Jovem Santo: São Domingos Sávio

terça-feira, dezembro 12, 2006

Comemorado no dia 05 de março

São Domingos nasceu em Riva di Chiéri, Piemonte ( Itália) aos 2 de Abril de 1842. Desde pequeno levava muito a sério sua vida espiritual e já impressionava a todos os mestres e companheiros pelo seu semblante angelical. Manso, constante no humor, de compleição frágil, aspecto grave e ao mesmo tempo doce.

Seu encontro com Dom Bosco se deu e, Becchi, terra natal de Dom Bosco, fundador dos salesianos, em 2 de Outubro de 1854 e no mesmo mês entrava no Oratório de Valdocco em Turim.

Imaginemos um jovenzinho com 15 anos incompletos, declarado santo por praticar as virtudes em seu grau mais elevado. Foi aluno de Dom Bosco.

No dia 8 de abril de 1849, Páscoa, com apenas 7 aninhos de idade fez sua primeira Comunhão e escreveu o seguinte:

1- Confessar-me-ei muito freqüentemente e receberei a Comunhão todas as vezes em que o confessor me der licença.

2- Quero santificar os dias festivos

3- Os meus amigos serão Jesus e Maria.

4- Preferir a morte, nunca o pecado.

Por ocasião da proclamação do dogma da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1854) renovou seus propósitos de sua primeira comunhão acrescentando: “Maria, dou-te meu coração. Faça com que seja sempre vosso. Jesus e Maria sede sempre meus amigos; mas, por piedade fazei-me morrer antes de cometer um só pecado!”.

Dom Bosco impressionado com a piedade do jovem começou a anotar seus atos para não esquecê-los.

Na primavera de 1855 após uma pregação de Dom Bosco, aquele menino que teve como único objetivo a santidade em sua vida, partiu para a casa do Pai, faltando um mês para completar quinze anos de idade. Morreu vítima da tuberculose em Turim, Itália.

(texto adaptado – fonte: http://www.asj.org.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. IRACI FERREIRA BORGES PIRES disse:

    Excelente pois relata o amor dos jovens santos para com nosso DEUS

  2. sheila disse:

    quero saber quais os procedimentos para me casar na igreja católica pq não sou catolica, mas meu noivo é e quer casar na igreja católica, como devo me preparar e qual o tempo? me manda um email por favor pq trabalho e não tenho tempo de ir na igreja. Agradeço desde já. Sheila.

  3. cantodapaz disse:

    **** Sheila, A preparação dos noivos se resume a algumas reuniões na igreja que você escolher. Por isso, é importante que você entre em contato com a igreja onde vocês vão casar. Se você não tem tempo de ir pessoalmente, tente descobrir o telefone da igreja e se informar pessoalmente sobre o que os noivos devem fazer para se preparar. Um abraço. ****

  4. tafnis disse:

    ESSE SANTO SE CHAMAVA SÁVIO ERA ?
    QUAL O SIGNIFICADO DELE?
    ELE E BIBLICO É?

  5. Wilson Ramos disse:

    Olá me fizeram uma pergunta na qual não soube responder; se vocês poder me ajudar agradeço desde já. A pergunta é Qual é o nome de dois amigos pela qual a morte deles abalou profundamente a vida de Domingos Sávio.
    Abraço.

  6. cantodapaz disse:

    **** Wilson, Paz e Bem! Infelizmente não sabemos o nome dos amigos de S. Domingos Sávio. Um abraço. ****

  7. Anônimo disse:

    Quando leio estes testemunhos fico a interrogar-me. porque há pessoas que desde crianças revelam uma sensibilidade divina tão intensa? Sei que Deus não faz exepção de pessoas e, que nada faz de injusto, pelo contrário, tudo faz com sabedoria e amor, mas os seus desígnios são insondáveis aos meus raciocinios. Louvores a ELE pelos Seus santos, que velam por nós. Que assim seja.

  8. savio estevam chaves disse:

    gostaria de receber a oração de nossa senhora Auxiliadora dedico como madrinha, porque é do dia do meu aniversário. 24/05/.abraços Sávio de MATIPÓ MG.

  9. cantodapaz disse:

    **** Sávio, Eis a oração. 0RAÇÃO – ” Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos,
    Tu, terrível como exército ordenado em batalha,
    Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Assim seja. Um abraço. ****

  10. Iremy Maria de Souza Geo disse:

    O Povoado de São Domingos em Mirante BA. recebeu a graça da inauguração da Igreja de São Domingos Sávio em 5 de março de 2008.Toda a comunidade local e eu e minha família em São Paulo estamos muitos felizes com esse feito. Iremy agosto/2008

  11. Igor disse:

    esse santo é um exemplo para os jovens, todos os jovens deviam conhecer a historia de São Domingos Sávio e São Tarcisio. [preferir a morte nunca o pecado] – São Domingos Sávio. [prefiro morrer que ver o corpo de Jesus ser profanado] – São Tarcisio.

  12. Maria Gabriela disse:

    Olá, gostaria de saber o que simboliza o livro que Domingos Sávio segura nas mãos em sua imagem e se as roupas que ele usa são roupas próprias da época.
    Estou fazendo um trabalho para a Faculdade (FATEA- Faculdades Integradas Teresa D’Ávila) sobre o que significam os objetos que alguns santos apresentam em suas imagens. Escolhi, entre outros, São Domingos Sávio porque participo de uma comunidade salesiana e tenho muita devoção por ele. Se vocês pudessem me indicar algum livro ou site onde posso encontrar essas informações seria ótimo. Desde já obrigada e parabéns pelo site.

  13. Victor Cruz disse:

    Gostei, está muito bem resumid0, mostra o quanto os jovens gostam de Deus.
    Era bom que nos fosse possivel ver em video e falado em Português filmes resumidos de poucos minutos sobre Domingos Sávio gratuitamente. Obrigado

  14. davila disse:

    a historia de são Domingos Savio e muito Interessante

  15. ione de mello disse:

    Deveria explicar melhor como ser santo “Agora”.
    Pois os tempos mudaram…

  16. Anônimo disse:

    muito bom

  17. Margarida Martins disse:

    Sou católica praticante mas como é natural não posso saber de tudo o que á Igreja diz respeito. Por motivos que não vêm ao caso tive conhecimento de S.Domingos Sávio de quem nunca tinha ouvido falar. Sei agora que existe uma Igreja em Vendas Novas com o nome deste Santo. Onde posso adquirir literatura acerca deste Santo que sei agora era um jovem que morreu com perto de 15 anos. Agradeço uma informação. Obrigada

Deixe uma resposta