Campanha da Fraternidade 2008

domingo, fevereiro 3, 2008

 


A Campanha da Fraternidade de 2008 já tem tema: “Fraternidade e defesa da vida”; e o lema é: “escolhe, pois, a vida”. Este tema assume importância sempre maior no Brasil e no mundo em vista das ameaças e agressões constantes à vida, o bem mais importante e precioso sobre a face da terra. Nas suas múltiplas formas e manifestações, a vida é um bem impagável e indisponível; cada ser vivo manifesta, à sua maneira, a sabedoria e a insondável providência de Deus Criador. Não criamos a vida, mas temos o tremendo poder de destruí-la; e a destruição da vida pelo descuido e a imprudência humanas, ou pela ganância sistemática e cega, é ofensa ao Criador. Muitas formas de agressão ao ambiente, bem como a interferência leviana na natureza dos organismos vivos, coloca em sério risco a existência da muitos seres vivos, vegetais ou animais. Vem ao caso de perguntar: que tipo de mundo e ambiente estamos preparando para as gerações que virão depois de nós?! Tratando-se da vida humana, as questões tornam-se ainda mais preocupantes. A pobreza extrema e a falta de políticas sociais adequadas deixam a vida humana exposta a situações de risco e precariedade. A violência endêmica e o crime organizado ceifam numerosas vidas humanas, lamentavelmente, muitas delas, em plena flor da juventude! Submetida à lógica do mercado e da vantagem econômica, a vida humana acaba valendo muito pouco. A degradação ambiental, a contaminação e poluição das águas e do ar, em conseqüência de políticas econômicas irresponsáveis, desencadeiam mecanismos que põem em risco a própria sobrevivência da vida no nosso planeta.

É impressionante o número de abortos clandestinos realizados todos os anos no Brasil. São seres humanos inocentes e indefesos rejeitados, aos quais é negada a participação no banquete da vida. E com os abortos clandestinos, tantas mulheres também perdem a vida, em conseqüência de abortos mal-feitos. Legalizar o aborto seria a solução, para salvar a vida de muitas mulheres? É o que alguns pretendem. Mas essa solução seria trágica, cruel e imoral, pois ambas as vidas são preciosas, tanto mais, quanto menos culpa têm a pagar. A vida da mãe e do filho precisa ser preservada. A solução é a educação para a maior valorização da vida humana e para comportamentos sexuais conseqüentes com a grande responsabilidade de transmitir a vida a um novo ser humano. Ameaça não menos preocupante para a vida humana é a pretensão de legalizar a eutanásia, uma intervenção intencional e direta para suprimir a vida humana. O ser humano, desde o início da história, sempre teve a tentação de se tornar senhor absoluto da vida e da morte; claro, é pretensão dos fortes sobre os mais fracos. E isso não lhe trouxe nada de bom. Só Deus é senhor da vida, porque só ele é capaz de chamar do nada à existência e de dar plenitude à vida humana. Por isso escreveu no coração do homem esta ordem: “não matarás!” Proteger, defender e promover a vida é tarefa primordial do Estado, sobretudo a vida indefesa e frágil, como a dos seres humanos ainda não-nascidos, das crianças, idosos, pobres, doentes ou pessoas com deficiência. É ação política por excelência, que não poderá orientar-se pela lógica do “salve-se quem puder”, que só beneficiaria os mais fortes; ela requer o envolvimento solidário de todos os cidadãos.

A defesa da vida e da dignidade dos outros seres humanos contra toda forma de agressão, prepotência ou aviltamento interessa a toda a família humana; é manifestação suprema de fraternidade. O lema – “escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19b) – é tomado do livro do Deuteronômio. O povo hebreu, beneficiado pela ação libertadora e salvadora do Deus da vida, é colocado por Moisés diante da grave alternativa: escolher a vida e um futuro esperançoso para si e seus descendentes, permanecendo fiel aos mandamentos de Deus, ou escolher a morte, andando por caminhos de idolatria e servindo a “deuses” fabricados para a própria conveniência. Isso vale para a globalidade das decisões humanas: nossas escolhas têm conseqüências sobre a vida e o futuro. A escolha livre e responsável do respeito aos mandamentos de Deus e do seu desígnio de vida significa bênção, esperança, futuro. O desprezo ao desígnio do Deus da vida e seus mandamentos traz a desgraça, a morte. Esta é a grande questão posta pela Campanha da Fraternidade de 2008, que será ocasião para refletir sobre a complexa problemática que atinge a vida sobre a terra, em especial, a vida humana. Está em jogo o futuro da vida na Terra, nossa casa comum, e de todos os seus habitantes. Uma solução responsável só poderá ser solidária e fraterna, no pleno respeito ao desígnio de Deus Criador e Senhor da vida. (www.cnbb.org.br – autor: D.Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo)

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 Ó Deus Pai e Criador, em vós vivemos, nos movemos e somos! Sois presença viva em nossas vidas, pois nos fizestes à vossa imagem e semelhança. Proclamamos as maravilhas de vosso amor presentes na criação e na história. Por vosso Espírito, tudo se renova e ganha vida. Nosso egoísmo muitas vezes desfigura a obra de vossas mãos, causando morte e destruição. Junto aos avanços, presenciamos tantas ameaças à vida. Que nesta quaresma acolhamos a graça da conversão, tornando-nos mais atentos e fiéis ao Evangelho. Que o compromisso de nossa fé nos leve a defender e promover a vida no seu início, no seu crescimento e também no seu declínio. Vosso Filho Jesus Cristo, crucificado-ressuscitado, nos confirma que o amor é mais forte que a morte. Como seus discípulos queremos “escolher a vida”. Maria, mãe da Vida, que protegeu e acompanhou seu Filho, da gestação à ressurreição, interceda por nós, Amém!

