Sagrado Coração de Jesus

sexta-feira, junho 15, 2007

 

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das expressões mais difundidas da piedade eclesial, tal como refere recentemente o “Directório sobre a Piedade Popular e a Liturgia” da Congregação para o Culto Divino. Os Pontífices romanos têm salientado constantemente o sólido fundamento na Sagrada Escritura desta maravilhosa devoção. Como conseqüência das aparições de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque no mosteiro de Paray-le-Monial a partir de 1673, este culto teve um incremento notável e adquiriu a sua feição hoje conhecida. Nenhuma outra comunicação divina, fora as da Sagrada Escritura, receberam tantas aprovações e estímulos da parte do Magistério da Igreja como esta.

Aparição de Jesus a Santa Margarida Maria

Entre os documentos mestres nesta matéria encontramos a encíclica de Pio XII, Haurietis aquas, de 15 de Maio de 1956. Pio XII salienta que é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e de paz:

“Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11, 28-30) Não é por acaso que as aparições a Santa Margarida Maria deram-se num momento crucial em que se pretendia afirmar secularização e que a devoção ao Sagrado Coração apareceu sempre como o mais característico de todos os movimentos que resistiram à descristianização da sociedade moderna.

AS 12 PROMESSAS DE JESUS AOS DEVOTOS DO SEU CORAÇÃO:

1. A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.

2. Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.

3. Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.

4. Eu os consolarei em todas as suas aflições.

5. Serei seu refúgio seguro na vida, e principalmente na hora da morte.

6. Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos.

7. Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias.

8. As almas tíbias se tornarão fervorosas pela prática dessa devoção.

9. As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.

10. Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais empedernidos.

11. As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes inscritos para sempre no meu Coração.

12. A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.

(http://www.asc.org.br)

 

REFLEXÃO DE FREI ACÍLIO

Bom Dia,

Com Paz e Alegria!

Hoje (15/06/07) é a Festa do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Na Igreja,e em muitas Congregações é dia de celebrar o AMOR de Deus derramado pelo Espírito em nosso coração. Amanhã (16/06/07) é festa do IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Também muitas Congregações e Ordens (como a Província dos Franciscanos Capuchinhos em Portugal) celebram a sua Padroeira. Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará»: garantiu Nossa Sernhora à Irmã Lúcia. O anexo é um convite a dar CORação à Vida!  

O abraço amigo, 

frei Acílio

(Frei Acílio Mendes Cúria Provincial dos Franciscanos Capuchinhos de Lisboa)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. José Manuel Monteiro disse:

    “Divino!” é a expressão que me ocorre de momento, por tão maravilhoso site. Vocês
    são uma dadiva de Deus nosso Pai. Parabéns pelo Amor e dedicação que demonstram a Deus, evangelizando desta forma. Obrigado

  2. Custódia Santos disse:

    Não quero nem devo fazer comparações de sites, mas gosto muito da espiritualidade do vosso site. Que o Senhor vos abençõe pelo vosso empenho. Não sei se é de alguma congregação religiosa, mas o que sei é que é profundamente Cristão. Só posso dizer, Bendito seja Deus

  3. Antonio Silvio Rodrigues Ferreira disse:

    Olá, como é bom ser Católico. Como é bom acessar o site de vocês e ver o quanto são fiéis. Realmente receberam o talento das mãos de Deus, e o estão fazendo render juros. Gostaria de ver neste site, várias músicas Católicas, incluindo o hino do apostolado mais a cifra. desde já agradeço, e que Deus continue a vos abençoar. A paz de Jesus e o amor de Maria.

  4. neto disse:

    Muito bom este artigo, como sempre vcs fazem ótimos trabalhos, além dos conteúdos, de ótima qualidade, aproveito as imagens para varios fins,como pano de fundo e outros,que Deus abençoe vcs sempre do seu irmão Neto.

  5. ILTON CARNEIRO DE ALMEIDA disse:

    COMO POSSO OPINAR SE DEUS ATUA NA MENTE DOS SERVOS QUE ELABORARAM ESTE SITE? QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO SUA MENTE.

  6. ROSANGELA disse:

    Que o Sagrado Coração de Jesus continue abençoando a todos que propagam a fé aos corações mais endurecidos pois precisamos muito nos dias de hoje…Sinto falta de partituras de cantos ao Sagrado Coração de Jesus caso alguém possa me ajudar desde já agradeço.um abraço.

  7. Glauco William disse:

    Eu apesar de ser católico, não tenho muita dominação quanto ao assunto Sagrado Coração de Jesus Cristo. Eu queria muito acabar com essa falta de conhecimento sobre o assunto. Li o artigo mas muitas questões ficaram ainda em aberto em minha cabeça! Queria pedir se caso for ao alcance de vocês me mandar algo mais específico sobre o assunto e se puder alguma imagem também. Muito obrigado pela a tenção desde já!

