A comunhão de Maria com a Humanidade

sexta-feira, maio 25, 2007
A comunhão de Maria com a Humanidade
Frei José Carlos Correa Pedroso
Maria, Mãe de Jesus Cristo

Além da Antífona de Nossa Senhora, do Ofício da Paixão, vamos ler outra oração dedicada à Mãe de Deus:

“Salve, ó senhora, Rainha santa, Mãe santa de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita Igreja, e escolhida pelo santíssimo Pai celestial, que vos consagrou com seu santíssimo e dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito! Em vós residiu e reside toda a plenitude da graça e todo o bem! Salve, ó palácio do Senhor! Salve, ó tabernáculo do Senhor! Salve, ó morada do Senhor! Salve, ó manto do Senhor! Salve, ó serva do Senhor! Salve, ó Mãe do Senhor, e salve vós todas, ó santas virtudes, derramadas, pela graça e iluminação do Espírito Santo, nos corações dos fiéis, transformando-os de infiéis em fiéis do Senhor!” (Saudação à Mãe de Deus).

Chamar Nossa Senhora de Virgem feita Igreja é uma das maiores originalidades de São Francisco e demonstra que a viu realmente como uma imagem do Povo de Deus:

Como o povo de Israel, que Deus escolheu entre os mais desconhecidos da terra, Maria era uma virgem quando o Senhor a escolheu: na cultura antiga, não sendo homem nem sendo a mãe ou a esposa de alguém, era fraca, não tinha importância, era nada.

Mas ela foi feita cheia de graça por pura bondade do Senhor, como o povo que era escravo no Egito, e Deus assumiu como sua esposa.

E ela foi a primeira dentro de todo o Povo a receber a plenitude da vida de Deus, essa vida trinitária que Ele quer que chegue a todos.

Nela ficou claro que toda essa união com a divindade transforma-a, eleva-a, mas não absorve sua personalidade nem a tira de sua normalidade, como deve acontecer com todo o povo.

Como deve acontecer com todo o Povo, ela se tornou um novo cristo, uma colaboradora no anúncio do Bem (começou com Isabel, passou por Caná, acompanhou Jesus pobre, foi para a casa de João…).

Por tudo isso, como lembra o magnífico capítulo 8 da Lumen Gentium, Maria merece, muito mais que Eva, ser chamada a “Mãe dos Viventes”. Francisco preferiu chamá-la Virgem feita Igreja.

Somos nós que temos que fazer o Povo do nosso tempo ir sendo transformado numa Igreja feita Maria. É o nosso campo de trabalho: nossas ações diárias são capazes de construir a comunhão da humanidade.

Para Francisco, Maria é um ponto de chegada muito claro para o Povo: nós vamos ser aquela esposa descendo do céu coroada com doze estrelas. Ele lembrou isso no cântico “Ouvi, pobrezinhas!”, que escreveu para as clarissas: Porque cada urna será rainha no céu, coroada com a Virgem Maria!

E também o propôs como o ponto mais alto a alcançar no “Cântico de Frei Sol”: “Bem-aventurados os que as suportam em paz, que por vós, Altíssimo, serão coroados!”

Mas Francisco e Clara ainda viram Maria como o Povo evangelizador, que assumiu ser o Cristo místico. Viram-na como peregrina acompanhando Jesus pelo mundo, pobre e vivendo de esmola.

Por isso, o Fundador (São Francisco) também a fez Advogada da Ordem e pediu que os frades nunca abandonassem a Porciúncula (pequenina igreja chamada de Nossa Senhora da Porciúncula), a casa de Nossa Senhora em que a Ordem (franciscana) nasceu.

A humanidade vai se realizar quando for a Cidade de Deus. Maria é a figura dessa Pátria total e definitiva.

(Frei José Carlos Correa Pedroso é capuchinho, do Centro Franciscano de Espiritualidade de Piracicaba – SP)

(Foram colocados pequenos esclarecimentos ao longo do texto para facilitar a compreensão da leitura)

Adquira livros franciscanos a preços IMPERDÍVEIS, clique aqui.

Share Button

 

comentário(s)

  1. reinaldo angelo da cruz disse:

    Gostaria de sabe se existe uma Nossa Senhora do Bom Sossego. Já vi pessoas distribuindo santinhos dela, mas nunca ouvi falar nada sobre isso. Por isso estou procurando qualquer informação sobre ela. Obrigado.

  2. Maria Terezinha Gomes disse:

    Eu sempre agradeço o “Sim” bendito,que Ela pronunciou, Nós temos que sempre invocá-La. Aquela música dos Anjos de Resgate: “foi Ela primeiro que O comungou”. As coisas do céu… É MARAVILHOSO.

Deixe uma resposta