São Pedro, pescador, Apóstolo e primeiro Papa

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André, seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro a respeito do Messias. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha. A partir deste dia, Pedro deixou de ser pescador de peixes para se tornar pescador de homens.

Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e um grande amor ao Mestre. E Jesus coloca-o em evidência sempre, marcando-o como o futuro chefe da Igreja. Em Cesaréia de Filipe, Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus, e tudo que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu”. (Mt.16 13-20).

Depois da ressurreição, Jesus aparece pela terceira vez aos seus discípulos, junto ao mar de Tiberíades. Após terem comido, Jesus dirige-se a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” Ele respondeu: ´Sim, Senhor, tu sabes que te amo`. Ele lhe disse: “Apascenta os meus cordeiros”. E por três vezes Jesus faz a mesma pergunta e lhe ordena para que pastoreie seus cordeiros (Jo,21,15-17). Era a investidura oficial a Pedro para ser o vigário de Cristo, o pastor supremo do rebanho do Mestre.

Os primeiros 10 capítulos dos Atos dos Apóstolos descrevem a atuação marcante do apóstolo Pedro, o grande líder da comunidade cristã após a morte de Jesus. Integra Matias ao colégio dos Apóstolos para substituir Judas; faz o primeiro discurso no dia de Pentecostes, convertendo 3 mil pessoas; e realiza o primeiro milagre, curando o homem coxo. Também é ele o primeiro a ser preso como responsável pela nova religião e quem convoca o primeiro concílio dos apóstolos, tomando a palavra no conclave.

Segundo a tradição, mais tarde Pedro foi para Antioquia, onde permaneceu sete anos na direção da Igreja, e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até a morte, em 29 de junho do ano 67 d.C, quando foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como o seu Mestre. Foi sepultado onde hoje está a maior igreja do mundo: a Basílica do Vaticano.

(retirado e adaptado do site: http://www.bispado.org.br

Share Button
Se gostou desse artigo...

 

comentário(s)

  1. Mariana Mateus disse:

    adorei , esta muito giro

  2. Anderson disse:

    Gostei muito, está explicando e ao mesmo tempo elevando a veneracao esse santo apostolo de Cristo!! que foi o maior dos apostolos sendo ele a pedra de firmamento da santa igreja…

  3. Beyone Araujo disse:

    Foi bem elaborado, gostei muito de saber um pouco sobre a história do Apóstolo Pedro. Gosto de saber como surgiu e progrediu a história da minha religião, pois sou Católica Apostólica Romana como muito amor. Beijos.

  4. edite disse:

    otimo

  5. Yasmin disse:

    O texto é muito bom gostei muito de saber mais coisas da vida de São Pedro um apóstolo muito dedicado a Jesus. Mais São Pedro não devia ter negado Jesus 3 vezes.

  6. larissa disse:

    amei! vcs são d+

  7. isabella disse:

    amei saber sobre a vida de São Pedro…

  8. adaylson disse:

    gostei muito desse saite ajudou muito na minha caminhada de católico..
    queria responder a pergunta d Gil: o senhor Jesus disse:Todo aquele que por minha causa deixar irmãos,irmãs,pai,mãe,mulheres,filhos,terras ou casa recebérá o cêntuplo e possuirá a vida eterna. Mteus:19,29 Bem apartir dessas palavras muitos resolveram viver a vida segundo as mesmas..na verdade o que vc acredita mais alegrar o Senhor o matrimônio? ou uma vida toda consagrada a Deus com toda uma pureza do corpo intocavel..por dessejos da carne?
    poderia te dar varias explicações mais essas basta… E mais pedro então disse:vê, nós abandonamos tudo e te seguimos.JESUS responde:Em verdade vos declaro:ninguém há que tenha abandonado,por amor do reino de Deus sua casa, sua nulher,seus irmãos, seus pais ou seus filhos, que não reseba muito mais nesse mundo vindouro a vida eterna Lucas 18-28,30 muitos decidiram buscar a vida eterna como Jesus lhes falou..exp: padres,Bispos,e o propio papa.

