O enigma de Nossa Senhora de Guadalupe

quarta-feira, junho 20, 2007

 

(Manto do índio exposto na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, México)

 

LEIA E CONHEÇA:

Nossa Senhora de Guadalupe, ou Virgem de Guadalupe, é um culto mariano originário do México. É considerada a Patrona da Cidade do México, do México (País) e da América.

misterio nossa senhora guadalupe olhos manto tilma juan diego mexico milagre

Sua orígem está na aparição da Virgem Maria a um pobre índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531. 

Nossa Senhora apareceu a Juan Diego e identificou-se como a Mãe do Verdadeiro Deus, instruindo-o a dizer ao Bispo que construísse um templo no lugar. O Bispo, porém, não acreditou na estória que o índio lhe contou. Por isso, Nossa Senhora pediu a Juan Diego que se dirigisse ao alto de uma montanha árida e lá colhesse flores para levar ao Bispo em sinal de que era a própria Mãe de Deus que lhe pedia a construção do templo. O índio, então, se dirigiu ao local indicado e, para sua surpresa, encontrou muitas flores. Colheu-as e encheu a sua tilma com elas. Depois, dirigiu-se à residência do Bispo. Ao ser recebido por ele e por sua comitiva, disse que trazia rosas como um sinal vindo do céu. Ao "abrir" o seu manto, soltando-o da cintura, todos viram as flores, mas também viram a linda estampa que Juan Diego trazia estampada na tilma.

Foi um espanto geral! A imagem da Virgem Maria estava impressa milagrosamente em seu tilma (manto), um tecido de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 20 anos, mas que até hoje não mostra sinais de deteriorização, desafiando qualquer explicação científica sobre a sua origem.

Em ampliações feitas posteriormente, da face de Nossa Senhora, com o auxílio de poderosos aparelhos científicos e de computadores, percebeu-se que há em Seus olhos uma imagem gravada, a qual parece refletir as pessoas que estavam à Sua frente (à frente da Virgem Maria), em 1531, naquela sala:

* Juan Diego,

* o bispo,

* além de outras pessoas.

O assunto tem sido objeto de inúmeras investigações científicas.

É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de Dezembro.

 

LAUDO CIENTÍFICO

Você não pode deixar de assistir aos vídeos sobre o mistério de Nossa Senhora de Guadalupe, que se encontram abaixo. No primeiro filme, é narrado o fato de que muitos cientistas têm ido ao México, à Basílica de Guadalupe para decifrar o enigma do manto (tilma) do índio Juan Diego, onde está gravada a imagem de Maria, e que se encontra exposto para visitação dos fiéis. Este enigma contém dois mistérios:

 

1) A TILMA (manto) E A "PINTURA":

a) O primeiro milstério, com o qual se deparam os cientistas, é o material com que foi feito a tilma: uma fibra vegetal, própria do México, que possui uma durabilidade estimada em 20 anos. Depois disso, ela começa a se oxidar e a se deteriorar. Aqui encontra-se o primeiro mistério: o manto está em perfeita conservação já há 500 anos. Fato para o qual os experts não encontram uma explicação lógica.

b) O outro mistério sem uma explicação convincente é a respeito da pintura impressa. Ao longo de muitos anos foram feitas várias investigações científicas, como por exemplo, a de um cientista austríaco (vencedor do prêmio Nobel de Química), em 1936, ou a de um professor em 1954 e, a última, a de dois cientista americanos.

 

Estes cientistas dos Estados Unidos estudaram a imagem da Virgem Maria com raios infra-vermelhos, ficando vivamente admirados.

De acordo com o laudo que apresentaram, não há qualquer traço de pincel no manto, o qual, nem sequer estava preparado para receber uma pintura.

Parece-lhes uma imagem impossível. Continua o laudo: os pigmentos de "tinta" existentes na imagem não têm origem nem no reino animal, nem vegetal e nem mineral; não pertencem a nenhuma categoria existente neste mundo. Também não é uma pintura sintética.

