Domingo da Misericórdia

domingo, março 30, 2008

2º Domingo da Páscoa ou Domingo da Misericórdia Divina

Neste dia comemoramos o Domingo da Misericórdia ou 2º Domingo da Páscoa ou Domingo da Oitava da Páscoa. É também chamado de Domingo de Oitava da Páscoa, porque a Páscoa é comemorada durante oito dias como se fosse um dia só, tamanha é a alegria da Igreja pela ressurreição do Senhor.

Apresentamos logo abaixo um artigo sobre o significado do Domingo da Misericórdia Divina:

“No dia 22 de fevereiro de 1931, Ir. Maria Faustina Kowalska, apóstola e mensageira da Misericórdia Divina, recebeu o seguinte pedido de Jesus:

” Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em vós” (Diário, 47).
Quero que essa Imagem (…) seja benta solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse Domingo deve ser a Festa da Misericórdia” (Diário, 49).

O conteúdo desta Imagem está intimamente ligado à Liturgia do segundo Domingo da Páscoa. Com efeito, o Evangelho desse Domingo narra a aparição de Jesus ressuscitado no Cenáculo e a instituição do Sacramento da Reconciliação (cf. Jo 20, 19-29). Esta união está ainda sublinhada pela Novena, com o Terço da Misericórdia Divina, começando na Sexta-Feira Santa.

A Imagem representa Jesus Ressuscitado trazendo a nós a paz pela remissão dos pecados, pelo preço da Sua Paixão e Morte na Cruz. Os raios do Sangue e da Água que brotam do Coração (invisível na Imagem), transpassado por uma lança, e as cicatrizes das chagas da crucifixão relembram os acontecimentos da Sexta-Feira Santa (Jo 19, 17-18. 33-37). A Imagem de Jesus Misericordioso une, então, estes dois acontecimentos evangélicos que mais plenamente falam sobre o amor de Deus para com o ser humano.

Essa Imagem, além de apresentar a Misericórdia Divina, constitui também um sinal para recordar o dever cristão da confiança em Deus misericordioso e de um amor concreto ao próximo.

Com providencial solicitude pastoral, acolhendo o desejo de fiéis do mundo inteiro de exaltar a Misericórdia Divina, e movido pela ternura do Pai das Misericórdias, o Santo Padre João Paulo II estabeleceu que no Missal Romano, depois do título “Segundo Domingo da Páscoa”, fosse acrescentado “ou da Misericórdia Divina”.

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Valderlina Honorata da Silva disse:

    Este site vem nos fortelecer na fé, porque ele ofereçe muito subsidio. paz e bem a todos. Beijo.

  2. Acácio disse:

    esse site é um canal para adquirirmos a misericórdia de JESUS CRISTO. Peço a Ele que nos ajude a cumprir seus pedidos. A paz

  3. Jose Angelo disse:

    Irmã Faustina ou Sta Faustina está em minha oração diária. Peço e agradeço os beneficio que recebo. Foi importante na minha vida esta imagem. Jesus continua vivo em nós apesar de tantas heresias. Que o Senhor Deus me abençoe e me guarde.

  4. Euclides disse:

    muito importante para a nossa reflexão espiritual.É a evangelização a distância.Muito obrigado!Que Deus os abençoe!

  5. Eu pertenço a paróquia Sagrada Família novo mundo,o nosso pároco,e o nosso vigário,são da Polonia,a congregação deles começou lá,são os padres marianos,eles começaram com a divulgaçao da Misericórdia Divina.Nós tivemos a festa domingo com a bençao do quadro que está estampado o Jesus Misercordioso.eu confio em vós.Amém.Shalom.

Deixe uma resposta