Ascensão de Jesus: o que é?

domingo, abril 27, 2008

ascensao ceus jesus espirito santo

No domingo (04/05/2008) celebraremos a Ascensão do Senhor. Mas, o que significa ascensão? Ascender significa "subir", portanto, ascensão significa "subida". Nesta data comemoramos a "subida" de Jesus aos céus quarenta dias após a sua ressurreição no dia da Pácoa. Ele promete a vinda do Espírito Santo aos discípulos e manda eles irem pelo mundo pregar o Evangelho.

Por isso, no domingo seguinte ao da ascensão vamos comemorar a Solenidade de Pentecostes ou do Espírito Santo, isto é, a vinda, a "descida" do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre toda a Igreja. Neste ano a comemoração de Pentecostes será no dia 11/04/2008. A data é móvel e varia de acordo com o dia em que for comemorada a Pácoa. Portanto, primeiro Jesus ressuscita, depois sobe aos céus e depois nos envia o seu Espírito Santo.

é importante não confundir ASCENSÃO COM ASSUNÇÃO. A ascensão se refere a Jesus que ascendeu (subiu) aos céus por seu próprio poder. A assunção se refere a Nossa Senhora que foi assunta (assumida, levada) aos céus pelos anjos, pelo poder de Deus e não pelo seu próprio poder.

Leia abaixo (entre aspas) um interessante artigo sobre a ascensão de Jesus.

"Evangelho: (Mt 28, 16-20)

Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Logo que o viram prostraram-se; alguns, porém, duvidaram. Então Jesus se aproximou e lhes disse: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo."

Hoje, comemoramos a ascensão do Senhor. Jesus cumpriu a sua missão na terra e sobe ao céu, vai para junto do Pai. No entanto, convém ressaltar que o Céu não está localizado acima das nuvens, como nossa imaginação humana descreve.

O Céu não é um local específico e tão distante. Jesus está bem mais próximo de nós do que imaginamos. Subir aos céus, ir para junto do Pai, não significa uma separação. Jesus nunca nos abandonou, nem nos deixou sozinhos.

O texto de hoje é o último capítulo do evangelho de São Mateus. Jesus, a única autoridade entre Deus e os homens, dá aos discípulos esta ordem: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Durante os quarenta dias de permanência na terra, após sua ressurreição, Jesus aparece por diversas vezes aos seus discípulos. Depois, retorna ao Pai na Glória Celeste. Agora cabe aos seus seguidores, guiados pelo Espírito Santo, continuar a obra de Jesus.

Como sempre, a mensagem deste evangelho é atual. Nós somos os discípulos! Cabe a cada um de nós a difícil tarefa de transformar todos os povos em discípulos seguidores de Jesus. Esse trabalho seria difícil e, até mesmo impossível, se estivéssemos sós, porém Jesus promete que nunca nos abandonar

"Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo". Estas palavras devem nos estimular, devem servir de alavanca para nos levar a assumir a evangelização. Assumir com garra nossa "herança" batismal, que é levar aos povos a Boa Nova da presença de Deus entre nós.

Jesus continua presente entre nós, presente em nossos lares e na comunidade. é uma presença invisível, mas real, concreta. Jesus está presente na sua Palavra e na Eucaristia. Está presente em nossas vidas, no nosso trabalho, em nossos momentos de oração, nos momentos felizes e, principalmente, nas horas de angústia.

Jesus é uma presença constante, está sempre ao lado de sua Igreja. Jesus está presente no nosso próximo. Presente, sobretudo naqueles que sofrem, nos pobres, nos humildes e nos menores. Quem quer de fato encontrar Jesus, deve procurá-lo entre os oprimidos, fracos e pequenos.

"Ele está no meio de nós!" Com muita convicção recitamos estas palavras nas nossas celebrações. Essa certeza deve acompanhar-nos sempre. Jesus continua presente em nossa vida, na história e nos acontecimentos do dia-a-dia. Jesus está ao lado de quem o anuncia e observa suas Palavras.

O Sacramento do Batismo nos incorpora a Cristo e à sua Igreja. O batismo nos confere a missão de propagar o evangelho e de testemunhar o amor do Pai que está manifestado em Jesus.

é o Espírito Santo quem nos sustenta nessa missão, quem dá forças, esperança e alegria. Com muita fibra, com perseverança, vamos viver e ensinar tudo aquilo que Jesus nos deixou. O mundo precisa aprender a praticar a justiça e a caridade em favor dos pobres e marginalizados.

(autor: Jorge Lorente – www.miliciadaimaculada.org.br)

Share Button

 

comentário(s)

  1. Silvania disse:

    Gostei muito desse site. Participo de estudos Bíblicos na minha Comunidade (Santíssima Trindade) da Paróquio São Pio X (Belo Horizonte), tendo nos auxiliado, bastante, no conhecimento da palavra. Agradeço a oportunidade de participar com vocês divulgando mais conhecimentos.
    Paz e Bem
    Silvania di Latella

  2. Dorival disse:

    Sou Ministro da Palavra e ficarei imensamente agradecido se vocês puderem me enviar antecipadamnente essas reflexões para que me ajudem nas exortações que faço nos finais de semana.
    Achei excelente a reflexão.
    ***** com louvor. Excelente

    Paz e Bem.