 

2) OS OLHOS DA IMAGEM:

 

 

Em seguida os cientistas se dispuseram a estudar os olhos da Virgem de Guadalupe com potentíssimos aparelhos e computadores. Verificaram, então, que dentro dos olhos da imagem existem figuras refletidas – como os olhos de uma pessoa, por exemplo, quando está de frente para uma janela luminosa. Estas figuras são humanas, mais precisamente, são o índio Juan Diego, o bispo, um índio e outras pessoas, todas presentes na sala onde o índio "abriu" o manto para mostrar as rosas. Assista agora o vídeo:

 

 

O LAUDO ESPECÍFICO DOS OLHOS DA VIRGEM MARIA

A córnea direita da imagem mede apenas 8 milímetros e ela reflete imagens, como um espelho, que somente é possível de acontecer com seres VIVOS. Portanto, Maria aparece na tilma como uma pessoa VIVA. Dentro desta córnea foram encontradas as seguintes figuras:

 

1) Um indígena sentado com a pernas cruzadas; posição típica dos inkas daquela região;

2) O rosto de um ancião com características espanholas; identificado como sendo a face do bispo. Foram comparados quadros pintados com a figura do bispo com a imagem contida na córnea da Virgem e constataram que era realmente o bispo;

3) Um outro espanhol, que, como se sabe, servia de intérprete entre o bispo e Juan Diego;

4) Uma mulher negra. Sabe-se, historicamente, que o bispo libertava os escravos e que havia uma que trabalhava na sede episcopal e que se chamava Maria;

5) Uma família com seis pessoas, dentre elas, crianças. A Igreja vê neste fato uma chamada de atenção de Nossa Senhora para a importância da família, hoje em dia tão atacada;

6) Um índio com a tilma abaixada (esticada) contendo a imagem. Esta figura é a de Juan Diego.

 

Verificou-se igualmente que todas estas figuras olham para a mesma direção; olham para Juan Diego que traz em si a sagrada estampa da Virgem Maria.

Foram 20 anos de estudos para se chegar a este laudo científico.

Assista agora o vídeo sobre o mistério dos olhos de Nossa Senhora:

 

  CLIQUE AQUI e leia sobre O MISTÉRIO DE GUADALUPE CONTINUA! MILAGRE! HOJE!!!

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Roger Lima - Presidente Prudente / SP disse:

    Boa Tarde! Gostaria de parabenizar a toda a equipe que trabalha o site cantodapaz.com.br, parabéns pelo belíssimo trabalho! Muito obrigado Kátia Lima pelas mensagens; tenho acompanhado e gostado muito. Mais uma vez parabéns pelo belíssimo e importantíssimo trabalho de evangelização e divulgação das graças de Deus!!! Que Deus os abençoe!

  2. Fernando disse:

    É algo extraordinário!
    Um abraço!

  3. ednilson disse:

    Olá, gostei muito do site, pois sou congregado mariano há mais de doze anos e sempre estarei acessando a site para nos auxiliar nas nossas reuniões. Um abraço e salve Maria!

  4. Lídia disse:

    Eu fico muito feliz em ver um artigo tão completo sobre minha N. Sra. de Guadalupe, pois digo minha uma vez que sonhei com ela, sem sequer conhecê-la… e agora descobri que estive espiritualmente, acho, na Ermida dEla que fica em Portugal. É exatamente o local do meu sonho, no qual alguém me entregava uma vela, em formato de rosa branca e me dizia que levasse a vela, já acesa a um altar, que continha um cartão com o meu nome e as dádivas que Ela me daria… e que por fim, beijasse a imagem da Santa, envolta em muita luz. Acordei emocionada e chorando! Desde então, tenho rezado pela intercessão dEla, e preciso, sinto necessidade de divulgar esse sonho lindo. Obrigada pelo precioso e completo artigo e pela oportunidade de dar meu testemunho.

  5. Viviane disse:

    Infelizmente tem muitas pessoas que nao tem
    a grandeza de compreender, que tudo isso
    é real e que defitivamente é um milagre de
    DEUS.

  6. Juliane disse:

    Os sinais de Nossa Senhora de Guadalupe são para mim uma prova viva da presença da Maria em nossas vidas, que nos motiva a orar e buscar a Deus cada dia mais.

  7. roberto andrade disse:

    Gostei do assunto. Já faz algum tempo o programa Fantástico apresentou uma reportagem com esse mesmo conteúdo. Precisamos ficar atentos a mensagem do astral através da virgem Maria. Nossa Mãe. Sua mensagem e seu exemplo!!

