Tempo do Advento, Coroa do Advento: o que é isso?

domingo, dezembro 2, 2007

 

  LEIA O TEXTO ABAIXO E ASSISTA O VÍDEO
PARA SABER SOBRE AS CORES DAS VELAS DA COROA DO ADVENTO

As cores das velas do Advento são roxa, roxa, rosa e roxa, podendo também ser adotadas velas com as seguintes cores: roxa, vermelha, rosa e branca ou até também roxa escura, roxa clara, rosa e branca ou todas as velas vermelhas.

Geralmente na Igreja Católica a cor das velas segue a cor das vestes litúrgicas do sacerdote, sendo assim, a cor roxa é usada no primeiro, segundo e quarto domingos do Advento simbolizando a conversão e penitência e, a cor rosa no terceiro domingo (Domingo Gaudete ou "Domingo Rosa"), o qual simboliza uma amenização no roxo da penitência e a alegria em meio à expectativa da chegada de Jesus, que se aproxima.

Você conhece a Coroa do Advento? Sabe o seu significado?

Transcrevemos abaixo um texto dos capuchinhos de Portugal para que você possa compreender melhor.

O Tempo do Advento, são quatro semanas que antecedem o Tempo do Natal e nos preparam para melhor vivermos as alegrias do nascimento do Menino Jesus, que nos trouxe a Salvação com o Seu Santo Natal.

COROA DO ADVENTO

(esta pequena celebração, para acender cada uma das velas da Coroa, pode ser inserida pelo Celebrante logo no início da Santa Missa, após a acolhida inicial)

Bem, vamos ao texto:

"A coroa do Advento, com o progressivo acender das quatro velas, domingo após domingo, até à solenidade do Natal, é memória das várias etapas da História da Salvação antes de Cristo e símbolo da luz profética que, pouco a pouco, iluminava a noite da espera expectante até ao nascimento do Sol de justiça.

I Domingo do Advento – Coroa do Advento

II Domingo do Advento – Coroa do Advento

III Domingo do Advento – Coroa do Advento 

Em casa ou na igreja, dispor uma Bíblia e um arranjo ou suporte com 3 velas roxas (a serem acesas no I, II e IV Domingos do Advento), uma cor-de-rosa (a ser acessa no III Domingo ou Domingo da Alegria) e outra branca (para ser acesa no Natal).

A partir da II Semana, as velas da Semana anterior já estão acesas no início da Celebração ou do Encontro do grupo ou da família.

  CLIQUE AQUI PARA LER MAIS

  PARA SABER MUITO MAIS SOBRE O ADVENTO, CLIQUE AQUI

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. elisabete disse:

    Eu gostaria de saber quais são os significados das velas nas cores, amarela, verde e branca, na coroa do advento. Parabéns pelo site e muito obrigada.

  2. Benedito disse:

    Qual seria a melhor opção liturgica para as cores das velas da coroa do advento? E qual o significado de cada uma das cores? O que dizer ao acender cada vela? Poderiam me responder o mais rápido? Ficaria muitíssimo grato. Abraços e parabéns pelo site.

  3. pedro fantin disse:

    qual a musica que se canta enquanto se ascende as velas, me mande sugestão muito obrigado….

  4. Cláudio disse:

    qual o significado das quatro cores das velas
    da coroa do advento?

  5. Nelma Romualdo disse:

    Adorei esse comentario sobre os domingos do Advento. Eu como uma Cristã de Deus era curiosa pra saber. Obrigada.

  6. Olá, amigos! Sou Semninarista do último ano de teologia da Diocese de Campina Grande e estou enviando o endereço do meu blog para que seja divulgado no site. Este blog tem como finalidade oferecer uma opinião sob o enfoque cristão no que tange ao cotidiano. Desde de já agradeço a parceria.
    dezenilton.blogspot.com

  7. MARIA LINDAURA PITOL FALQUETO disse:

    EU SEMPRE ESTOU A PROCURA DE ALGUMA NOVIDADE PRA PASSAR PRA MINHAS CRIANÇAS DA CATEQUESE ,VENDO ESTE SITE ACHEI MAGNIFICO,GOSTARIA DE PODER ESTÁ RECEBENDO TUDO QUE SE REFERE AO ANO LITÚRGICO. OBRIGADA,DEUS OS ABENÇOE!!!

  8. ELIANA disse:

    O artigo superou e muito as minhas dúvidas qto. ao Tempo do Advento

  9. J Ricardo disse:

    o artigo é excelente só ficou faltando a IV semana.
    Esqueceram?

  10. cristiana disse:

    Em vários artigos na internete percebi que há contradições sobre a coroa do advento.Acredito que o motivo seja a origem pagã da coroa. Na igreja a qual frequento as cores são Roxa, verde,vermelha e branca.Em algumas fontes as cores são 3 velas roxas e uma rosa, mas encontrei até amarela.Eu gostaria de saber o significado delas.
    Obrigada

  11. maria luiza dias pereira disse:

    esse artigo e um que explica muita coisa .

  12. teka disse:

    Parabens pelo site, maravilhoso!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Quais são as cores das velas do advento e a sequencia para ascende-las?
    1ª Roxa
    2ª Vermelha
    3ª Rosa
    4ª Verde e o significado de cada vela.
    Obrigada, um gde abraço.

  13. MUITO BOM SHOW DE BOLA ARREBENTOUUUUU

  14. Maria Aparecida disse:

    Gostei muito das explicações sobre a Coroa Do Advento.

  15. Dionisio Tonatto disse:

    Gostaria que a igreja unificasse as informacoes, pois estou procurando informacoes sobre o significado da coroa do advento e de cada cor de vela e o que simboliza e vejo que nao ha uma uniformidade ( ja pesquisei em diversos sites catolicos) nas cores e nem todos colocam o que significa cada cor, como sugestao como leigo acho que a igreja deveria sentar e definir melhor toda simbologia para que possamos passar de forma correta as informacoes para aquelas pessoas que nos perguntam

  16. luiza santos disse:

    gostei muito deste comentário, mas, eu gostaria muito de saber o significado da vela verde no advento! se for possível me envia, ok?

  17. luzinete disse:

    Eu gostaria de saber o significado das velas azul, verde, amarela, vermelha, verde. e também das quatro roxas, e uma rósea.desde já agradeço.

  18. luzinete disse:

    Também a sequencia de ceder cada uma delas,quando é 3 roxa e 1 rósea.

  19. alaide aparecida dos santos soares disse:

    adorei o artigo, gosto muito de ajudar na liturgia da minha Comunidade, por isso adorarei receber sugestões para todas as celebrações. Obrigada, Alaide

  20. elcira disse:

    gostei muito deste artigo pois faço a coroa do advento fazem 3 anos mas não sabia direito qual significado so sabia que era a espera da chegada de jesus,obrigada pois agora entendi tudo.

  21. dorafurtado disse:

    Queria receber mensagens pois sou catequista de iniciante par melhor esclarece a palavra de Deus obrigado

  22. gostaria que fosse mais devulgado, com certesa e´de muito profeito, para nos cristao,que Deus nos ilumine a todos nesse tenpo do advento e en nossa camihada e que vamos celebra um natal com muito amor e paz e que o principe da paz nasça em nosso coraçaõ amem.

  23. Maria das Graças Pereira Silvestre disse:

    é um artigo catequetico , uso ele para orientar a equipe de liturgia , passei para a catequista orientar os catequisandos é muito bom, parabéns.

  24. angelina lopes disse:

    gostaria de saber o significado das cores velas do advento qual se acende primeiro? Significado de cada cor?

Deixe uma resposta