mg. Por favor gostaria se possivel atualizassem meu endereço quando for mandar as minhas correspondências e gostaria que enviassem a medalha de são bento e a minha comadre em minas tambem gostaria que enviassem uma pra ela que tem um filho deficiente. O endereço dela é:
    Joana lucia ferreira adriano
    R: cap. mauricio t. de andrade, 99
    Bairro: Barreiro
    Cep:37220-000
    Bom sucesso – Mg.

    Cleneide
    R:inconfidência baiana, 267 f
    Bairro: Vila primavera
    Cep:03390 – 050
    São paulo – Sp

  32. marice disse:

    Gostei muito das explicações. Gosto muito de saber a vidas dos santos e semprei rezo por São Bento pedindo sua intercessão. Acredito que ele sempre está me protegendo.

  33. Gedione disse:

    Bom dia. Excelente o artigo, pois até então não sabia o significado das iniciais existentes na medalha, mesmo sendo dono de uma. Parabéns pela matéria de grande utilidade.

  34. CLAUDIA LUCIA disse:

    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A MEDALHA DE SAO BENTO.. OBRIGADO

  35. silvana gonçalves leite disse:

    sempre eu rezo a oraçao de sao bento eu sei de cor eu acho muito forte e por isso eu as rezo,protege a mim e a minha familia.

  36. gilberto b j disse:

    alquem saberia me informar onde tem uma igreja de SÃO BENTO. ( SANTO CATÓLICO )

    PRINCIPALMENTE NO RIO GRANDE DO SUL ,

    ou mesmo no BRASIL

  37. gilberto b j disse:

    OLA SAUDAÇÕES
    A TODOS OS IRMAÕS CATÓLICOS

    ALQUEM PODERI ME INFORMAR ONDE TEM UMA IGREJA DE SÃO BENTO ,

    PRINCIPALMENTO SE TIVER NO RS.

  38. leonardo disse:

    muito bom pq me explicou muito sobre esse santo e a medalha eu achei uma dessa e fiquei curioso e vim aqui pesquisar.se vc s poerem me explicar o q significa as palavras abaixo so santo q está atras da medalha.obrigado por me exclarecer…

  39. CHAVES disse:

    MUITO BOM MESMO! EU TENHO UMA MEDALHA IGUAL E GOSATRIA DE SABER QUANTO FORAM FABRICADAS..

  40. eu sempre ando com a minha e acredito de toda minha alma que sempre fui protegido por ela e pela graça de DEUS todos na minha casa tem uma meus dois filhos não andão cen elas pois eu eu acredito e tenho muita FÉéeee

  41. Janaína Barbosa disse:

    Maravilhosamente bem esclarecido.Parabéns.!

  42. Markito de Souza disse:

    Maravilhosa é a fé! Quão não é mais,quando encontramos criaturas que aquí fazem seu testemunho!
    De minha parte, passei uns quinze dias pensando ativamente na necessidade de ir assistir uma missa no Mosteiro de São Bento , aquí em Brasília!
    Confesso que não sabia de nada que pude nos textos abaixo aprender!
    Foi somente um desejo incontido de ir procurá-lo em sua Casa!
    Porque, até agora não sabia !
    No entanto, confesso-lhes que tenho me sentido muito bem mentalmente, sem angústias, e, principalmente, com muita confiança na proteção!
    Rogo à Deus, que possa ser útil aos meus próximos, assim como, à SUA Causa!
    Que outros mais possam encontrarem aquí, o sossego que hora desfruto!
    Continuemos assim !
    Que o Senhor esteja com todos!

  43. maria de lourdes disse:

    boa tarde,bom quero dizer que meu filho fez um ano de casado,ai eu comprei um cordão com a medalho sao bento ,e para minha nora dei a medalha espirito santo,não pensei no significado,hoje eu tive vontade de saber o significado das medalhas gostei e vou começar a mas interrese ,obrigada abraço;;;

  44. Bruno Catequista disse:

    Show agora sei o verdadeiro significado da medalha e poder da oração

  45. jossiane disse:

    aqui na minha cidade,eu encontrei essa milagrosa medalha,mas tive que comprar, ela tem o mesmo poder que a doada?

  46. Jonatas Comin disse:

    Este artigo e perfeito… Esclarece perfeitamente o real significado da medalha de Sao Bento

  47. Solange Silva Baía disse:

    No artigo não conta quem foi São Bento.Só sobre a medalha.

  48. luciane disse:

    muito bom,saber sobre o significado da medalha de sao bento e muito importante vou fazer o possivel para conseguir medalhas para minha familia.a oraçao e otima.abraços a todos!!!

  49. cleudineia disse:

    Estou muito feliz, comprei a medalha de são bento para mim, meu filho meu esposo, funcionaria e para minha loja, para que tenhamos paz, proteção e possamos prosperar nos negocios da nossa empresa.

  50. danielle disse:

    ola!!!sempre tive a medalha de sao bento no meu pescoço,mais nao sabia o significado e a proteçao que eu tinha.comprei novamente este dias uma pulseira só por causa da medalha,o interessante disso tudo que eu nao tinha ideia a proteçao que estou tento cm essas medalhas,as 2 vezes q eu comprei foi pq achei bonita.

Deixe uma resposta