  8. Marli disse:

    No percurso de Iepê e Nantes, interior de São Paulo, de carro, presenciamos uma faixa azul no céu, da dimensão de um arco íris durante o dia. Acredito que seja o manto de Nossa Senhora de Guadalupe.

  9. Maria Terezinha Gomes disse:

    Eu sou madrinha das vocações,todo mês recebo o boletim das madrinhas,não faz muito tempo estava a história de Nossa Senhora de Guadalupe,é coisa mais linda!Amém.Shalom.

  10. lUCIA disse:

    Extraordinária a matéria .
    Gostaria de saber como aduirir os vídeos. Moro em Recife-PE. Onde encontar? Como comprar?
    Aguardo contato.
    Muito grata
    Lúcia Siqueira

  11. aleadal filho disse:

    Muito boa a matéria; já me era conhecida. Tenho ouvido de alguns a “esperada” resposta: “devem ser cientistas católicos e escolhidos pela Igreja!”.
    A eles pode parecer um “arranjo”, mas para nós é fato real e feito com honestidade. A mentira dizem ter pernas curtas; mas, por vezes ela se espalha tanto que se torna difícil dissipá-la. Porém, Deus está vendo tudo. Avante!

  12. Custódia Santos disse:

    Lindo! Como pode o homem finito, compreender o infinito?! Senhor, dá-nos uma fé bastante grande, que não precise de provas. Torna-nos humildes e simples e, que isso nos baste.

  13. tiago abib disse:

    impresionante, fantástico!!! de arrepiar e crer! sem comentários, sem esplicação! parábens pelo artigo!

  14. Rosangela disse:

    É algo realmente maravilhoso, inexplicável e consolador, depois de tantos anos uma imagem tão perfeita que já deveria ter se deteriorado e ainda está perfeita. Perfeita pra nos mostrar da Grandeza de Deus e de Maria pra nos salvar de nós mesmos.

  15. Teresinha. disse:

    A história e milagres de N. S. de Guadalupe são os maiores do mundo, que eu saiba, visíveis e paupáveis até hoje, no México. É ir e ver para crer.

  16. Carlos Arruda disse:

    Deus abençoe esse trabalho de vocês. Já conhecia a história, mas é necessário continuar divulgando, pois infelizmente ainda existem católicos que são indiferentes a Nossa Senhora. Amo jesus e o tudo que Ele me da. Amo Nossa Senhora porque ela me ensina a meu Jesus amar.

  17. Arnaldo Nunes disse:

    Me emociona bastante ver matéria extraordinária sobre minha Mãezinha de Guadalupe. sou prova viva de grande milagre.

  18. JONAS DE JESUS MIRANDA disse:

    É ÓTIMO ESTE SITE, ISSO AJUDA A AUMENTAR NOSSA FÉ
    ENQUANTO OS MEIOS DE COMUNCICAÇÃO, PRICIPALMENTE A TV, SE PREOCUPA EM MOSTRAR FILMES E NOVELAS INDECENTES, DEVERIAM MOSTRAR ISSO, AS COISAS DIVINAS.

  19. Maria da Conceição Silveira disse:

    Muito bom esse artigo me emociona. Muito obrigado pelo o carinho de vocês. Um abraço que Deus ilumine sempre.

  20. Lóla Prata disse:

    Quero deixar gravada a minha alegria em ver o novo milagre da Virgem, o de estar grávida. Impressionante. Parabéns pelo site e obrigada pelas mensagens cristãs. É meu sítio fértil de pesquisas de fé. Viva 2009.

  21. Doelcio Otobone disse:

    Este artigo foi muito bem elaborado mostra toda a verdade sobre Nossa Senhora, que pena que até muitos dos eleitos hoje em dia estão de deixando levar por falsos profetas e deixando de crer no poderoso amparo de nossa Mãe. Parabéns a toda equipe e continuem falando de todas Marias, porque todas são uma só que é a Mãe de nosso Salvador.

  22. maryanne disse:

    Adorável, simplesmente adorável!!!!!

