Jovem Santa: Santa Luzia

terça-feira, dezembro 12, 2006

Comemorada no dia 13 de dezembro

Santa Luzia, virgem e mártir é um dos modelos mais acabados de santidade que surgiu nos primeiros séculos do cristianismo. Nasceu em Siracusa, cidade da Sicília (Itália) entre os anos de 280 a 290. De família ilustre, pois seus pais pertenciam a nobreza siciliana.

Sua mãe Eutíquia, depois de convertida ao cristianismo, tornou-se fervorosa dama cristã e, segundo se afirma, recebeu como a filha a palma do martírio.

O nascimento de Luzia foi motivo de grande alegria para toda a família por ser o primeiro e o único fruto da união indissolúvel dos seus venturosos pais. Constituiu-se ela numa risonha esperança para todos os familiares. Bem cedo, porém, Luzia se viu privada do afeto paterno. O pai que amava com entranhado amor e nela via um sinal de glória e de justificado orgulho, deixou este mundo quando Luzia tinha quatro anos apenas.

na verdade a inocente menina tornaria glorioso o nome da família não somente em Siracusa mas em todo o mundo pela excelência de suas virtudes, pela sua pureza angélica e pelo seu acendrado amor a Nosso Senhor. Seus dotes físicos eram de tal encanto parecendo que o céu houvesse feito estravasar por sobre ela a abundância dos seus dons: os olhos traduzindo a pureza da alma e o rosto de uma formosura incomum. Tais predicados chamarama atenção de quantos a viram e foi, por isso mesmo que atraiu os olhares de um jovem de nobre linhagem que dela se enamorou e manifestou o desejo sincero de tê-la como esposa.

Em se tratando de um moço que se distinguia pela nobreza da estirpe, refinada educação e senhor de muitos haveres, não faltaram reiterados e insistentes apelos da parte dos familiares de Luzia para que aceitasse o vantajoso e honroso partido. Ela porém, que de há muito havia se comprometido com o Esposo Divino, consagrando-se-lhe inteiramente pelo voto de castidade, recusou, com nobreza, a proposta do reputado patrício.

Para se assegurar cada vez mais nos santos desejos, quis visitar, em Catânia, junto com sua mãe, enferma, o túmulo da virgem e mártir Santa Águeda que também havia preferido o martírio às honras do mundo, com o intuito de recomendar à gloriosa padroeira daquela cidade siciliana o voto que fizera de, como ela, ser tão somente de Jesus Cristo, o Divino Esposo. Da visita ao túmulo da excelsa virgem e mártir resultou a cura de uma doença grave em sua mãe, e hauriu mais força e coragem para se manter fiel nos santos propósitos.

O século terceiro foi tristemente célebre pelas ferozes perseguições aos cristãos sobretudo ao tempo de Diocleciano e Maximiliano. Luzia e seus familiares, fervorosos praticantes do cristianismo, viviam vida acentuadamente cristã, não só através de exercícios religiosos em casa e nas catacumbas, mas também, valendo-se dos bens da fortuna que possuiam, auxiliando generosamente os pobres e doentes. Eram inúmeros os necessitados que procuravam a casa de Luzia afim de receberem alimentos, roupas, remédios e mais que tudo isso, lições do Santo Evangelho.

A prática de tanta caridade irritou terrivelmente os perseguidores dos cristãos e para que tal prática fosse abolida, o jovem pretendente à mão de Luzia, denunciou-a ao feroz inimigo dos seguidores de Cristo, o prefeito Pascásio, induzindo-o, pelo seu prestígio, a forçar a jovem cristã a aceitá-lo como esposo. Pascásio não se fez de rogado e atendeu de súbito à solicitação do moço fidalgo.

