Símbolos da Páscoa: ovos de chocolate, coelhos…

segunda-feira, fevereiro 4, 2008

A Páscoa ao redor do mundo

 

 
 

Os festejos da Páscoa em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados.

Na China

O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa

As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia

A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina

O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

Os Símbolos da Páscoa

Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade (a passagem do Mar Vermelho rumo a terra prometida e fuga da escravidão do Egito). É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo – "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz". Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal (no Sábado Santo à noite). Entre os seus símbolos encontram-se os Ovos de Páscoa, o Círio Pascal, o Cordeiro Pascal, o Coelhinho da Páscoa, o Pão e o Vinho e a Cruz da Ressurreição.

Os Ovos de Páscoa

A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. O pintinho, por exemplo, que está dentro do ovo da galinha chega à vida quebrando-o e, deste modo, sái de um "mundo" rumo a outro "mundo" muito melhor. Por este motivo, é costume usarmos ovos de chocolate na Páscoa. Aliás, as crianças (e os adultos também!!!) gostam muito te todos os tamanhos de ovos de chocolate, coelhinhos de chocolate, bombons sortidos etc.

 

Coelhinho da Páscoa

Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. É o sinal de fertilidade e de vida nova, que se multiplica.

 

A Cruz da Ressurreição

Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. É o sinal da nossa libertação, oferecida por Cristo gratuitamente.

 

O Cordeiro Pascal

Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho. O Cordeiro deve ser sempre simbolizado de pé, como sinal da ressurreição do Senhor. Em geral, ele traz uma bandeira como sinal da vitória de Jesus sobre a morte.

 

Pão e Vinho

Na ceia do senhor, a última ceia, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu Corpo e Sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. A última ceia foi a continuação de um ritual judaico de Páscoa que Jesus estava fazendo com Seus discípulos. No meio da celebração, o Senhor alterou o ritual e começou a falar de si: -"Este é o meu Corpo… etc"

 

O Círio Pascal

É a grande vela que se acende na celebração da Vigília Pascal, na noite do Sábado. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Ao acendê-la, o sacerdote canta três vezes em tons cada vez mais altos: -"Eis a Luz de Cristo!" E todos nós respondemos: – "Demos graças a Deus!". No círio está presente uma Cruz com as letras gregas Alfa e Ômega, em cima e em baixo, representando que Cristo é o princípio e o fim de tudo. Em volta da Cruz está os números do ano em curso, para representar que Ele é o Senhor do tempo e da eternidade. Podemos ver também cinco cravos espetados, simbolizando as Chagas de Jesus, agora resplandescentes e transfiguradas. Somente a partir da chama presente no Círio Pascal é que são acesas as velas de todos os que participam da celebração, como sinal de que é Cristo quem nos ilumina.

 

A Colomba Pascal

 

É aquele panetone em forma de pomba. Ele simboliza o Espírito Santo que desceu sobre Maria Santíssima e sobre os apóstolos no Cenáculo, cinquenta dias após a Páscoa. Daí vem o nome: pentecostes = penta = 50).

COMO SE CALCULA A PÁSCOA? QUANDO VAI CAIR?

A Páscoa sempre acontece na primeira lua cheia após a primavera na Europa (outono aqui no Brasil). A primavera na Europa tem um enorme significado de vida, pois durante o inverno toda a natureza fica morta, ressurgindo com o início de uma nova estação. Podemos fazer uma analogia da primavera com a Ressurreição de Jesus, que vence a morte. Bem, como estávamos falando, quando descobre-se qual o dia da primeira lua cheia da primavera, então passam-se a contar 40 dias (quaresma) para trás, sem incluir os domingos. Então chega-se à data que será a Quarta-Feira de Cinzas e o início da quaresma. Por isso, a Páscoa é uma data móvel, assim como a Sexta-Feira Santa, a Quinta-Feira Santa, o Carvanal etc.

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS:

   CORES LITÚRGICAS: O QUE SÃO?

   O QUE É A QUARESMA?

  DOMINGO DE RAMOS

  QUINTA-FEIRA SANTA

   SEXTA-FEIRA SANTA

  SÁBADO SANTO

  DOMINGO DE PÁSCOA

   SÍMBOLOS DA PÁSCOA: OVOS DE CHOCOLATE, COELHOS…

   O SIGNIFICADO DO CÍRIO PASCAL

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. cristina disse:

    achei super legal

  2. Flavia disse:

    Adorei esta página da net.

  3. Misa disse:

    achei irado eu sou cristão, congrego na comunidade cristã em POA, mais conhecida como igreja em POA. Achei bom porque mostra a importância de Jesus na páscoa e também mostra as nossas curiosidades!!!!
    Falô, um abraçao pra todo mundo e um dia IRADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!
    god bye,bye bye,arrevue mecie ou só tchau.

  4. regilene disse:

    é legal saber que a páscoa tem significados tbm em outras culturas.

  5. ana caroline disse:

    eu achei muito legal essa pagina da internet e tb muito interessante para fazer pesquisa sobre a páscoa

  6. everlaynne disse:

    eu acho que deveria ter mais simbolos da pascoa

  7. rayssa disse:

    poxa…
    eu kiria saber qual é o significado da
    uva na páscoa?

    eu tenho um trabalho para fazer e entregar..
    hoje
    e nao axei nada
    poww me ajudei aeww
    VLWW;;
    😛
    ahh!!o site de vcs tah muito shoooow..
    fuii
    me ajudei tah?

