51. Por que Santa Clara de Assis é a padroeira da televisão?

sábado, novembro 18, 2006

Era a noite de Natal, em que a humanidade inteira comemora com os anjos o nascimento do Menino de Belém, quando todas as Irmãs foram para a Capela do Mosteiro, a fim de rezar a oração das Matinas. Por isso, Santa Clara permaneceu sozinha, no seu leito, já que se encontrava doente nesta ocasião e não podia acompanhar a Comunidade até a Capela.

Por isso, Clara começou a meditar e a falar com o pequenino Jesus, visto que sofria por não ter podido participar dos louvores divinos: – “Senhor meu Deus, deixaram-me aqui sozinha”. Então, eis que de repente, começou ressoar em seus ouvidos o maravilhoso conserto que estava acontecendo na igreja de São Francisco. Clara escutava com muita alegria os irmãos, os frades, salmodiando o Ofício Divino, inclusive ouvindo até o som dos instrumentos musicais. Se não fosse por uma intervenção divina, seria impossível que Santa Clara pudesse ouvir tais sons, pois o lugar não era tão proximo assim do Mosteiro. Tal prodígio só era possível se a solenidade tivesse sido amplificada de forma divina ou se o ouvido da santa tivesse sido reforçado na sua audição de um modo sobre-humano. Ainda mais fenomenal foi o fato de Santa Clara, além de ouvir, ver o próprio presépio do Senhor e assistir à Santa Missa meia-noite, que se seguiu após o canto da salmodia.

Quando as Irmãs foram ver Santa Clara de manhã no seu leito, ela lhes falou: – “Bendito seja o Senhor Jesus Cristo, que não me deixou aqui abandonada, sozinha, quando vocês me abandonaram. Escutei, por graça do Senhor, toda a solenidade celebrada esta noite na igreja de São Francisco e lá estive presente, recebendo até a santa comunhão. Agradecei comigo a Nosso Senhor Jesus Cristo, por tal graça a mim concedida”.

Por causa deste fato tão espantoso, o Papa Pio XII declarou Santa Clara padroeira da televisão em 1958.

Abaixo você poderá ver a Igreja de São Francisco em Assis, na Itália; sua vista lateral e o local onde Santa Clara dormia sobre palhas e onde morreu em 1253

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. rejiane silva nunes disse:

    Muito bom!!!!!!! gostei.

  2. Yasmin disse:

    Gostei muito deste artigo!!!! Parabéns!!!!!

  3. Yasmin disse:

    As fotos sao muito boas; só gostaria que tivesse mais…

  4. Sandra Elena Machado disse:

    Gostei muito do site e gostaria de receber artigos de Santa Clara. Obrigada! Que Deus abençoe a todos nós.

  5. gostei muito deste artigo das fotos, mas como disse a amiga, gostaria que tivesse mais.

  6. cantodapaz disse:

    **** Obrigada a todos por seus comentários. No momento é impossivel atender a todos, pois temos várias matérias sendo preparadas para ir ao ar. Quem sabe em um futuro próximo? Um abraço. ****

  7. mayara disse:

    Amei,esses artigos,conhecer a historia da padroeira da minha comunidade foi muito legal!

  8. Alex A. Borges disse:

    Gostei muito do artigo, porque não conhecia a história completa do porquê de Santa Clara ser padroeira da televisão. Só sabia da parte em que ela participou da missa por uma visão sobrenatural. Também gostei das explicações de como Deus provavelmente agiu em Santa Clara para que ela participasse da missa. Pouco se toca em Teologia Mística. Quanto as fotos, gostei muito delas. E fiquei encantado com as fotos da Igreja. De minha parte, confesso sinceramente que fiquei admirado do pessoal do site ter conseguido essas fotos, visto que não me parece ser coisa fácil de conseguir.

  9. Alex A. Borges disse:

    Santa Clara também é padroeira dos outros meios de comunicação social?!

  10. cantodapaz disse:

    **** Alex, pelo que sabemos, Santa Clara de Assis é padroeira apenas da televisão. Um abraço. ****

  11. Telma Fernandes de Almeida disse:

    AMEI ESTE SITE. NÃO SABIA EXATAMENTE POR QUE SANTA CLARA ERA A PADROEIRA DA TELEVISÃO.
    GOSTARIA DE SABER INFORMATIVOS SOBRE SANTA CLARA, POIS TRABALHO EM UMA FM QUE TEM O NOME DELA.

  12. evandro disse:

    Muito bom…. Somos devotos de Santa Clara, Santo Antonio e São Francisco. Gostaríamos de ter uma imagem de Santa Clara de Assis, porém não conseguimos encontrar. De fato, encontramos uma imagem de Santa Efigênia adaptada. Se alguém souber onde encontrar uma imagem verdadeira de Santa Clara, por favor nos informe. Obrigado!

  13. cantodapaz disse:

    **** Evandro, você deve encontrar nas livrarias católicas: http://www.lojafranciscanos.org.br, http://www.vozes.com.br, http://www.paulinas.com.br, http://www.paulus.com.br. Abraços. ****

  14. Anônimo disse:

    E VERDADE QUE ESTORIA LINDA VALEU

  15. Anônimo disse:

    ameiiiiiiiiii muito rsrsrsrsrsr…..

  16. Vera Lúcia de Oliveira disse:

    Achei muito interessante este artigo. Muito bom mesmo.Com as fotos lembrei muito da viagem que fiz em 1997, Peregrinação Religiosa, durante 25dias, de14/06/1997 a 08/07/1997. Estive em varios lugares, e principalmente em Assis. Curiosa de saber porque Santa Clara é a padroeira da TV, resolvi abrir o google e assim com grande alegria encontrei este site que achei por deveras maravilhoso.
    Ontem assisti pelo Youtube filmes sobre São Francisco e Santa Clara.Uma coisa interessante enconrei, o ator que fez o Francisco é o mesmo que fez o Dr.Giulio, no filme “Moscati, o médico que se tornou santo”.
    Gostarei imensamente de receber artigos do site de vocês.
    Muito obrigado. E abraços. Vera Lúcia(Vera)

Deixe uma resposta