    Tenho que testemunhar que, minha amiga Cida, há 6 anos atras, mto devota de N.S.Guadalupe me chamou p fazermos uma novena pois, ela queria uma familia; fazíamos aos sábados (ela é médica e era o único dia sem plantões e nem tínhamos em mente que o sábado é consagrado á Nossa Senhora)finalizando com a Santa Missa;para a confirmação de nossa história, eu também me casei,só que, meu marido e eu ao procurarmos uma igreja para casar, porque ele queria que fosse ainda naquele ano(2002),para nosso espanto e alegria, a única igreja disponivel era a de N.S. de Guadalupe no dia 20/12 e a minha amiga casou-se no dia 21/12(e tudo isso acontecia em uma igreja de pe.Franciscanos!)
    Temos uma família consagrada a Virgem de Guadalupe!!!!!
    Hoje, minha amiga já tem 2 filhinhos e a realização de ter uma família, que também é o projeto de Deus para nós seus filhos!!!
    Deus seja louvado!!!

  23. JOÃO disse:

    ACREDITO PLENAMENTE EM NOSSA SENHORA MÃE DE JESUS,NA SUA SUPER BELEZA E NO SEU ENORME PODER,POIS NAO NOS PODEMOS ESQUECER QUE ELA É MÃE DE DEUS-MENINO,DO DEUS QUE CRIOU O CÉU E A TERRA,DEUS ESSE QUE DEU A SUA VIDA POR AMOR E SALVAÇÃO DE TODA A HUMANIDADE, E QUE CONCEDEU TODO O PODER A SUA MÃE PARA DISPOR DE TODOS OS MILAGRES QUE ENTENDA,ONDE E QUANDO QUISER,DAÍ ACREDITAR PLENAMENTE EM TUDO FEITO POR ELA…..

  24. Paulo Aguiar disse:

    As últimas palavras de Jesus Cristo na cruz foi a entrega da Virgem Maria como mãe de São João (representando a humanidade) e este como seu filho. Neste momento recebemos esta graça infinita que podemos recorrer para chegar a Deus. Depois o filho a levou para casa, como todos nós que confiamos em Jesus, devemos fazê-lo. Pena que os protestantes prefiram ignorar esta graça e fiquem até ofendendo a mãe de Jesus. Mas nós católicos podemos nos alegrar com a presença de nossa mãe celestial, intercessora bem-aventurada. Somos felizes.

  25. ana maria tenorio disse:

    Muito lindo. Eu acredto na Mãe de Guadalupe.Q uando Glória Pollo esteve aqui, deu de presente a um seminarista a Virgem de Guadalupe, para que ele levasse a Mãe até as famílias. Eu estou levando com ele e uma amiga. Já vimos varios milagres aconecerem. pode acreditar. Não é mentira. Nossa Senhora existe e pessoas não acreditam. Para termos esta certeza temos que ter o Espirito Santo de Deus, por que ELA é cheia do Espirito Santo, quem não tem não pode conhece-la. A Paz de Jesus e o Amor de Maria.Amém!

  26. SAMARA disse:

    É IMPRESSIONANTE O MISTÉRIO DA PINTURA DA VIRGEM DE GUADALUPE, FICO TRISTE EM SABER QUE PESSOAS AINDA DUVIDEM POIS AS EVIDÊNCIAS SÃO MARCANTES, INCONTESTÁVEIS.

  27. Ana Rosa disse:

    Parabéns pela matéria! É sempre muito bom sabermos mais da nossa Mãe do Céu, que é também a Mãe de Deus vivo e encarnado, Jesus. Maria, sempre cheia do Espírito Santo, continua firme conosco na caminhada rumo ao céu. Por ela chegaremos a Jesus, que nos apresentará a DEUS PAI. Ela é minha Mãe, minha comadre, minha amiga, minha companheira, minha defensora, minha intercessora, enfim…minha Nossa Senhora.