Imediatamente ordenou que trouxessem à sua presença a inocente Luzia, obrigando-a aabandonar o cristianismo e aceitar o jovem patrício como esposo. Se recusasse, o preço seria a morte. Mas Luzia não se atemorizou com as ameaças de Pascásio e permaneceu fiel na resolução de ser somente esposa de Jesus Cristo pelo voto de castidade. O prefeito, irritado com a corajosa recusa de Luzia, ameaçou violar seu corpo virginal. Ao ouvir a terrível ameaça, a princípio Luzia se apavorou, mas depois confiante na proteção divina pode dizer como São Paulo “tudo posso naquele que me conforta ” e respondeu ao algóz: ” o corpo só é violado quando há consentimento e por isso mesmo eu te digo: Deus que conhece os meus desejos, propósitos e pensamentos, sabe que eu de modo algum lhe serei infiel, enquanto tu, Pascásio, não podes induzir-me ao pecado. Aqui está meu corpo disposto a todas as torturas: porque demoras? Começa a por em prática o que teu pai, o inimigo, deseja”, foram suas últimas palavras.

Admiremos a fortaleza de ânimo da jovem Luzia e em suas palavras divisemos o Divino Espírito Santo a sugerí-las. Logo em seguida, Luzia é condenada à morte, maravilhando a todos com sua inabalável resolução e seu profundo espírito de fé. Antes, porém, de infligir-lhe o martírio, Pascásio ordenou que lhe atassem fortemente as mãos e os pés.

.Aproximava-se a hora por ela tão desejada, hora em que podia entregar sua bela alma ao Esposo celeste e ser imersa em Deus que lhe sugeria tudo o que dizia. Ajoelhada em atitude de oração proferiu estas memoráveis palavras: “SENHOR, EIS QUE SUPLICO PAZ PARA A IGREJA DE CRISTO. DIOCLESIANO E MAXIMILIANO DECAIRÃO DO IMPÉRIO E COMO A CIDADE DE CATÂNIA VENERA A SANTA ÁGUEDA, TAMBÉM SEREI VENERADA POR GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO, OBSERVANDO DE CORAÇÃO OS PRECEITOS DO SENHOR.”

Nem bem acabava de pronunciar estas palavras, quando o juiz irado e insolente vendo-a triunfar de todas as provações, afim de puni-la mandou degola-la. Um dos algozes mergulhou-lhe um punhal na garganta que a transpassou e ela entregou sua cândida alma a seu criador e Esposo Divino. Cerrou-se as suaves pupilas à luz terrena, para contemplar com os olhos gloriosos da Visão Beatífica na Mansão dos justos.

Ao cair martirizadO, seu corpo permaneceu em atitude de oração e o rosto voltado para o céu. Sua alma, partida do corpo virginal subia ao céu acompanhada de um cortejo de anjos para ocupar o trono que lhe estava preparado e receber a dúplice coroa tanto almejada da virgindade e do martírio. Era o dia 13 de dezembro de 304.

Neste mesmo dia Diocleciano que se vangloriava de haver banido o cristianismo do Império, era acometido de grave enfermidade que conforme testemunho ocular de Lactâncio pareceu a todos que havia morrido. Recuperado apareceu somente para abdicar de suas funções no cume de uma colina de Nicomédia a 1º de maio de 305. Nesse mesmo dia, Maximiliano abdicava em Milão.

.Os cristãos de Siracusa logo após a morte de Santa Luzia elegeram sua padroeira e já no ano 310, seis anos após sua morte, no mesmo local onde se dera o martírio construíram um templo em sua honra. O corpo da virgem e mártir recolhido com reverência e piedade fora colocado num lugar sagrado, nas catacumbas onde dormiam os filhos da Cruz e os mártires do Senhor até que em 1040 o general grego Jorge Mariace apoderando-se da cidade de Siracusa requisitou o corpo da santa e o fez transportar para Constantinopla afim de doá-lo à imperatriz Teodora. Finalmente os cruzados venezianos após a conquista de 1204 levaram-no para Veneza onde ainda hoje se venera na igreja de São Jeremias sob o altar lateral e conservado numa preciosa urna de mármore.

SANTA LUZIA – PROTETORA DOS OLHOS

Conta uma lenda que o carrasco teria arrancado os olhos de Santa Luzia, os quais lhe foram milagrosamente restituídos.

