Pentecostes: “Vinde, Espírito Santo!”

domingo, maio 27, 2007
Com o Espírito Santo todos começaram a falar em outras línguas
 

O que é Pentecostes?

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia". No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4).

As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Quem é o Espírito Santo? O prometido por Jesus: "…ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5). Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho…" (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Qual é sua missão?

Introduzir-nos na comunhão do Filho com o Pai, santificando-nos e fazendo-nos filhos com Jesus. Fortalecer-nos para a missão de testemunhar e anunciar Jesus ao mundo. Para isso recebemos a plenitude de seus dons bem como a capacidade de proclamar a todos a quem somos enviados o Evangelho de Jesus. O Espírito Santo é o AMOR do Pai e do Filho derramado em nossos corações.O amor é fogo que arde, é chama que aquece e é força que aproxima e une.

O milagre das línguas é este: tomados pelo amor de Deus os homens passam a viver uma profunda comunhão e entre eles se estabelece a concórdia e a paz destruída pelo orgulho de Babel, raiz da discórdia e da confusão das línguas. Guiar a Igreja nos caminhos da história para que ela permaneça fiel ao Senhor e encontre sempre de novo os meios de anunciar eficazmente o Evangelho. E isto o Espírito Santo o faz assistindo os pastores, derramando seus carismas sobre todo o Povo e a todos sustentando na missão de testemunhar o Evangelho. É pelo Espírito Santo que Jesus continua presente e atuante na sua Igreja.



Quem O recebe?

Todos os que são batizados e crismados.

Quem dele vive?

Somente aqueles que procuram guardar a Palavra do Senhor no esforço de conversão, na oração e no empenho em testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus. Quem crê no Espírito Santo e procura viver Dele, é feliz. Amém.

Dom Eduardo Benes Bispo diocesano de Lorena/SP

(http://www.cancaonova.com)

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. antonio gumercino santana disse:

    Só pode ser batizado com o Espírito Santo quem confessar o SENHOR JESUS COMO UÚICO E SUFICIENTE SALVADOR E NASCER DAS ÁGUAS , OU SEJAS, NASCER DE NOVO (1 JOÃO: 3: 1-7)

  2. CELIO disse:

    QUEM CONFESSAR E DEIXAR, NASCERÁ DE NOVO COMO TESTEMUNHO VIRA SOBRE ELE O ESPIRITO SANTO DE DEUS, QUE O CAPASITARÁ PARA TESTEMUNHAR DE CRISTO JEJUS E DAS SUAS MARAVILHAS. ANUNCIANDO O EVANGELHO AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO

  3. claudia carvalho disse:

    Foi preciso que Jesus Cristo fosse para o Pai para que o Espírito Santo viesse ficar entre nós, pois Jesus era o único que tinha o entendimento do espírito de DEUS aqui na terra, ou seja se comunicava diretamente com o Pai; com a sua morte Jesus nos promete o Espírito Paráclito aquele que nos dará o entendimento e nos capacitará para falar em nome da Trindade Santa.Pentecostes para nós é a festa do cumprimento da promessa de Jesus nos presenteando com o Espírito Santo que é a fusão do AMOR do PAI e do FILHO.É o Espírito que conduzia Jesus e que agora está conosco para nos conduzir na Luz da Verdade.

  4. matilde disse:

    Sempre que agimos de acordo com o espirito santo, sempre que nos lembramos da sua força e de tudo aquilo que ele pode operar em nós, vencemos muitas barreiras e evitamos muitos confitos, conseguimos entender que o amor é mais forte que o mal e sendo assim tenderemos sempre para o lado do bem.Precisamos apelar ao espirito santo que jamais nos abandone esse espirito magnífico, e rezar… Para mim o dia de pentecostes é maravilhoso indescritível!

  5. cláudio disse:

    Gostei muito; parabéns.

  6. Este conteudo é muito importante para todos nós, hoje vou trabalhar esse assunto com os meus crismandos.

  7. Carla Magda B. Almeida disse:

    Boa-noite!
    O artigo é de suma importância e muito me ajudará no encontro com os catequizandos.
    Como foi especial saber ainda um pouco mais sobre Pentecostes. Parabéns pela publicação!Fique com Deus!

Deixe uma resposta