  28. lilian gratao pacheco disse:

    Olha estou estarrecida pelo o que há de mais lindo,como ainda, tem gente q fala q nao tem Nossa Senhora, imagina se tem alguem nesse mundo um filho sem Mãe!!! sem ter nascido de uma mae, gente está ai a prova viva, Deus é Pai não é padastro, o que precisemos é de nós nos unitmos,e todas a religiões, ver que o primeiro milagre foi fé, por causa de nossa Mãe Maria, não tem nada que uma Mãe peça ao Filho que Ele nao faça. Esta materia é linda, parabéns ao México por ter esta historia linda, igual a nossa aquii no Brasil, que é a nossa neguinha com todo o respeito, Mas aqui na minha casa eu trato a nossa senhora Aparecida assim,do mesmo jeito que eu trato a n.s de Fatima -minha braquela, mas é com muito amor. Mexicanos não deixem esta historia morrer.pois isso é lindo demais!!!! Vocês sao abençoados, igual a nós aqui no Brasil..Fiquem todos com Deus e Nossa Senhora de Guadalupe…..

  29. maria da gloria disse:

    È absolutamente maravilhoso!
    Estou muito feliz por ter conhecido estes fatos

  30. Reinald Amarilho Filho disse:

    Adorei esta matéria, e muito abençoada, sou apaixonado pela história de Nossa Senhora de Guadalupe……… E um mistérios de Deus, compreender este manto, até os mais estudiosos, não sabe como foi gravado do manto do Indio Juan Diego…. Dou Parabens para esta matéria, fique com Jesus e sem Maria………..

  31. EDVÂNIA disse:

    NOSSA, ESTA HISTORIA ME COMOVEU E ME CONVENCEU MAIIS UMA VEZ QUE DEUS EXISTE!

  32. Simone disse:

    Muito bom este site. Tenho me apaixonado cada vez mais por Nossa Senhora e este material me ajudou no meu processo de conhecimento sobre Nossa Mãe. Parabéns.

  33. adson leonardo disse:

    É incrivel a historia de Nossa Senhora de Guadalupe, esta historia me comoveu. Muito linda… Viva Nossa Senhora…

  34. Inês Ferreira do Nascimento disse:

    Gostei muito de conhecer essa história, pois até o momento não a conhecia. Só ontem assistindo o programa “Direção Espíritual” ouvi o Pe Fábio de Melo falar sobre este mistério; Fiquei cheia de curiosidade para conhecer, achei incrível,me senti renovada na fé em Sossa Senhora.

  35. FRANCISCO EDSON CUNHA SIDRAO disse:

    gostaria de dizer para todos em que tem duvidas que olhe para o ceu e veja a grandiosidade do imenço firmamento que so um grande Deus poderia ter feito com todo o carinho para todos nós e o melhor sem pedir nada em troca este é um verdadeiro e grande bom Deus nosso amen.

  36. João Carlos Pivato disse:

    Se eu acreditava no poder da Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. Apos assistir os videos e ler a matéria Passei a acreditar muito mais.Sem duvida que quem esta naquele manto é a Virgem Mãe de Nosso Salvador procurando de todas as maneiras que nós, seres humanos nos convertemos por inteiro. Que deichamos de lado nosso egoismo e passamos amar cada pessoa como a nós mesmo. Tambem esta pedindo que os pais de mais atenção a seus filhos que a familia seja um lugar de acochego e amor. Não de intrigas traição e divórcios. Precisamos cair na real. Olhar a nossa volta e reconhecer que o que o ser humanos esta fazendo não tem sentido. Pois tudo gira em cima do capitalismo e do individualismo. E isso E isso com certeza não é o que Jesus e Sua Mãe Santissima quer. Fico muito triste de saber que existem milhoes de pessoas que não acredita no poder de Deus no poder de sua Mãe e vivem como essa vida fosse a única.’Pai perdoa pois essas pessoas não sabem o que fazem’. Hoje meu dia foi muito feliz pois o que eu li foi MARAVILHOSO. É incrivel. Agradeço ao Padre Fabio de Melo pelo comentario sobre o manto. E com issso eu pesquizei. Voces estão de Parabens pelo site.

  37. alzerina alva barbosa disse:

    muito lindo, só almenta nossa fé.

  38. Sandoval disse:

    Maravilhoso ! Com N. S. de Guadalupe vemos que não há mais nenhuma dúvida da intercessão de Maria e da sua presença real em alguns momentos na História da Humanidade.

