Círio Pascal: o que é?

quarta-feira, março 26, 2008

O Tempo da Páscoa ou Tempo Pascal vai do domingo da Páscoa até a Solenidade de Pentecostes (Festa do Espírito Santo). Durante este período, o círio pascal (aquela vela grande que é acesa durante a Vigília Pascal, no Sábado de Aleluia) fica junto ao altar e sempre é aceso novamente durante as Santas Missas e Batizados. Ele representa Jesus Ressuscitado, que é a Luz do Mundo!

 

 

Passemos à leitura de um artigo explicativo interessante:

"EIS A LUZ DE CRISTO! DEMOS GRAÇAS A DEUS!

Você já prestou a atenção naquela vela grande bem decorada sobre um belo e enfeitado pedestal? Você já percebeu como aquela vela traz uma série de sinais, números e letras? A GRANDE VELA é o CÍRIO PASCAL: simboliza, recorda, faz a memória da pessoa de Jesus Cristo ressuscitado.

O CÍRIO PASCAL

É preparado, abençoado, aceso e conduzido para a Igreja na noite da Santa Vigília Pascal.

A grande celebração da Vigília Pascal se inicia normalmente com a bênção do "FOGO NOVO", fora do recinto da Igreja. Este FOGO NOVO, FOGO DA PÁSCOA, FOGO QUE QUEIMA, ILUMINA e AQUECE, recebe uma bênção especial, antes de ser aceso o CÍRIO PASCAL.

É com uma chama do FOGO NOVO BENTO que o CÍRIO é aceso. Terminada a preparação do CÍRIO PASCAL, inicia-se a procissão para introduzi-lo solenemente no interior da Igreja. Apagam-se todas as luzes para deixar o ambiente completamente escuro e eis o significado:

 

 

A Igreja toda às escuras simboliza o mundo em trevas, o mundo sem Deus, sem Jesus, sem o Evangelho. Nesta escuridão do mundo brilhou e brilha uma única luz verdadeira, a luz de Jesus ressuscitado, simbolizada pela Luz do CÍRIO PASCAL.

O CÍRIO, é aceso e elevado e apresentado aos fiéis reunidos através do cantor: "Eis a Luz de Cristo!" Os fiéis voltam-se para o CÍRIO, ajoelham-se e cantam: "Demos Graças a Deus!" O sacerdote prossegue até o centro da Igreja, faz novo anúncio e os fiéis respondem com o mesmo canto, em frente ao altar. O sacerdote coloca o CÍRIO num pedestal e incensa para significar a adoração que os fiéis prestam ao Ressuscitado. Logo a seguir, o sacerdote canta o "Exultet" (de alegria). Agora você pode participar de forma mais profunda da bênção do FOGO NOVO. Agora vamos ver o significado dos sinais, números e letras que decoram o CÍRIO PASCAL:

A CRUZ: A cruz encravada no CÍRIO, em geral de cor vermelha, lembra a Cruz de Jesus Cristo. Jesus e Cruz mantêm um vínculo indestrutível. Ao traçar a Cruz sobre o CÍRIO o celebrante diz: (no vertical) "Cristo, ontem e hoje, (no horizontal) princípio em fim".

AS LETRAS: As duas letras colocadas ao alto e embaixo da Cruz, o Alfa e o Ômega, são a primeira e a última letra do alfabeto grego. Ao cravar as duas letras o celebrante diz: "ALFA E ÔMEGA", quer dizer, "PRINCÍPIO E FIM".

O NÚMERO: O número 2008, que varia conforme o ano corrente, é a afirmação que Jesus é o mesmo, ontem, hoje e para sempre: O nº (2) A Ele e o tempo, o nº (0) é a eternidade, o nº (0) A glória e o poder e o nº (8) pelos séculos. Amém.

AS BOLINHAS (grãos de incenso): As cinco bolinhas que são afixadas à cruz, uma ao alto, outra ao centro, outra embaixo e as outras duas nos dois braços da cruz, simbolizam as cinco chagas de Jesus Cristo. O celebrante diz: (ao alto da cruz) "por suas Santas Chagas", (ao centro) "suas Gloriosas Chagas", (embaixo) "o Cristo Senhor", (à esquerda) "nos proteja", (à direita) "e nos guarde. Amém".