  8. cantodapaz disse:

    *** Rayssa, digite UVAS+PÁSCOA+SIGNIFICADO no google e você achará vários artigos para o seu trabalho. Um abraço, ***

  9. alice disse:

    eu quero saber o significados sobre uva e trigo sobre a Páscoa tenho que fazer um trabalho e nao consigo achar. adorei o seu site. bjos

  10. cantodapaz disse:

    *** Alice, Procure no Google (www.google.com.br) por:
    uva trigo páscoa significado Do jeito como está aí digitado. Um abraço.***

  11. marcela disse:

    eu achei muito legal ta muito muito show!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Anônimo disse:

    Muito legal. Amei.

  13. Anônimo disse:

    porque não tem peixe? porque o pão não é separado do vinho?

  14. thaylis disse:

    a Páscoa e uma data muito importante no ano e uma das datas comemorativas mais respeitadas. Eu adoro a Páscoa.

  15. mateus disse:

    Eu gostei disso pois usei pra fazer um trabalho da catequese.

  16. leticia disse:

    achei super mega legall

  17. leticia disse:

    ameiii

  18. alessandra disse:

    achei muito legal e interessante

  19. Queila disse:

    Super bacana, só achei que deveria ter o significado dos outros símbolos existente, para que a pesquisa do visitante fique completa.

  20. Anônimo disse:

    adorei o site
    Aline S.

  21. Ingryd disse:

    – Tireii minhas duvidas nesse site . Bem legal.

  22. tina disse:

    Ave, eu achei super dificel e lendo mais nao tem todos os simbolos da pascoa !!!!!!!!!!!!!!!

  23. ADRIELLE disse:

    EU ACHEI SUPER INTERESANTE MAIS ACHO QUE DEVE TER MAIS COISAS PARA COLORIR E MAIS COISAS QUE FALEM SOBRE O COELHO PORQUE O MEU TRABALHO E SOBRE O COELHO E NESSE SAITE NAO FALA QUASE NADA PORQUE SE E UM SAITE QUE FALA SOBRE OS SIMBOLOS DA PASCOA CLARO QUE TINHA QUE FALAR SOBRE O COELHO MAIS NAO FIQUE ZANGADO PORQUE EU VOU CRIAR UM SAITTE MUITO MELHOR QUE ESSE DAQUI.
    MEU NOME E ADRIELLE NARAH TENHO 16 ANOS
    E MORO EM SAO PAULO DATA 243\2009

  24. Anônimo disse:

    muito bom mesmo

  25. Anônimo disse:

    legal

  26. Reila disse:

    Achei muito esclarecedor e voltei aos meus tempos de criança em que minha mãe enfeitava óvos cozidos e colocava em ninhos feitos por ela e não existia esse comércio todo explorando algo tão divino e que vai se apagando de nossas mentes e principalmente das nossas crianças o verdadeiro sentido da Páscoa.
    Obrigado pela pausa que hoje fiz lendo este artigo!

  27. Jose Augusto disse:

    Faço parte de um boletim informativo paroquial, e este site de voces é maravilhoso, estou aprendendo muito e tambem os simbolos e fotos são maravilhosas, que DEUS os Abençõe e derrame muitas Graças em todos VOCES!!!
    Muito Obrigado à todos continuem sempre ASSIM…! Amém,

  28. Samara Crdoso Mariano disse:

    Eu amo a Páscoa. Gostaria de receber informações no meu e-mail.

  29. Ana vaci disse:

    Achei muito legal o site, mas gostaria ainda de saber se são só esses os símbolos da páscoa litúrgico, pois vamos fazer uma exposição de simbolos da páscoa em minha escola e gostaria de ter certeza do que vou apresentar.
    abraços
    ana

  30. gracielly disse:

    eu gostie muito foi massa meu

  31. Nete Cunha disse:

    gostei muito,porém, faltam algus símbolos e seus significados como:o peixe, a veste branca.o xpistos, o Sino etc. Um grande abraço e que Cristo permaneça em vossos corações.

  32. Larissa Liber disse:

    adorei o site sobre Jesus Cristo.
    Beijos

  33. gabrielly disse:

    amei o site tem coisas incriveis aqui

  34. Sonia Parode Assumpção disse:

    Gostei de tudo. Sou professora de teologia, sociologia e filosofia. tudo isso será de muita validade para minhas aulas de ensino religioso. Um forte abraço.

  35. Ana Paula disse:

    Eu amei esse artigo. De todo o meu coração, recomendo para todos, encontrei procurando figuras para um trabalho da minha filha de 6 anos e encontrei muito mais do que figuras. Nós ficamos maravilhadas de verdade.

  36. pedrim disse:

    eu gostei d+ pois eu consegui fazer o meu trabalho

  37. ana luiza disse:

    nao achei o significado da palavra xpestós…

  38. mama disse:

    achei muito legal ate fiz trabalho

  39. andreia gouveia disse:

    eu queria o peixe,o trigo e o vela + não tem

  40. gabi disse:

    É muito legal usei para fazer um trabalho.

  41. Não conhecia esse lado do site,é lindo! Parabéns.Amém.Shalom.

  42. ELE E MUITO BOM POR ISSO QUE EU ASSESEI TA

  43. bruna disse:

    eu queria algo sobre o significado do peixe na pascoa

  44. claudiana disse:

    Amei este artigo pois conheci o significado dos simbolos nas quais nunca tive ninguem que me orientasse na infância ou mesmo alguns nem sabia que existia

  45. flor disse:

    muito interessante

  46. vania maria disse:

    Simplismente maravilhoso, todos os simbolos são muito bem explicados, uma verdadei9ra aula de catequese.Obrigado e boa Páscoa a todos.

  47. nathalia disse:

    comer chocolate

  48. cássia disse:

    nossa esse site é muito bom consegui todas as respostas que eu precisava

  49. byah disse:

    eu gostei muito desse artigo ele foi muito legal pra mim ela é muito

  50. everton disse:

    que bonito

Deixe uma resposta