São João Maria Vianey (o Cura d´Ars), terceiro franciscano

domingo, dezembro 31, 2006

Comemorado no dia 04 de agosto

São João Maria Vianney. Sacerdote pároco de Ars, da Terceira Ordem (1786- 1859). Canonizado por Pio XI, em 31 de maio de 1925.

João Maria Vianney nasceu em 08 de maio de 1786 em Dardilly, perto de Lion, filho de Mateus e Maria Beluze. Sua infância foi marcada pelos acontecimentos trágicos da revolução francesa. Em 1799, recebeu a Primeira Comunhão clandestinamente em uma casa particular e de sua própria mãe,a instrução religiosa.

Por causa de seu ardente desejo de ser sacerdote, enfrentou uma dura luta para ter êxito nos estudos, por que sua intelectualidade estava abaixo da média. Mas, o amor às vezes consegue mais do que o talento. Era enorme seu amor pelas almas.

A 13 de agosto de 1815, depois de enormes dificuldades, que pareciam insuperáveis por causa dos obstáculos que havia encontrado nos estudos, foi ordenado sacerdote.

No início de 1800, inesperadamente brilhou uma nova luz em toda a França, passado o furacão napoleônico, que havia deixado ruínas materiais e espirituais por toda parte.

Em 1818 João Maria tinha 32 anos e os superiores, pela escassez de sacerdotes, confiaram-lhe a paróquia de Ars, um lugar afastado, onde nenhum sacerdote havia desejado ficar.

Ele lá chegou como um bom filho de São Francisco, humildemente, a pé, como um pobre entre os pobres e logo tentou conquistar aquelas almas. 0 espírito franciscano que havia assimilado na Ordem Terceira da Penitência, o sustentou e o guiou no ministério pastoral.

Em seu confessionário, ondeàs vezes sustentou lutas corpo a corpo com o inimigo, permanecia até 18 horas diárias, convertertendo- se em uma espécie de altar da misericórdia, onde começaram a acorrer pessoas de todas as partes da França e da Europa.

O Santo Cura D’Ars nunca saiu ao vestíbulo para chamar as pessoas, nem correu pelas ruas para agitar a indiferença dos paroquianos e nunca os reprovou. De joelhos diante do tabernáculo e da imagem da Virgem, permanecia longo tempo em oração, comendo apenas o necessário para viver, dormindo poucas horas durante a noite.

Ainda que detraídos e despreocupados, os paroquianos começaram a acudir e vendo o Pároco ajoelhado, ajoelhavam-se também, e rezavam com ele. Antes de dois anos Ars converteu-se em caminho de peregrinação de todas as partes da França e da Europa.

0 sacerdote tardio de inteligência, que no primeiro momento não havia tido licença para exercer o ministério da confissão, converteu-se no confessor dos mais obstinados pecadores, e em Ars encontraram a luz da fé. Os peregrinos acorriam antes de amanhecer à aquela igreja que trinta anos antes se encontrara vazia:

“Diga-me onde está Ars, e eu lhe indicarei o caminho do céu”, havia dito São João Maria a um pastorzinho antes de chegar à sua paróquia. O caminho do céu ele havia indicado a milhares de almas, e também se mostrou àquele pastorzinho, que pouco dias depois da morte de seu Pároco o alcançou no céu. O Santo morreu em 4 de agosto de 1859, aos 73 anos.

(Fonte: http://www.ffb.org.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. claudiene disse:

    Boa noite! Gostaria de receber alguma oração de São Maria Vianey. Obrigada.

  2. Bom dia, gostaria de receber a benção e uma oraçao do Santo Padre Cura Dars e tambem conhecer melhor sua história. Obrigado.

  3. cantodapaz disse:

    José, infelizmente não temos, mas com certeza você achará muita coisa na internet. Um abraço.

  4. Carla Lima disse:

    Gostaria de receber a oração em homenagem ao dia do PADRE que começa:Senhor,o que queres Tu de mim…

  5. lucineide disse:

    Gostaria muito de poder baixar pela internet
    o livro da vida de São João Maria Vianey,pois
    as informações aqui ainda são poucas.

    abraços
    Lucineide

  6. cantodapaz disse:

    **** Lucineide, baixar livros na internet não é algo legal, a não ser que a editora os disponibilize para que a gente os baixe. Melhor seria comprar algum livro na livraria. Um abraço, ****

  7. Pedro Brandao disse:

    Gostaria de saber onde encontrar algum livro sobre a vida desse Santo homem, São João Maria Vianney.

