SANTÍSSIMA TRINDADE

domingo, junho 3, 2007
O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Ícone da Santíssima Trindade pintado por Rublev

Introdução

O segredo divino mais importante da Fé que Jesus Cristo nos revelou é o MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE. Jesus falou de seu Pai, que é Deus; do Espírito Santo, que também é Deus; e afirmou que ELE E O PAI SÃO UMA MESMA COISA (João 10,30), porque é o Filho de Deus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único Deus –não três deuses – porque tem a mesma natureza divina, ainda que sendo três Pessoas realmente distintas.

Que Deus é UM em essência e TRINO em pessoas é a revelação de sua vida íntima, maior e mais profundo de todos os mistérios; além de ser o mistério fundamental de nossa fé e de nossa vida cristã. Temos de procurar conhece-Lo e vive-Lo! O Credo, ou Símbolo é a explicação do mistério trinitário: o que Deus é e o que fez por suas criaturas ao cria-las, ao redimi-las e ao santifica-las.

Idéias principais

A Trindade, mistério de um só Deus e três Pessoas realmente distintas.

Nunca poderemos compreender os MISTÉRIOS, porque nós somos limitados e eles nos superam; sem dúvida, temos de tentar conhece-los cada vez melhor, para que nossa fé seja firme e operativa.

O Mistério da Santíssima Trindade consiste em que, em Deus há uma ÚNICA ESSÊNCIA e TRES PESSOAS DISTINTAS: Pai, Filho e Espírito Santo, cada uma das quais é Deus, sem ser três deuses, mas um único e só Deus.

Podemos comparar este Mistério com o sol: o sol está no céu e produz luz e calor; a luz e o calor não são distintos do sol. A Trindade é algo parecido: o Filho e o Espírito Santo são iguais em natureza ao Pai, mas são um só Deus. O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Três pessoas e um único Deus.

A salvação, obra da Trindade

Todas as coisas criadas foram feitas por Deus, Uno e Trino. Deus criou o mundo, ainda que a criação seja atribuída ao Pai; Deus realizou a Redenção, ainda que só a segunda Pessoa – O Filho – se fez homem e morreu na cruz; Deus nos santifica, ainda que a santificação seja atribuída ao Espírito Santo. Assim, pois, quando agradecemos a Deus tudo o que fez por nós e em nós, temos de agradecer a Deus Pai, a Deus Filho e a Deus Espírito Santo.

Inabitação da Trindade na alma em estado de graça

Ainda que não seja fácil de explicar, é esta uma verdade que nos enche de alegria o saber que o homem que vive em estado de graça (sem pecado mortal) é TEMPLO VIVO DA SANTÍSSIMA TRINDADE BEATÍSSIMA (João 14,23). Desde o dia de nosso Batismo, se não recusamos a Deus através do pecado mortal, vive em nossa alma Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Temos a Deus dentro de nós para nos santificar, para nos ajudar, para estar conosco, porque nos ama. Podemos falar com a Trindade Beatíssima, sabendo que nos escuta e atende nossas súplicas. Sabemos disto pela Fé e, ainda que não O vejamos, nem O sintamos, é esta a verdade. Quando estamos na Graça de Deus, SOMOS TEMPLO DE DEUS!

No céu, “veremos” a Santíssima Trindade

Aqui na terra sabemos que Deus está em nossa alma em estado de graça e que a vida cristã é uma luta constante para evitar o pecado. Se formos fiéis e nos esforçamos por amar a Deus cada vez mais, Ele nos concederá a maior coisa que poderíamos desejar: vê-Lo face a face, tal como Ele é. O grande premio do céu consiste em ver a Deus: contemplar, louvar, amar e gozar por toda a eternidade da Trindade Beatíssima. Toda a grandeza, toda a beleza, toda a bondade de Deus se volta sobre estas pobres criaturas que somos cada um de nós.

No monte Sinai, Moisés pediu para ver o rosto de Deus, e o Senhor lhe respondeu que nenhum homem pode vê-Lo sem morrer. Não obstante, no céu, a alma terá a possibilidade de VER o que Moisés quis ver na terra: a majestade de Deus.

Temos de louvar a Santíssima Trindade

Pela fé, damo-nos conta de que ser cristãos é algo maravilhoso. Deus nos ama de uma maneira incrível: nos criou por amor, nos remiu de nossos pecados morrendo por nós, vive em nossa alma em estado de graça e nos preparou – se somos fiéis – um céu eterno. Nos deixou a Igreja e os Sacramentos para que possamos facilmente saber o que temos de fazer e viver sempre como bons cristãos, sendo cada vez mais santos. Temos de corresponder a tanto amor, e a vida cristã precisa ser um constante louvor à Trindade Santa.

