Santo Expedito, das causas urgentes

sábado, março 3, 2007

Santo Expedito foi martirizado na Armênia. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303,sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284.

Levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, vendo uma grande luz, tudo mudou em sua vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou “cras….! cras….! cras….!” palavra latina que quer dizer: “Amanhã…! amanhã…! amanhã…!, isto é – Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!” Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE! Quer dizer: HOJE! Nada de protelações! É pra já!” É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo. No Brasil, sobretudo, Santo Expedito é invocado nos negócios, o santo da “ultima hora”, num sim, sem adiamentos.

Santo Expedito, segundo a tradição, era armênio, não se conhecendo o lugar de seu nascimento, mas parece provável que seja Metilene, localidade onde sofreu seu martírio. A Armênia é uma região da Ásia Ocidental, situada ao Sul do Cálcaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, nas margens dos Rios Tigre e Eufrates. Essa região foi regada com o sangue de muitos mártires, entre eles Santo Expedito.

Sua cidade natal não passa hoje de uma pequena localidade chamada Melatia, cidade construída no século II pelo imperador romano Trajano. A partir de Marco Antonio, tornou-se residência da 12ª Legião, conhecida como “Fulminante”, cuja missão era defender o império romano dos bárbaros asiáticos. Hoje Metilene é uma cidade mística e simples, onde sua população vive em calma, longe das agitações políticas. Além de Santo Expedito, que foi levado à morte a 19 de Abril de 303, sob o poder de Deocleciano, lá veneram-se outros Santos mártires, entre eles: São Polieucto, outro oficial do exército romano que foi martirizado no século III.

Deocleciano subiu ao trono de Roma em 284. Por seu ambiente e por seu caráter, parecia oferecer aos cristãos garantias de benevolência, pois havia em seu palácio a liberdade de religião, sendo, inclusive, sua esposa Prisca e sua filha Valéria, cristãs, ou ao menos, catecúmenas. Sob influências de Galero, seu genro, pagão convicto, determinou a perseguição dos cristãos, ordenando a destruição de igrejas e livros sagrados, a cessação das assembléias cristãs e a abjuração de todos os cristãos. Galero, sempre incitado por sua mãe, também pagã, queria abolir para sempre o Cristianismo e através de insinuações maldosas e hábeis calúnias, fez crer a Deocleciano, que o cristianismo conspirava de várias formas contra a augusta pessoa do imperador.

Deocleciano, então, empreendeu a exterminação sistemática dos cristãos, envolvendo, inclusive, os membros de sua própria família e os servidores de seu palácio. Foi uma hecatombe sangrenta: oficiais, magistrados, o bispo da Nicomédia (Antino), padres, diáconos, simples fiéis foram assassinados ou afogados em massa. Somente em 324, com a retomada da autoridade do imperador cristão Constantino, foi que tiveram fim as terríveis perseguições que durante três séculos tinham ensangüentado a Igreja.

(retirado e adaptado do site da Associação do Senhor Jesus: http://www.asj.org.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. aleadal filho disse:

    Sabe-se que S.Expedito tem sua história contada pela Tradição; no Martirológio Romano parece nada constar a respeito dele. Dizem que foi encontrada uma urna mortuária com certa inscrição (ou letras) que se atribuiu ao Santo asiático, porém sem se ter certeza documentária. Não haverá certo exagero da piedade popular na devoção ultimamente dirigida a S.Expedito, principalmente pela Igreja Brasileira, que se faz passar por católica romana?… A tal Igreja estão ligados S.Antônio de Categeró, Escrava Anastácia, N.S. Desatadora de Nós… parecendo iludir o povão. No recente dia 13 de maio, na TV foi dito pela repórter da Globo que a Igreja perseguira aquela Escrava! Tal escrava será que existiu mesmo? Mas muita gente acredita!

  2. Marluce Alves Cavalcante disse:

    Santo Expedito é mesmo todo poderoso pois tudo que a ele peço, consigo urgentemente, inclusive o primeiro pedido impossível que fiz realizou-se no dia 19.04.2005 daí, mais dois pedidos em seguida ,e todos se realizando. Hoje, sou devota dele e, não tenho dúvida do seu pronto atendimento.

  3. Francisco das Chagas de Carvalho filho disse:

    gostei muito do comentário de Santo Expedito, pois a muito tempo não consequia um artigo tão precioso.
    Necessito por gentileza mais matéria com relação a esta matéria e outras. Obrigada

  4. Antônio disse:

    Relendo, agora, meu comentário anterior, observei que o nome da Escrava não apareceu escrito (falha minha certamente). Mas trata-se de Escrava Anastácia, a qual nunca existiu. Mas, aqui, no Bairro de Inhaúma, na Praça onde está a igreja matriz, podemos observar num mesmo oratório, lado a lado, N. Senhora e a Escrava Anastácia!!! Quer dizer: se N. S. não resolver, passo a pedir a Anastácia. E, como já escrevi em outro site, aqui no Bairro Vicente de Carvalho, há uma funerária com o título: Funerária São Vicente de Carvalho”. Não sabia que o famoso poeta paulista havia sido canonizado… E ninguém diz nada; ninguém nem vê!… Desculpem a prosa.

  5. RAMON disse:

    Gostei muito desse SITE.
    Tambem consegui muitas graças.
    Agradeço muito a Santo Expedito.
    Vou sempre levar seu nome a todos que
    tenham muita FÉ.
    Obrigado SANTO EXPEDITO.
    Obrigado JESUS CRISTO.

  6. Silvania da fonseca gomes disse:

    recebi muitas graças de Santo Expedito. Gostaria de agradecer, louvar a ele pela muitas vitórias que ele me concedeu e tenho certeza que ele vai me conceder mais vitória. Obrigado.

  7. ISABELA disse:

    ACREDITO NO MEU SANTO EXPEDITO ALCANCEI MUITAS GRAÇAS E VOU CONFIAR PRIMEIRAMENTE EM DEUS SEGUNDO NELE SE VOCE CONFIA ACREDITE

  8. erika v k dos reis disse:

    sto expedito ja me ofereceu mtas graças,confia nele e ele nunca te desampará
    muito obrigado meu STO EXPEDITO por todas as graças alcançadas,OBRIGADA SENHOR.

  9. Paula Lourenco disse:

    Acredito e sou muito devota de Sto Expedito. já alcancei gracas por seu intermedio e vou continuar a recorrer á sua ajuda santissima.
    Obrigado meu Sto Expedido

Deixe uma resposta