"A ELE O TEMPO E O PODER PELOS SÉCULOS. AMÉM" FELIZ PÁSCOA TEMPO PASCAL! Colaboração de Glorinha Sacristã Pastoral da Liturgia"

(texto entre aspas – fonte: http://www.loreto.org.br )

LEIA MAIS:

PARA LER SOBRE O SÁBADO SANTO, CLIQUE AQUI

O CIRIO PASCAL SUBSTITUI OUTRAS VELAS?

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Sergio R. França disse:

    Fiquei encantado com os artigos, com certeza irão fortalecer o conhecimento do grupo que atuo.

  2. Camila disse:

    Porque se coloca as chagas no Círio Pascal ?

  3. alessandra disse:

    Gostei muito das informações, além de serem informativas, são de fácil compreensão.

  4. José Márcio de Campos disse:

    Belo artigo sobre o Cirio pascal facil de entender!
    Parabéns

  5. Geovana disse:

    Boa tarde! Foi muito bom esse tema sobre o Sábado Santo pois vou passar para as crianças com muita segurança e de fácil entendimento. Abraços e uma feliz Páscoa.

  6. Madalena disse:

    gostei muito do artigo, agora posso falar do sábado santo com mais segurança para os catequizando. Obrigada.

  7. Olivia disse:

    Gostei muito,essas informações poderão ajudar mais os cristãos católicos .

  8. David pereira das neves disse:

    Sobre o comentário, gostaria de fazer esta pergunta: Qual o significado da Igreja ter que no sábado Santo durante a celebração da vigília pascal colocar várias leituras no segundo momento que é a Liturgia da Palavra?

  9. Maria Terezinha Gomes disse:

    Cristo é a LUZ do mundo,que está tao! Conturbado, tão endeusado.Shalom.

  10. marcia disse:

    sou catequista ,e procurava algo sobre o Cirio Pascal,fiquei muito feliz com o artigo,parabens

  11. luzia da silva de souza disse:

    oi tudo bem com vcs ?? amei tambem procurava sobri o significado do cirio as letras alfa e omega
    parabenscontinui com esses ensinamentos é muito bom
    otimo eu sou catequista sou de s barbara doeste s p b

  12. luzia da silva de souza disse:

    meu deus ta muito dificil hoji traballar com adolecetecoloque artigos sobri o crisma como cativar os adolecentes na igreja sou catequista do crisma mas ta muito complicado hoji traballar com os jovem peço oraçoes luzia

  13. gesilda pires rocha disse:

    adorei ! que bom se os catequistas e fiéis católicos atuantes na igreja aproveitassem para conhecer melhor o que praticam.

  14. cantodapaz disse:

    Caro António Carlos, paz e bem! Agradecemos a gentileza de nos escrever colocando a sua preocupação. Ora, o Cirio é sinal de Cristo Ressuscitado, Luz do mundo e em cada Páscoa o acendemos com o “lume novo” de modo solene. Todos os sinais e simbolos devem ajudar-nos a rezar mais e melhor senão perdem todo o valor. Não vejo nenhuma inconveniência um crente ter no seu oratório um Círio. Não conheço nenhuma norma que o proíba. Portanto, se lhe ajuda na sua oração penso que pode comprar um. Talvez compre um de tamanho médio. De qualquer maneira fale com o seu pároco.
    Quando rezar reze também por nós e pela nossa missão e continue a visitar o nosso site para maior glória de Deus e do seu servo Francisco.
    Frei Gilson Frede, Capuchinho (http://poco-da-palavra.blogspot)

  15. Diana disse:

    Este site é demais eu adoro isto!!! Espero que fiquem a saber que eu me dedico imenso à igreja!!!

  16. diana disse:

    Apetece-me resar tanto tanto que eu até quero resar com o padre e ser acolita este site e bueda fixeeeeeeee!!!…

  17. CLEONICE disse:

    FOI MUITO BOM CONSEGUI ENTENDER MELHOR SOBRE O CIRIO PASCOAL

  18. maria disse:

    Artigo em linguagem simples e fácil de entender, gostei muito e consegui tirar algumas dúvidas que tinha, feliz Páscoa a todos.

  19. karen disse:

    esse artigo foi bem interessante pude aprender coisa k eu ainda nao tinha vist. sem contar k ele e bem religioso .

