54. O relógio de louvores: como é o dia-a-dia de uma clarissa?

terça-feira, dezembro 5, 2006

Durante o silêncio da noite elas fazem vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento. Como sentinelas se revezam em espírito de oração e desagravo.

O sino soa às 4:30h da manhã chamando-as para a recitação das primeiras horas do Ofício Divino: Matinas e Laudes. Geralmente as horas do Ofício são sempre cantadas. Depois disto, fazem uma hora de meditação bíblica. Logo após, participam da Missa, que é o auge espiritual do dia no Mosteiro.

Às 8:00h rezam novamente outra hora canônica do Ofício Divino: Tércia. Depois desta oração, dirigem-se para o café da manhã.

Após o café, iniciam as diversas atividades da casa, que podem ser a limpeza do Mosteiro, os trabalhos no jardim e horta, o preparo de alimentos, a confecção de hóstias, artesanato, paramentos etc. Todo este período é entrelaçado com a adoração eucarística, já que o Santíssimo Sacramento sempre fica exposto nos Mosteiros de clarissas. Assim, cada Irmã se dirige individualmente para a Capela no horário que lhe é destinado para a adoração.

Às 12:00h o sino novamente as chama para a recitação de outra hora litúrgica: Sexta. Depois vem o almoço, que é sempre acompanhado por uma leitura espiritual.

Após a refeição, fazem os serviços domésticos e têm um pequeno tempo livre para descanso e estudos. Depois, voltam a recitar o Ofício Divino com a hora deNoa.

À tarde retornam para os trabalhos iniciados na parte da manhã e nele permanecem até as 16:30h, quando, então, rezam o terço e em seguida uma outra hora canônica: Vésperas.

Às 18:00h após a oração do Angelus, tomam uma pequena refeição e, depois do serviço doméstico, têm um tempo de recreação de uma hora.

Às 20:30h dirigem-se novamente para a Capela, a fim de rezar a última hora litúrgica do dia: Completas.

No final da oração as Irmãs se recolhem às suas celas (quartos) individuais para dormir e descansar, enquanto que uma Irmã permanece na Capela, no intuito de iniciar a adoração noturna. Haverá, então, um revezamente ininterruptode adoração até queo sino novamente toque às 4:30h da manhã, despertando-as para mais um dia de louvor.

“considero-te auxiliar do próprio Deus e
sustentáculo dos membros vacilantes de Seu Corpo inefável”
(Santa Clara)

(Peça orações às Irmãs Clarissas clicando no alto do nosso site em “Peça Orações”)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Maria -Olívia Rodrigues disse:

    Muito bem resumido; esplica com muita didática a vida das Clarissas. É importante, para os leigos, conhecerem com detalhes, a vida das contemplativas, nossas irmãs, às quais nos unimos (ou deveremos estar unidas) para uma unidade espiritual, no caso,Franciscana-cristã. Abraços, M.Olívia OFS

  2. Débora Braga disse:

    Achei bonita a vida de dedicação das irmãs! Que elas continuem assim, dedicadas e louvando ao Senhor! Ajudando a interceder por um Brasil melhor, sem violência e doenças emocionais! E a interceder por nós, que diante delas somos meras pessoas comuns, errantes e pecadores. Que Deus abençoe as irmãs Clarissas do Brasil!

  3. Ignez Ribeiro de Almeida disse:

    Muito linda esta vida regrada de oraçao: adoraçao e trabalho. O mundo esta precisando muito de oraçao e sacrificios. Fiquem com Deus.

  4. Custódia Santos disse:

    Vidas maravilhosas cheias, plenas, esperanças de um mundo de paz e amor.

Deixe uma resposta