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Shirlei de Sousa Oliveira disse:

    otimo a historia de santa luzia eu vou apresentar a historia aos meus catequisandos para servir como inspiração aos jovens.parabens pela ideia e iniciativa e viva santa luziaaaaaaa shirlei de sousa oliveira maraba Para

  2. leir disse:

    Venerável Sta Luzia!
    Jovem e mártir! Pela sua intercessão como padroeira das vistas me ponho sob sua proteção! Interceda pela minha visão física e espiritual!
    Interceda pelos nossos jovens!
    Amém!

  3. mayra disse:

    santa luzia te amo me protega

  4. Nires Luzia disse:

    Sou dia de Sta Luzia, 13-12 – tenho sério problema de vista. Conto sempre com a ajuda dela, tbám tenho os olhos azuis como os dela.

  5. cidinha disse:

    Fiquei muito feliz em encontrar a historia da vida de Santa Luzia,pois quero presentear uma adolecente que começa a se interessar por Santa Luzia como sua protetora. Vou também imprimir a gravura e fazer um belo quadrinho pra ela. Muito obrigado !Que ela cuide dos olhos e olhares de todos os nossos jovens que precisam ver bons exemplos como a vida dessa linda santa. Que Sta Luzia interceda por todos nos. Amém

  6. claécia cordeiro disse:

    quero muito começar a rezar a novena de Santa Luzia e pedir-lhe proteção para os olhos do meu filho Tayrom Sótero. Pretendo também contar-lhe a história para que ele comece a ser devoto desta linda, grande e humilde serva do Senhor Jesus! Como é bom pertencer à Igreja católica e poder assim desfrutar das maravilhas do amor e da misericórdia de Deus. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

  7. Prof.Francisco Humberto de Carvalho disse:

    Maravilhosa a vida e morte santa de SANTA LUZIA.PEÇO VOSSA ´PROTEÇ~~AO.COINCIDENTENTIMENTE, ESTIVE EM JO~~AO PESSOA NO SABADO DE ALELUIA DESTA SEMANA SANTA E ASSISTI UMA MISSA CUJA IGREJA A PADROEIRA ERA ¨¨SANTA LUZIA¨¨.PEDI UMA GRAÇA PARA FICAR BOM DAS MINHAS PERNAS ,POR TER ULTIMAMENTE DIFICULDADE EM CAMINHAR POR ISSO PASSEI A USAR BENGALA , ISTO ACOMPANHADO DE TONTURAS . PASSARIA A SER DIZIMISTA DA IGREJA ,OU DE UMA REPRESENTAÇAO OFICIAL DE SANTA LUZIA,CONTRIBUINDO TODOS MESES COM UMA QUANTIA EM DINHEIRO , PARA QUE FOSSE MAIS DIVULGADO O SEU SANTO NOME. PEÇO VOSSA AJUDA ,ENVIANDO O ENDEREÇO DA ASSOCIAÇAO ENCARREGADA DE ENVIAR BOLETOS PARA ESTE FIM

  8. sonia disse:

    Muito emocionante a historia da jovem santa luzia, porem, não entendi muito bem sobre o porque ( protetora dos olhos ) se ela foi degolada.
    A lenda diz que o carrasco teria arrancado-lhe os olhos, os quais lhes foram restituídos.
    Teria algo mais que confirmasse essa história?
    Aguardo resposta se possível, obrigada
    Um grande abraço e a paz de jesus

  9. Jandira disse:

    Agradeço a SANTA LUZIA, por ter atendido o meu pedido, pedi e consegui a graça. Obrigada do fundo do meu coração. Amén.

  10. adriana bezerra de lima disse:

    muito obrigada pela cura alcancada da minha visao

  11. jailson ramos disse:

    paz e bem! ótima a materia sobre santa luzia! será possivel conseguir uma reliquia desta grande santa. se sim, me retorne

  12. flavio trindade pinto disse:

    Faco parte de uma Igreja que Santa luzia e a padroeira. É possivel conseguirmos uma reliquia para esta Igreja? se sim, por favor me retorne.

Deixe uma resposta