30b. A humildade de Santa Clara

quarta-feira, abril 2, 2008

Santa Clara lavando os pés enlameados das servas que saíam do mosteiro, enxugando-os e beijando-os, de acordo com o exemplo de nosso Salvador, e às que trabalhavam dentro com obséquios mais laboriosamente, como se fosse uma serva que se paga, com toda prontidão expondo seu tenro corpozinho, às sãs, às enfermas e às débeis como se fossem suas senhoras, apresentava com todo esforço um serviço pronto e alegre, quando havia oportunidade.

Dessa forma a humilde discípula de Francisco, já feita mestra das virgens, como aprendera do santíssimo pai, parecia preferir não tanto o estar à frente quando o submeter-se, e não tanto impor às outras quanto carregar o jugo da santa obediência, como raiz de toda perfeição a humildade espontânea e em si mesma pela freqüência do exercício regava e cultivava para ajudar a plantá-la no coração das filhas pela eficácia do bom exemplo.

A pobreza evangélica, cuja herança o bem-aventurado pai deixara para os filhos em uma abundância incessante, ela, como filha legítima, não quis ficar sem a sua parte. Por isso, no início de sua conversão, a paterna herança, que a ela tinha chegado, fez ser desviada, e sem reservar nada do preço para si mesma, distribuiu tudo aos pobres.

(Legenda Menor 1, cap.2, n.3-5 – fonte: www.procasp.org.br – tradutor: Fr. José Carlos Correa Pedroso, ofmcap)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Rita de Cássia - Itajubá - MG disse:

    Queridas irmãs,que site mais lindo!Adorei e visitarei sempre!Um grande abraço pra todas vocês!

  2. Rosangela disse:

    gosto muito de pesquisar aqui,pois acho muitas materias para minhas aulas de catequese.

  3. Tatiane disse:

    Gostaria de dizer que gostei muito do site ele me fez muito bem DEUS abençoe e guarde vcs a paz de Cristo!

  4. Maria Terezinha Gomes disse:

    Irmãs queridas,lindo! esse site,que bom termos pais e mães espirituais que tragam a vida dos santos,é linda a vida de santa Clara.eu quero continuar tendo a confiança no SANTÍSSIMO SACRAMENTO.Shalom.

  5. Gessilene disse:

    Estou fazendo pesquisa sobre a virtude “humildade” para fazer uma palestra. Este texto muito me ajudou. Obrigada queridas irmãs!

  6. norma aparecida perrona naves disse:

    Esse texto amadas irmãs me consolou pois hoje estive triste pois tenho Doutorado e por circunstãncias alheias a minha vontade tenho tido de cuidar da casa, de minha mãe, da minha filha pois não tenho tido oportunidade de trabalhar na minha área. Só com muito sacrifício e humildade tenho conseguido viver. Carinho.

  7. Ir. Bernadete Lima disse:

    Agradeço por ter encontrado este site pois tem me ajudado muito nas minhas pesquisas franciscanas.Com carinho amizade

Deixe uma resposta