Orações do cristão – catequese

sexta-feira, maio 16, 2008

Neste artigo oferecemos a você as orações que todo cristão católico deve conhecer. Damos uma ênfase especial nas orações marianas, ou seja, dirigidas à Mãe de Jesus, a Virgem Maria, neste mês de maio a ela dedicado.

Como pano de fundo para a leitura, colocamos um lindíssimo vídeo com a procissão de 13 de maio de 2007 ocorrida no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Procure se colocar lá, aos pés da Mãe Santíssima e entregue seu coração a Jesus através da intercessão da Virgem Maria.

O texto abaixo, entre aspas, tem a sua fonte devidamente assinalada logo no final deste artigo.

"ORAÇÕES DO CRISTÃO:

O SINAL DA CRUZ: Pelo sinal + da Santa Cruz, livrai-nos, Deus + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

SALVE, RAINHA: Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria! Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das Promessas de Cristo. Amém.

AVE, MARIA: Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

PAI-NOSSO: Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas; assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação. Mas livrai-nos do mal. Amém.

GLÓRIA AO PAI: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos. Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

ATO DE FÉ: Ó meu Deus, creio em vós, porque sois a Verdade eterna. Creio em tudo o que a Santa Igreja me ensina. Aumentai a minha fé!

ATO DE ESPERANÇA: Ó meu Deus, espero em vós, porque, sendo infinitamente poderoso e misericordioso, sois sempre fiel em vossas Promessas. Fortificai a minha esperança!

ATO DE AMOR: Ó meu Deus, eu vos amo de todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e amável. Por vosso amor amo também ao meu próximo. Inflamai o meu amor!

ATO DE CONTRIÇÃO: Senhor, eu me arrependo sinceramente do mal que pratiquei e do bem que deixei de fazer. Reconheço que ofendi a Vós, meu Deus e Senhor, e prejudiquei o meu próximo. Prometo, ajudado pela vossa graça, não mais pecar e reparar o mal que pratiquei. Pela paixão e morte de Jesus, tende piedade de mim e perdoai-me. Amém.

— Pai, por vosso Filho Jesus, dai-nos o Espírito Santo. Amém.

ORAÇÃO PARA AS REFEIÇÕES:

ANTES: Abençoai-nos, Senhor, e a este alimento que vamos tomar, graças à vossa bondade. Pai Nosso…

DEPOIS: Nós vos agradecemos, Deus todo-poderoso, todos os benefícios que nos fizestes, especialmente este alimento que acabamos de tomar. Ave, Maria…

ORAÇÃO DA NOITE: Ó meu Deus, eu vos amo de todo o meu coração. Dou-vos graças por todos os benefícios que me fizestes, especialmente por me haverdes feito cristão e conservado durante este dia. Creio em vós. Espero em vós. Ofereço-vos tudo o que hoje fiz de bom e peço-vos que me livreis de todo o mal. (Exame de consciência.)

Reze três Ave-marias a Nossa Senhora, com a jaculatória: Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!"

(fonte: www.missoesredentoristas.com.br)

Share Button
Se gostou desse artigo...

 

comentário(s)

  1. Antonio disse:

    Não tinha reparado: No final da Salve Rainha, vocês escreveram “…ó doce Virgem Maria…”.
    Olhando agora no latim, observei que é assim mesmo que lá está: “…O clemens, o pia, o dulcis Virgo Maria”.
    Desde minha infância, e já faz muitos anos, rezava-se como muitos hoje: “Ó doce SEMPRE Virgem Maria”. Bem, acho que talvez se queira enfatizar a virgindade perpétua de Maria. Ou não?

  2. maria do carmo ferreira disse:

    Tudo o que se refere a oraçoes católicas e à Nossa Senhora é uma benção.

  3. maria neves disse:

    gosto imenso de ir a Fatima é um lugar bendito e de paz sinto-me contente e feliz quando lá estou.

  4. carla disse:

    amei esse site de orações eu pesquiso para minha catequeseque eu faso tenho apenas 9 anos

  5. belarmino pereira satos disse:

    oraçao do espirito santos
    creio
    salverainha
    ato de contriçao
    santo anjo
    e , mas, si, eu , for atendido desde, ja, o , meu muito o brigado,

  6. daniele disse:

    gosto de adimirar as coisas boias da vida e essa é uma delas parabéns pelo artigo

  7. Pedro disse:

    Obrigado. este artigo ajudou me a encontrar oracoes que ja ha muito nao rezava e ja sentia a sua falta.

  8. karla alexsandra disse:

    obrigada to fazendo catequeze e nao sabia algumas oraçoes e graças e esse site eu ja sei

  9. obrigada to fazendo catequeze e nao sabia algumas oraçoes e graças e esse site eu ja sei
    todas as que preciso saber

  10. joão batista disse:

    tudo sobre jesus e bom e isto e maravilhoso

  11. joao paulo disse:

    um ARtigo otimo para catequese

  12. nelcilene disse:

    bom minha filha e um catequesense eu procuro mantela nesse tipo de site goteei muito sim

  13. VANDEIR disse:

    muito bom este saite vcs estao de parabens

  14. jamille disse:

    gostei muito desse site ajuda muito as catequistas

Deixe o seu comentário