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Robenilson disse:

    Deveria ter o livro da Campanha da Fraternidade disponivel, para que possamos fazer a reflexão diária do tema!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Luciano disse:

    Gostaria de receber a cifra para teclado da música “Escolhe pois a vida”, para poder tocar em minha comunidade. Obrigado.

  3. MAKES disse:

    Olá, deixam as cifras da CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 disponivel no site, ou se possivel mandem para mim. Agradecido. Makes Cerqueira da Silva – Paroquia Bom Pastor de Serrinha – Ba.

  4. cantodapaz disse:

    Olá pessoal, o livro da Campanha da Fraternidade deve ser comprado nas livrarias. Não podemos colocá-lo no ar para consultas. Quanto aos cantos e cifras, estamos providenciando para esta semana. Um abraço para todos e divulguem o nosso site.

  5. Ivan Zandoná disse:

    Gostaria de ter os cantos cifrados da Campanha da Fraternidade 2008. Trabalho com grupo de crianças da Paróquia São José de Constantina e não sou profissional da música. Não tenho muita habilidade para encontrar as cifras, pois demoro bastante. E se vocês tem os cantos cifrados me ajudaria munito. Se for possível gostaria de receber por e-mail. Fico Agradecido. Fiquem na Paz de Deus. Um abraço. Ivan Zandoná.

  6. Nani disse:

    qual o significado do lema da campanha da fraternidade me responde rapido ´´e da escoloa…´´ por favor…

  7. Marieta A. S. Resende disse:

    Olá gostaria que vocês enviassem a mim, todas as músicas cifradas da CF. 2008

    Aguardo um retorno anciosamente

    Atenciosamente
    Marieta. São Paulo

  8. cantodapaz disse:

    Oi pessoal, a partitura já está no ar. Um abraço.

  9. Marcos Borges disse:

    Gostaria de parabenizar o site, está muito bom, sou de Martinópolis-SP, por favor teria como me mandar um email com ´todas as músicas da cf 2008 e sua respectivas cifras. Ficarei muito satisfeito, pois estou precisando com urgencia. obrigado

  10. ivan cosceição disse:

    a CF
    está sendo um grande desafio para a sociedade
    parabéns pra as pessoas q estão organizando de direta e indiretamente…

  11. francisco de oliveira disse:

    Gostaria de ter os cantos cifrados da Campanha da Fraternidade 2008. não sou profissional da música. Não tenho muita habilidade para encontrar as cifras, pois demoro bastante. E se vocês tem os cantos cifrados me ajudaria muito. Se for possível gostaria de receber por e-mail. Fico Agradecido. Fiquem na Paz de Deus. Um abraço. francisco de oliveira .

  12. Denise Cristina da Silva disse:

    Por favor estou precisando as cifras dos cantos da campanha, se possivel passar para meu e-mail.
    Muito Obrigada.

  13. tyn!nhHh@... disse:

    oOoiIMm!!!
    eu gostey muthu du tema dexe ano e do lema!!!!!!!!!
    ñ sou catolica por escolha minha mas acho
    muthu bonito o objetyvo da campanha da fraternidade!!!!!!!!!!
    acho um exemplo q devemos segir!!!!
    tenho apenas 13 anos mas tenho minhas proprias opiniõs….
    amém…….

  14. Fernanda disse:

    Olá, no meu colégio o tema da campanha da fraternidade é esse, então eu tive um trabalho de religião para pesquisarmos sobre a campanha da fraternidade na minha busca encontrei esse site, e achei muito interesasante, tenho certeza de que achei o meu trabalho nesse site.
    Grata,
    Fernanda

  15. Fernanda disse:

    Olá pessoal olha eu de novo, dessa vez eu gostaria de saber se vocês sempre mudam o site dependendo da campanha ou se só a partir dessa campanha vocês criaram o site… ? Obrigada

  16. CANTO DA PAZ disse:

    **** Oi, pessoal! Já estão no ar as 17 PARTITURAS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE, conforme vocês pediram. Bom proveito nas suas Comunidades. Um abraço. ****

  17. cantodapaz disse:

    **** Oi, Fernanda. Nosso site está no ar desde o dia 4 de outubro (dia de São Francisco) de 2005. Obrigada por suas palavras. Um abraço,****

  18. roseli aparecida dos santos disse:

    gostaria de ter as cifras para violao da musica “em prol da vida” de pe. zezinho

  19. Lúcia Mota de Freitas Lima disse:

    Olá, Paz e Bem!
    Há mto que eu esperava este tema … que bom e é claro o lema tbm … valeu! MUITO BOM!
    Aproveito tbm e parabenizo-os pelo Site cada dia MELHOR! Eu pelo menos o fuxico MUITO … e como ele me ajuda!!!
    Em tempo, as músicas tbm eu amei!
    Fiquem à vontade para mandarem notícias do Site.
    Grande Abraço.