Professamos nossa fé na Santíssima Trindade quando fazemos o sinal da cruz ou quando nos persignamos dizendo: “EM NOME DO PAI + E DO FILHO+ E DO ESPÍRITO + SANTO”; quando rezamos o GLÓRIA ou o CREDO na Santa Missa, e ao final da Oração Eucarística. Temos de procurar rezar estas orações e louvores à Trindade com fé viva e consciente, de modo que toda a nossa vida seja um constante louvor a Deus Pai, Deus Filho e Deus espírito Santo.

Propósitos de Vida cristã

APRENDER O CREDO E RECITA-LO COM DEVOÇÃO

CONSIDERAR NA ORAÇÃO, QUE A SANTÍSSIMA TRINDADE – DEUS MESMO – ESTÁ NA ALMA EM ESTADO DE GRAÇA, PORTANTO, VIVER EM ESTADO DE GRAÇA (SEM PECADO MORTAL) É A ÚNICA COISA VERDADEIRAMENTE IMPORTANTE NESTA VIDA.

(Autor: Jayme Pujoll e Jesus Sanches Biela / Fonte: Livro “Curso de Catequesis” do Editorial Palavra, España / Tradução: Pe. Antônio Carlos Rossi Keller / http://www.presbiteros.com.br)

PARA ENTENDER O QUE É UM ÍCONE RELIGIOSO, CLIQUE AQUI .

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Padre Norbério (ortodoxo) disse:

    Sou padre ortodoxo, amei os ícones que vcs postam aqui, inclusive, tenho alguns que comprei, produzidos por Franciscanos em Pacajus no Ceará. Paz e bem

  2. Helenice de Oliveira Santos disse:

    Estou fazendo teologia esse ano trabalhamos a Trindade uma sensação maravilhosa de estudar essas pessoas tão amanda por nós

  3. Matheus disse:

    Alguem me responda pf ! 1) Para os cristões A SANTÍSSIMA trindade é: ( ) Pai, Filho e Espirito Santo ( ) apostolos e discipulos ( ) Santos e Nossa Senhora ( ) Deus e Jesus. Me respondem esta pergunta pf é da minha prova de relegião . !!!!

  4. cantodapaz disse:

    ****
    Matheus,

    A resposta é “Pai, Filho e Espírito Santo”.

    Aproveite e faça uma pesquisa no nosso site pela palavra Santíssima Trindade. Assim, você aprenderá um pouco mais. É importante que você aprofunde um pouco aquilo que está aprendendo na catequese. Você levará esses conhecimentos para toda a sua vida.

    O Pai é Deus Pai, o Criador do universo, quem criou tudo o que existe no mundo.

    O Filho é Jesus Cristo, nosso irmão, pois nós também somos filhos de Deus Pai.

    O Espírito Santo é aquela “pombinha” branca, sinal do Amor entre Deus Pai e Jesus Cristo. O Espírito Santo nos foi dado de um modo todo especial no momento em que fomos batizados e depois quando mais crescidos, recebemos o Sacramento do Crisma (ou da Confirmação).

    Não poderia ser a segunda resposta, porque os Apóstolos e discípulos são aquelas pessoas que seguiram Jesus, como São Pedro, São Paulo etc. Nós, como cristãos, também somos hoje em dia discípulos de Jesus.

    Também não poderia ser a resposta “Os santos e Nossa Senhora”, porque os santos são aquelas pessoas que viveram de uma maneira radical a mensagem de Jesus, como São Francisco de Assis, por exemplo. Quando você entra em uma igreja, você vê as imagens de alguns santos, que foram declarados santos pela Igreja Católica. Quando entrar, observe e procure descobrir de quem é a imagem do santo que você está vendo. Nossa Senhora é a Virgem Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe do Céu.

    A resposta “Deus e Jesus” está certa, mas incompleta. Faltou o Espírito Santo.

    Matheus, que Deus abençoe os seus estudos de religião e o faça ser um discípulo verdadeiro de Jesus Cristo. Abraços. Equipe Canto da Paz ****

  5. Marinalva disse:

    Encontrei este artigo, procurando ícone da Santíssima Trindade.
    Está claro e sem erros. Sempre que leio artigos sobre nossa fé, vejo antes o autor (nem sempre é de confiança). Fiquei muito contente quando vi que é do Padre Antonio Carlos.

    Marinalva

  6. bruna ellen disse:

    adorei esse artigo mque nos mostra muitas coisas…

Deixe uma resposta