  9. vitoria maria disse:

    e ne e bom melhor do que ficar com 0 no trabalho
    de religian

  10. Ana disse:

    Estou fazendo um estudo sobre São Pedro, achei bem interessante o artigo! Foi bastante util

  11. sarah disse:

    Nossa me ajudou muito tava precisando para o trabalho da escola,obrigada

  12. Anônimo disse:

    gotei falar sobre sao pedro

  13. Julia disse:

    ADOREI ESSE SITE!!!ERA TUDO QUE EU ESTAVA PROCURANDO,ACHO QUE VOU TIRAR 10 NO TRABALHO,O TEXTO TA MUITO BOM!!!BJOKASSSSS!

  14. antonio aldenor campos disse:

    Na verdade, já se sabe estas coisas através dos evangelhos, gostaria de saber mais sobre o princepe dos apóstulos, como foi sua vida.
    Neus permaneça em que escreveu este atigo e em todos que o lerem.

  15. julia disse:

    Na minha opinião a historia de São pedeo serve de exemplo para todos nós aqui na terra.Ele mostra com suas ações que amava verdadeiramente Jesus e se faz humilde .Hoje em dia as pessoas só pensam em glamuor, beleza,luxuria, e cada vez mais as diferenças sociais, os pobres rejeitados devem se alegram pois como pedro terão privilégio nos céus.

  16. Bruna disse:

    otimo sa ber da vida de são pedro

  17. Bruna disse:

    gostei

  18. Bruna disse:

    sim sim simmmmmmmmmm

  19. Anônimo disse:

    eu gostei do artigo. mas quero saber mais
    sobre a vida são pedro.

  20. Marilene disse:

    Muito bom este artigo,eu estava mesmo querendo saber sobre São Pedro. Adorei espero
    ter mais artigo sobre os Santos.

  21. lurdes disse:

    amei era oque eu buscava pois nossa paroquia e são pedro apostolo

  22. sofia disse:

    achei muito legal deu para nós aprenddermos melhor essas riquesas
    adorei

  23. dayse disse:

    eu gostei me ajudou no meu trabalho

  24. yarley ferreira disse:

    este artigo significa que Pedro foi este primeiro papa primitivo da santa igreja catolica apostolica romana. Jesus nomeou Pedro como pedra que sobre esta pedra Jesus ia ergue a igreja de Jesus Cristo…

  25. Roberto disse:

    O texto está
    ótimo quem escreveu parabens para essa pessoa.

  26. Hermeto Nelson Spohr disse:

    Estive no mês de setembro,eu e minha esposa,em uma caravana(ano 2011)promovida pelo nosso bispo Don gilberto daqui da Diocese de Imperatriz, Maranhão para conhecera Terra Santa e também o Vaticano-Roma.Tivemos a felicidade de participar-mos de uma Santa Missa Celebrada pelo nosso Bispo juntamente em frente a sepultura do nosso mui-queridoApóstolo e primeiro Papa São Pedro.Disse Jesus:E sobre essa pedra(Pedro)edificarei Minha Igreja.E tudo que ligares na terra será ligado no Céu;e o que desligares…São Pedro,nosso querido primeiro Papa.Chefe supremo da Igreja do Senhor.Una Santa Católica Apostólia Romana!Que felecidade!

  27. brenda disse:

    muito legal me ajudou bastante em meu conhecimento sobre os apostolos de Jesus pq cada ves mais eu tento me aprofundar nessses assunto e este artigo me ajudou muuuitoooooo muiuuuuiitooo msm pq aqui eu encontrei informações sobre o apostolo de Deus um santo chamado de São Pedro, obrigada !!!

  28. Cesar disse:

    Oi Suzana, Pedro não deixou sua mulher e seus filhos, eles o acompanharam em sua jornada evangelística. Como diz em 1 Coríntios 9:5: “Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” Note que ele menciona “o direito” de levar a esposa crente.

  29. maria disse:

    é um artigo de muito valor, pois aprendi coisa que eu não sabia brigada.

  30. Don Diêgo disse:

    virei o maior fã deste santo
    estou maravilhado com suas belas palavras ao contemplar a cruz

  31. fernanda pedro disse:

    acho muito interessante saber mais sobre a historia dos apóstolos de Cristo e São Pedro e um ótimo exemplo e parabéns a pessoa que escreveu esse texto escreveu muito bem

  32. m ines disse:

    adorei poder saber um pouco mais sobre a vida deste santo pedra forte do senhor.

  33. Ana Carolina disse:

    Adorei viu !
    Me ajudou espere que meu CATEQUISTA goste como meu beijos para o autor(a) deste TEXTO…….
    !!!

Deixe o seu comentário