  8. JOELJÚLIO NETTO disse:

    Excelente o trabalho, gostaria de receber mensagens como estas pois sou da Irmandade do Sagrado Coração de Jesus e quero receber de Jesus a graça da salvação eterna. Deus lhes pague. Joel.

  9. antonio carlos disse:

    muito bom gostaria de receber mais informativos sobre o sagrado coração de jesus

  10. raiane disse:

    eu achei muito bom
    pois fala sobre muitas coisas

  11. Carlos Eduardo Espósito. disse:

    Caríssimos Irmãos,

    Paz e Bem em Cristo o Senhor!

    É maravilhoso sentir o doce acalento de nosso Senhor ser revelado através deste meio de comunicação, de maneira tão profunda, singela e plena…

    Que a força do amor divino, conceda sempre a cada um vocês, a força, graça e santidade necessária, para que prossigam na evangelização por todo o mundo!

    Que o Senhor vos abençõe e vos guarde!
    Que o Senhor volva para vós o seu olhar e lhes tenha Misericórdia!
    Que o Senhor vos revele a sua face e lhes dê a sua Paz!

    Desça sobre cada um de vós, as bênçãos de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo!
    Amém.

    Um grande e fraterno abraço,
    Carlos.

  12. SANDRA REGINA disse:

    É sempre um alento ao coração vermos irmãos trabalhando em prol do Evangelho com seriedade e dedicação e também buscando mostrar o quanto é Santa nossa amada Igreja. Que o Sagrado Coração de Jesus os abençoe cada vez mais e que o Imaculado Coração de Maria venha vos fortalecer nesta caminhada!
    QUE A PAZ ESTEJA SEMPRE CONVOSCO.

  13. Caetana disse:

    Que o Sagrado Coração de Jesus os inflame sempre no divino Amor para expandir a toda humanidade. Nesta viva chama de Amor o mundo possa ser transformado num novo céu!Muito obrigada!!!

  14. terezinha disse:

    amei este artigo fazo tarde do apostolado de oração e fico feliz de ver o nome do senhor Jesus sendo exaltado e o seu santo coração sendo adorado amo vcs pelo amor que sinto em cada mensagem que resebo em meu emel que Deus abençoe a todos

  15. Edvänia disse:

    Sou suspeita para falar pois faço culto ao Sagrado Coração e propago suas promessas.Confio nelas.Toda minha família é consagrada ao Coração de Jesus.Meu marido é presidente do Apostolado da Oração em nossa comunidade e eu trabalho com as crianças e adolescentes no Infanto-juvenil.É maravilhoso contar isso para vocês.Façam parte vocês também.Este é o Coração que tanto amou os homens.Paz para todos!

  16. Maria Cristina disse:

    Fiquei muito feliz em conhecer esse artigo e gostaria de participar do culto ao sagrado coração de Jesus.

  17. SALES ELIAS DE ASSIS disse:

    gosteu muito sobre o corcao de Jesus, as maravilhas que ele oferece para as familias catlicas, continue com esse trabalho tao bonito, que sobre o coracao de Deus. Muito obrgado, que o Caracao de Jesus lhe fortaleca. Amem

  18. Jurema Signori disse:

    Falar do Sagrado Coração de Jesus, sempre me emociona. Amo demais esse Coração. faço parte do Apstolado da Oração hà dezesseis anos. Conheço profundamente a espiritualidade do Coração de Jesus. Procuro vivê-la intensamente. É mavilhoso encontrar pessoas como as senhoras, queridas irmãzinhas, que se dedicam ,sabe Deus, quantas horas diárias para enriquecer esse site, com conteúdos de qualidade, onde só nos faz crescer no conhecimento e na espiritualidade. Vocês são como anjos,na internet que procuram difundir as coisas de Deus , ao contrário de muitos, que difundem as coisas do incardido.
    Que Deus lhe conceda muita luz e saúde para continuarem , com essa dedicação, a evangelizar através da internet. Parabéns!!! Que Deus vos recompense por tudo.

  19. Yara disse:

    Gostaria de saber se consigo comprar a gravura do sagrado coração de Jesus acima porque gostei muito e queria te-lo na minha casa

  20. cantodapaz disse:

    Yara,

    PAZ E BEM!

    Talvez você a encontre nas livrarias católicas, mas não temos a certeza.

    Tente encontrar em:

    http://www.livrariafranciscanos.org.br

    http://www.vozes.com.br

    http://www.paulus.com.br

    http://www.paulinas.com.br

    Abçs. fraternos,

    Katia Lima
    Equipe Canto da Paz
    http://www.cantodapaz.com.br

Deixe uma resposta