  3. cantodapaz disse:

    **** Dorival, Infelizmente não é possível, pois teríamos que antecipar toda a nossa pauta de artigos. Um abraço. ****

  4. maria p da silva disse:

    Gostei muito desse site; visito ele toda vez que posso. Isso ajuda muito a minha pessoa e também na minha comunidade. Nunca deixarei de visitar esse site. Espero que todos visitem, assim como eu visito. Paz e harmonia a todos. FIQUE COM DEUS.

  5. lucas disse:

    Gostei muito deste site!! Dá para aprender bastante e tbm educar jovens interesados na vida de Deus!

  6. Guiomar Faria disse:

    Gostei imensamente do Site. Sempre procuro essas leituras na Internet, pois parecem mais cheias de vida que os grossos manuais de nossa formação acadêmica. Sou advogada professora universitária aposentada, fui, na minha juventude ( JEC e JUC) participante ativa de movimentos católicos. Sempre senti falta desse alimento espiritual. Hoje estou viúva e só e aproveito os momentos de descanso da atividade profissional, mais rarefeita, para me reaproximar mais do calor da nossa bela Fé.

  7. José Augusto disse:

    Á toda a equipe, vocês são corajosos…! Não vou parabenizá-los porque isso seria muito pouco, vou fazer uma oração para todos… Receba com todo o Amor de meu Coração… “PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SEJA SANTIFICADO O SEU NOME…” Amém,

  8. jessica disse:

    adorei esse saite gostei de mais ta chau

  9. kennedy disse:

    MUUUUUITO BOM!!!!!!!!!!!!!!

  10. daniel de abreu disse:

    gostei muito de ter uma análise sobre a ascensão de Jesus Cristo.
    estou maravilhado de saber que um dia, ele ira voltar assim como foi assunto ao Céus.
    Graças damos à Deus que enviou o seu filho Jesus Cristo p/ salvar todos que nele crerem, levando-os para o Céus assim como ele o foi…
    Amém…

  11. geiza nascimento de souza disse:

    gostei muito pois encontre o que procurava

  12. marcos disse:

    muito lindo e bom

  13. Elisio Monteiro Pedro disse:

    GOstaria que minha vida seja bem contituida em pensar mal de alquem neste e puramente fiel comigo mesmo e conhecer mas o verdedeiro caminho que devo seguir.

  14. Hélder Manuel disse:

    É um bom artigo vai ajudar muitos a conhecer melhor jesus, ter uma vida de fé boa.

  15. MARIANE DA SILVA disse:

    MELHOR QUE ESTÁ TENDO! AJUDA -ME NA MINHA ESPIRITUALIDADE E NO MEU SERVIÇO COMO MINISTRA DA PALAVRA! QUE DEUS NOS CAPACITE!

  16. cleide disse:

    sou ministra de música na minha paróquia,gostei do artigo e tenho uma dúvida :qual musicas podemos preparar para essa celebração?

  17. waldir cremon disse:

    Adorei estas mensagens me ajuda muito pois sou ministro da palavra na comunidade são pedro apostolo da paroquia de santa inês em campinas.

  18. Guaolberto Bruno de Andrade disse:

    Bom o artigo. Comparando Lucas com os Atos, fiquei em dúvida acerca do monte ou local onde se deu a ascensão. Conheceria algo, com base na Bíblia,acerca do local onde a ascensão teria acontecido? Jesus havia ordenado a seus discípulos que, após a morte e ressurreição, fossem para a Galiléia, mas, ao que parece, a ascensão se deu na Judéia, bem ao Sul(Betânia?).
    Obrigado.

  19. João Manuel Vieira da Cunha disse:

    Não consigo entender como é que o “Filho de Deus”, que participou na “ascensão”, tem mais poder do que a “Mãe de Deus”, que só participou na “assunção”. Se o Filho de Deus é Deus, por que é que a Mãe de Deus não é Deus também? Ou por que não é Deusa? Ou ainda virá a ser? Agradecia uma explicação convincente que ajude a alimentar a minha fé.
    João Cunha
    Obrigado João Cunha

  20. Ângelo Tomás disse:

    A paz do Senhor esteja connosco. Eu gostei do assunto da ascenssao do Senhor para a desta do Pai e oro k continuem espalhando esta verdade. No que se refere a ascenssão, gostaria de saber se Cristo subiu carnalmente ou espiritualmente. Pelo que creio, é que Ele recussitou com corpo glorificado o qual os salvos tambem tomarao.Temos ideias diferentes com alguns irmaos e pedimos vossa ajuda, Amen. Eu creio que ascendeu fisicamente com corpo glorificado

  21. eliamariaribeiro disse:

    Boa noite!!gostei muito desse site,sou ministra do culto e da palavra,e vejo que estas reflexões me ajudam muito.Parabens!!!Paz e Bem!

  22. jane disse:

    o máximo!!! era exatamente o que eu procurava.aprendi bastante.

  23. Poliana disse:

    MARAVILHOSO linDOOOOOOOOOoo

  24. JOAOBATISTA DOS SANTOS disse:

    que maravilha de reflexao vai me ajudar e muito na celebraçao da palavra desse domingo na comunidade muito obrigado pelo seu trabalho maravilhoso paz e bem fica com Deus

  25. marilene disse:

    adorei a publicação o conteúdo é maravilhoso muito bom

Deixe uma resposta