  8. cantodapaz disse:

    **** Pedro, você encontrará vários livros nas principais livrarias católicas: http://www.vozes.com.br, http://www.paulinas.com.br, http://www.paulus.com.br, http://www.loyola.com.br. Um abraço. ****

  9. solange bacchi disse:

    Boa Noite
    Gostaria de receber a oração de São João Maria Vianney.
    Agradeço desde já
    Solange

  10. Suzete disse:

    Eu não conhecia a história de São João Vianey. Ontem, assistindo à novela “Desejo Proibido”, um personagem falou sobre esse Santo. Contou sobre sua deficiência cognitiva. E explicou que apesar disto, mercê do seu esforço e humildade se tornou uma santo sacerdote, padroeiro de todos os párocos. Ressaltou também que vinha gente de longe para ter com ele em sua pequena paróquia.

  11. gabiela disse:

    Boa Noite..
    Peço uma oração.. para que Sao Joao Maria Vianey, possa olhar por mim..
    me iluminando em meus estudos e provas ….

    e tmb gostaria de saber, onde conseguir Uma Imagem deste Santo.

  12. benedito reinaldo disse:

    bom dia irmãos em Cristo Jesus sou um cursilhista devoto de são João Vianei. Como faço para adquirir o livro da vida deste santo ? DECOLORES !!

  13. karina disse:

    obrigada esse resumo da vida de Sto. Cura D´Ars foi mto últil para minha prova de catecismo…..
    escrevem sobre a vida de sao joao bosco tambem…..

  14. Alex Batista de Andrade disse:

    Gostaria de receber folhetos ou estampa….. imagem de Sao Joao Maria Vianey, para com a graça de Deus propagar a devoçao deste grande santo e tesmunha de Deus em minha comunidade….. Mora em Uruana-Go, por isso fico a esperar vossa ajuda e pela misericordia do Criador levar pelo o testemunho deste Santo a missao evangelica e apostolica de nossa Igreja Mae…. No aguardar de vossa resposta e mais breve…. despeço-me….. Abraços fraternos….Sao Joao Maria Vianey rogai por nós….. Por favor me ajude… Que a misericordia de Deus seja força a nossa missão….

  15. Paulino Henriques disse:

    Bom dia,
    Gostaria de encontrar um livro sobre a
    vida de São João Maria Vianey.

    Gosto muito deste Santo,

    Sou de Fátima portugal.

    Muito obrigado.

  16. cantodapaz disse:

    **** Paulino, antes de mais nada, os nossos parabéns por morar em uma cidade realmente maravilhosa e abençoada por Deus. Infelizmente, não conhecemos os livros publicados em Portugal, mas com certeza você os encontrará em alguma livraria católica. Um abraço. ****

  17. Marcelo Fenato disse:

    Graças a Deus este santo é mais um exemplo para nós, com fé e muita perseverança, esperar em Deus e um grande amor o sonho que estando em sintonia com a vontade de Deus acontece. São João Maria Vianey …Rogai por nós!

  18. flavio fernandes de carvalho disse:

    Gostaria de receber historias mais detalhadas sobre sao JOAO MARIA VIANEY. OBRIGADO

  19. barbara erasmo bezerra disse:

    Boa noite, o cura d´ars é padroeiro de minha paróquia e por sua poderosa intercessão já sairam desta humilde comunidade vários sacerdotes. Já obtive a graça de ler a sua biografia. Testemunho de amor a Deus e a salvação das almas. Vida santa, homem santo.

  20. juliana maria vianney silva disse:

    OI TENHO UMA LONGA HISTÓRIA DE VIDA, APESAR DE MUITO JOVEM, RESUMO DIZENDO QUE ACABO DE DESCOBRIR QUE MEU SOBRENOME TEM ALGO A VER COM ESTE SANTO, COMO SOU FILHA ADOTIVA E NÃO TENHO A MENOR IDÉIA SOBRE MINHA ORIGEM, ME CONSOLA SABER QUE A MÃE QUE NÃO SEI QUEM É, PELO MENOS ERA UMA PESSOA RELIGIOSA. ESTOU FELIZ COM ESSA DESCOBERTA.

  21. fernandasouza disse:

    gostaria de saber onde comprar a imagem moro no ES-Vila Velha e aqui esta muito dificil encontra-la

  22. sebastiao soares Ribeiro disse:

    tive experiencia muito grande dia 24/06/1995,fui assistir uma celebraçao numa capela cuja padroeiro e sao joao chegando la nao havia ministro nem padre nem diacono para celebrar,entao chegou uma pessoa e me disse o sr pode proclamar o evangelho e fazer a humilia pois nao temos quem o pdre e os ministro estao participando do ecc, e nao podem fazer a maioria do povo tem pouca instruçao e nao sabe,tive uma sençassao muito forte uma coisa vindo n de mim tomei a biblia na mao subi para mesa da palavra comecei a fazer a leitura do evangelho,em seguida a humilia,nunca mais deixei que paz esteja com todos vcs.