  39. josé aderaldo disse:

    este artigo é muito bom para que os nossos irmãos separados passem acreditar mesmo, não querendo eles N.Senhora foi a unica escolhida como sacrario vivo do filho de Deus, e este dogma ninguem pode tirar dela.
    Nossa Senhora Não é Deusa mais sim uma seva fiél que se colocou na condição de escrava do Senhor ou serva. Aquela que aceita tudo que o seu Senhor ordena fazer sem o questionar. Para quem não acredita em Nossa Senhora busque ouvir o depoimento do pastor Sidinei que foi nascido em familia de evangelicos, da Assembleia de Deus. E a aparição de Nossa Senhora para ele, depois tire suas conclusão ele relata que deixou de ser pastor assembleiano para servir a NOSSA SENHORA MÃE DE JESUS.

  40. Anônimo disse:

    oi

  41. Andrea disse:

    Por favor me mande a letra da musica de nossa senhora de guadalupe.
    Eu lembro só o refrão, que fala Nossa Senhora de Guadalupe defensora dos irmãos escravizados, Nossa Senhora de Guadalupe padroeira da America Latina.

  42. Tuzé de Abreu disse:

    Embora já conhecesse o fato , nunca tinha visto as imagens , nem ouvido os estudiosos. Quem não acredita em Deus?

  43. PAULO ANDERSON FERREIRA MARMELLOS disse:

    Acreditei, mesmo só ouvindo a história sobre o acontecido com o índio, olha que já estou com 32 anos e só fiquei sabendo detalhadamente da história hoje(12/12/09) através de uma emissora de rádio. Como não acreditar que JESUS E MARIA estão sempre a nos proteger e olhar em todos os momentos de nossas vidas. Para os homens muita coisa e impossivel mas para DEUS nada é impossivel. Q ue MARIA continue a nos olhar em todos os momentos de nossas vidas, um abraço e muito obrigado pelas informações que a mim foram passadas. Um grande abraço!

  44. Cristina disse:

    Esta noite ( 20/01/2010) tive um sonho ; eu escavava uma parede em ruína , e encontrava a imagem de Nossa Senhora , de uns 10 centímetros , toda em ouro , ela estava envolvida em um pano típico de roupas mexicanas , aquele estampado inconfundível , junto com ela estavam 6 estrelas pequeninas de ouro que deveriam ser de sua coroa.
    Fiquei impressionada com o sonho e vim pesquisar sobre a padroeira do México.
    Achei coincidência com o fato de Ela estar envolvida em um tecido que ficou claro pra mim ser de origem mexicana e agora saber da história da pintura no tecido da roupa do índio.

  45. Eu gosto muito, dos videos que fala sobre a Virgem de Guadalupe,também os canticos, cantado em lingua espanhola. é muito lindo, eu ate choro de tanta emoçao. meu frateno abraço Maria jose.

  46. Sandoval disse:

    Maravilhoso!Com N. S. de Guadalupe vemos que não há mais nenhuma dúvida da intercessão de Maria e da sua presença real em alguns momentos na História da Humanidade.

  47. cristiane disse:

    gostei muito.Passo a passo Deus se manifesta,cada vez mais…
    Um grande abraço a todos!!

  48. isamilde de abreu miranda disse:

    Eu acho que nao foi por acaso que uma amiga me madou um e-mail sobre o enigma e NOSSA SENHORA DE GUADALUPE,no momento em que mais precisava de ajuda,recebi esse e-mail,agora sei que MARIA sempre estara presente em minha vida e de todos da minha familia,por isso vou passar adiante,e espero que N.SRA DE GUADALUPE esteja sempre comigo me guiando em tudo que for fazer.amem

  49. Marilda Gaspar Correia disse:

    Nossa! Acho a Nossa Senhora de Guardalupe muito linda e muito enteresante nossa que trabalho bonito parabens

  50. Ana Regina - Jaboatão - PE disse:

    Salve Maria! Gostei muito do artigo. Muito intrigante aos olhos humanos mas, aos olhos da fé real e muito lindo. Já tinha visto um documentário sobre estes estudos mas, só hj me tocou realmente; A Hitória é belíssima e retrata a fé dos humildes, como Jesus quer que sejamos, só os humildes herdarão o reino de Deus. Que Nossa mãe Santíssima perdoe os incrédulos e os que a ofendem. Rogai por nós Santa Mãe de Deus!

Deixe uma resposta