  20. José da Silva Monte disse:

    Excepcional o que li de vocês sobre o Círio Pascal, uma maravilha de verdade. Agora me responda porque tenho dúvida. Conta-se que o Círio Pascal é acesso na fogueira da Vigília Pascal, isso ficou claro, e desejo saber, até o Pentecoste, na Igreja ao longo das Celebrações Eucarísticas, sobre o altar, pode ser acesa velas como se faz antes do Círio????? Porque em algumas Ingrejas já vi aceso apenas o Círio e em outras, além do Círio aceso, colocam-se velas acesas. Desejo receber resposta atravérs do meu e-mail (jsilvamonte@hotmail.com)- Um abração Monte.

  21. José da Silva Monte disse:

    Uma beleza, há muita gente que não sabe disso e é uma oportunidade excelente de aprender, porque quando nossos irmãos conversar besteira, dizendo que não faz sentido essas coisas da Igreja, então, temos argumentos de sobra para dizer prá eles sobre esses detalhes. – Agora, desejo saber, onde estar escrito que durante o tempo pascal que vai do Sábado da Vigília até a solenidade de Pentecoste, que nesse tempo não se acende vela na Igreja, só o Círio é acesso???? Obrigado e mande uma resposta.

  22. cris disse:

    sou catequista de eucaristia e gostaria de receber sim artigo como esses enriquecem os encontros

  23. MAURO ALVES PEREIRA DE ALMEIDA disse:

    GOSTEI DO ARTIGO. nO ENTANDO AGUARDO A RESPOSTAS DA PERGUNTA ACIMA QUE TB É MINHA PERGUNTA: o CIRIO PASCAL SUBSTITUI AS VELAS CELEBRATIVAS DO ALTAR?

  24. cantodapaz disse:

    Paz e bem! Ora, o Círio pascal não elimina as outras velas e luzes na Igreja. As velas na Igreja simbolizam a luz de Cristo ou Cristo luz do mundo e devem ser acesas sempre que se realizar uma função religiosa. Durante o Tempo pascal, o Círio deve ser SEMPRE aceso quando houver uma função religiosa e não se deve pensar: ah, já temos muitas velas acesas então não precisamos acender o Círio. É preferível não acender as outras velas e deixar só o Círio aceso. Outrossim, é do Círio que parte a luz para acender as outras velas na Igreja. Portanto o Círio não elimina as outras velas e luzes mas o importante é que o Círio não seja eliminado por causa de preguiça e desleixo. (Frei Gilson Frede, capuchinho (http://poco-da-palavra.blogspot.com)

  25. arimar disse:

    ajuda muito nas duvidas que temos no dia a dia.

  26. Eu queria dizer que eu nasci com uma marca de nascença com a marca do primeiro símbolo grego o ALPHA e queria uma resposta clara e objetiva para isto tudo por favor não é zoeira é fato me responde agora se tiver alguém ai do outro lado no blog.Sou brasileiro,nascido em Olímpia/SP.

  27. E sou católico e adorei muito,!.Sobre está página e seus conceitos.

  28. ana carolina disse:

    ñ consegui achar oq eu queria q chato

  29. CLEIDE disse:

    PARABENS,PARA NOS CATOLICOS OS ARTIGOS SAO MUITOS ESCLARECEDORES,POIS RARAMENTE TEMOS OPORTUNIDADES DE PARTICIPAR DE ESTUDOS PERTINENTES E MUITOS PARTICIPAM DOS DIAS DE FESTA NA IGREJA SEM SABER O SIGNIFICADOS .
    MUITO OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR

  30. poliana disse:

    q bom

  31. maria cristona machado simões disse:

    Amei estes trabalhos tão importantes na nossa igreja,eu que estava sem saber o que fazer pois fui responsável em decotar o ciro e não tinha nenhum conhecimento com fazer .foi Jesus que enviou vcs.Obrigada que Deus abençoe s todos

  32. Maria ferreira da Silva Barros disse:

    Externo a minha grande alegria pela vossa atenção.

    Desejo a todo equipa, uma Santa e abençoada páscoa. Oportunizo-me para agradecer também pela grande aula sobre o círio pascal.

    Deus continue os abençoando.

    Meu abraço e orações a todos os senhores (as).

Deixe uma resposta