  20. Bia disse:

    oi
    Eu gostaria q vcs colocasem
    as musicas para q possamos baixar para o
    computador

  21. LUIZ A. PALMA disse:

    Preciso preparar uma celebração de encerramento da cf 2008 c/crianças da catequese, solicito um esquema, gostaria que fosse uma celebração da vida, desdo o ventre materno ate sua idade plena, sem falar muito da morte.

  22. Anônimo disse:

    Eu gostaria de receber o livro da campanha da fraternidade de 2008 por email, será que seria possivel?

  23. vocês são mil e não cinco estrelas ! Deus os abençoe, pelo belo trabalho estão realizando, necessitamos de sites como o de vcs, para consulta, continuem suas atividades.
    Já compus varias melodias para salmos, vamos gravar tudo em cd, e no tempo oportuno mandarei um presente a vcs. Sem mais. Abraços a vocês irmãos em Cristo. Aquino Grupo São José Operário
    Comunidade N.Sra Aparecida- Paróquia São João Bosco…

  24. cantodapaz disse:

    **** Obrigada, Inácio. Boa sorte na gravação do cd e obrigada pelo presente. Um abraço. ****

  25. Marise Farias disse:

    Trabalho muito com músicas litúrgicas e estou sempre procurando novidades.Gostei bastante do site por ser de fácil acesso e rápido na impressão das partituras.Obrigada! Deus os abençoe! Marise de Curitiba.

  26. fernanda disse:

    qual é o significado da campanha da fraternidade 2008?

  27. simone leal vero disse:

    Estou querendo comprar uma camisa da Campanha da Fraternidade 2008. gostaria de saber o preço.
    Muito obrigada.

  28. talita disse:

    esse site e otimo axei tudo q queria… graças a ele eu adorei e sempre q precisar eu voltarei xau..grata.  Talita.

  29. Jamerson disse:

    esse site e otimo axei tudo q queria… graças a ele eu adorei e sempre q precisar eu voltarei xau..grato

  30. Ana Carolina disse:

    Olha eu achei este site muito interessante, pois fala da campanha da fraternidade que é muito importante para muitas pessoas!!! parabéns para quem escreveu isto.

  31. Cyntia mayara disse:

    Onde posso comprar o livro da campanha da fraternidade 2008 em Salvador-BA?

  32. cantodapaz disse:

    **** Cyntia, você pode comprar nas livrarias católicas: http://www.paulinas.com.br, http://www.vozes.com.br, http://www.paulus.com.br ou http://www.loyola.com.br. Um abraço. ****

  33. Dekka disse:

    Olá eu preciso muito mesmo de uma parte deste livro , é a página 45 e 46 sem ser o texto base, por gentileza me ajude!!! pode enviar para meu E-mail?!

  34. Antonio disse:

    Gostaria de saber como comprar o livro na casa do pai qua tem a propaganda na contra-capa do livro da campanha do ano de 2008
    obrigado

  35. erika disse:

    foi boa

  36. ir. Clarice disse:

    Eu gostaria muito de receber a letra e cifra da música da Campanha da Fraternida que não me lembro qual o ano, mas é assim:”Seu nome é Jesus Cristo e passa fome…. Ref. Entre nós está e não o conhecemos, entre nós está e nós o desprezamos…”
    Se é possível me mandar eu agradeceria muito pois preciso para o meu trabalho de evangelização.
    Muito obrigada! Deus abençoe a todos vocês.

  37. Inajara disse:

    Seria maravilhoso se pudessem disponibilizar novamente o vídeo da CF 2008, pois seu hino é lindo e marcante.

  38. Marcelio Guimarães de Lima disse:

    Adorei! Precisei das partituras para a cf de 2010 e consegui neste site .Fui Franciscano Conventual por 8 anos e matei a saudade da espiritualidade franciscana neste site. Hoje atuo em uma Paróquia como músico e estou feliz.Estou cursando Psicologia na Uninove e me formo daqui a 2 anos, espero poder ajudar a muitos com minha profissão.Um forte abraço,PAZ e BEM !

  39. RAYANNY disse:

    Deveria ter o livro da Campanha da Fraternidade.

  40. rayane disse:

    eu achei atino

  41. lana disse:

    que bom

  42. flavia disse:

    gostaria de ter outra camiseta acho ela tao linda

  43. Graziela C F Morais disse:

    Olá gostaria que vocês me enviassem a partitura da música Banhados em Cristo, muito obrigado.
    Gostei do site, maravilhoso.
    Abraços.
    Graziela.

Deixe uma resposta