  23. Francis disse:

    Sinceramente gostei muito do artigo sobre a vida de São Maria Vianey. Mas achei insuficiente, queria saber mais de sua vida e caminhada. Também alguma oração.

    Fiquem em Paz, Deus os Abençoe!

    Abraço!

  24. tania kosmalski disse:

    gostei muito de aprender sobre a vida de São João Vianey. Pena que não tenha a oração, pois ficaria mais completo de qualquer forma obrigada e que Deus abençoe a todos.

  25. stregoni benefici disse:

    eu gostaria de saber se o bispo cura d’ars
    teve algum envolvimento em casos de possessões demoniacas por volta de 1857 com uma professora francesa ?
    desde ja agradeço pela vossa atenção

  26. stregoni benefici disse:

    será que vcs poderiam responder a minha pergunta ?

  27. benedito reinaldo dos santos disse:

    Achei muito bom, pois são joão maria vianey é o santo de minha devoção. Gostaria de ter um livro que fale da vida deste santo.

  28. LUCAS disse:

    GOSTARIA DE RECEBER,UMA IMAGEM,OU ESTAMPA,DE SAO JOAO MARIA VIANNEY.PARA PROPAGAR,ESTA DEVOÇAO.

  29. LUIZ CARLOS DE SANTANA disse:

    Senhores!
    Gostaria de saber como baixar o livro sobre o Santo São João Maria Vianney, o Cura de Ars.

  30. PADRE RONALDO disse:

    muito boa a história dele e a gente vê o exemplo de vida que este bom homem nos deu. Que Deus vos abençoe. PAI FILHO E ESPIRITO SANTO + AMÉM

  31. Elizabeth disse:

    Muito bom.

  32. Juarês Antônio de Oliveira disse:

    Excelente a colocação do tema. Que Deus na infinita sabedoria, continue iluminando o autor, lapidando o talento para que possa chegar longe a vida dos Santos.

  33. Madelayne disse:

    Gostaria de saber mais . O artigo deveria trazer as obras que ele escreveu.

  34. João Batista disse:

    quero saber td sobre a vida e caminhada deste grande e abençoado santo São João Maria Vianney

  35. vanilde disse:

    maravilhoso, gostaria muito de receber a oraçao de SAO JOAO MARIA, pois tenho um filho, que esta se preparando para ir para o seminario em 2011, uma oraçao do padroeiro dos sacerdotes ira ajuda-lo e muito visto que tbém tem muitas dificuldades nos estudos. desde ja obrigada.

  36. cantodapaz disse:

    – Oração de São João Maria Vianney –

    Eu Vos amo, meu Deus,
    e o meu único desejo é amar-Vos,
    até ao último suspiro da minha vida.

    Eu Vos amo, Deus infinitamente bom,
    e prefiro morrer amando-Vos,
    que viver um só instante sem Vos amar.

    Eu Vos amo, meu Deus,
    e só desejo o Céu para ter a felicidade,
    de Vos amar perfeitamente.

    Eu Vos amo, meu Deus,
    e só temo o inferno porque aí nunca haverá
    a doce consolação de Vos amar.

    Meu Deus, se a minha língua
    não puder estar sempre a dizer que Vos amo,
    que o meu coração o diga
    tantas vezes como quantas eu respiro.

    Senhor, dai-me a graça de sofrer amando-Vos,
    de Vos amar sofrendo,
    e de um dia expirar amando-Vos
    e sentindo que Vos amo.

    E quanto mais me aproximo do meu fim,
    mais Vos imploro a graça
    de aumentar e aperfeiçoar o meu amor. Ámen. –
    (fonte: http://www.paroquiadecascais.org)

  37. Anônimo disse:

    GOSTEI MUITO CONTINUEM LEVANDO CONFORTO PARA AS PESSOAS QUE NESSECITAM.OBRIGADO

  38. LUcas disse:

    Muito legal

  39. Aparecida Marques disse:

    Eu não conhecia a história de São João Maria Vianney. Foi lendo o Livro “Ágape” do Padre Marcelo Rosse que fiquei conhecendo um pouco de sua vida. Gostaria de receber a benção,oração e livro sobre sua vida. Obrigada.

  40. José Marcos disse:

    Olá irmãos deste site,paz e bem¡ .Gostei muito deste artigo, e mesmo já tendo lido uma biografia deste santo,não sabia que ele era terceiro franciscano!. Continuem com esta bonita obra de evangelização.Gostaria de ficar recebendo artigos via e -mail. Um abraço a todos.

  41. Luiz Eduardo disse:

    tem o livro sobre o purgatório de São João Maria Vianei

  42. Francisco Assis do Nascimento disse:

    Excelente, todos os artigos muitos bons e

Deixe uma resposta