47a. O que significa o Tau Franciscano?

sábado, novembro 4, 2006

CONTINUAÇÃO

O TAU NA LINGUAGEM

O TAU é a última letra do alfabeto judaico e a décima nona letra do alfabeto grego. Não está aí por acaso; um código de linguagem reflete a vivência das palavras. O mundo judaico e, conseqüentemente, a linguagem bíblica mostram a busca do transcendente. É preciso colocar o Deus da Vida como centro da história. É a nossa verticalidade, isto é, o nosso voltar-se para o Alto. O mundo grego nos ensinou a pensar e perguntar pelo sentido da vida, do humano e das coisas. Descobrir o significado de tudo é pisar melhor o chão, saber enraizar-se. É a nossa horizontalidade. A Teologia e a Filosofia são servas da fé e do pensamento. Quem sabe onde está parte para vôos mais altos. É como o galho de pessegueiro, cortado em forma de tau é usado para buscar veios d’água. Ele vibra quando a fonte aparece cheia de energia. Coloquemos o tau na fonte de nossas palavras!

O TAU, O CORDÃO E OS TRÊS NÓS

Em geral, o Tau pendurado no pescoço por um cordão com três nós. Esse cordão significa o elo que une a forma de nossa vida. O fio condutor do Evangelho. A síntese da Boa Nova são os três conselhos evangélicos=obediência, pobreza, pureza de coração. Obediência significa acolhida para escutar o valor maior. Quem abre os sentidos para perceber o maior e o melhor não tem medo de obedecer e mostra lealdade a um grande projeto. Pobreza não é categoria econômica de quem não tem, mas é valor de quem sabe colocar tudo em comum. Ser pobre, no sentido bíblico-franciscano, é a coragem da partilha. Ser puro de coração é ser transparente, casto, verdadeiro. É revelar o melhor de si. Os três nós significam que o obediente é fiel a seus princípios; o pobre vive na gratuidade da convivência; o casto cuida da beleza do seu coração e de seus afetos. Tudo isto está no Tau da existência!

USAR O TAU É LEMBRAR DO SENHOR

Muita gente usa o Tau. Não é um amuleto, mas um sacramental que nos recorda um caminho de salvação que vai sendo feito ao seguir, progressivamente, o Evangelho. Usar o TAU é colocar a vida no dinamismo da conversão: Cada dia devo me abandonar na Graça do Senhor, ser um reconciliado com toda a criatura, saudar a todos com a Paz e o Bem. Usar o TAU é configurar-se com aquele que um dia ilumina as trevas do nosso coração para levar-nos à caridade perfeita. Usar o TAU é transformar a vida pela Simplicidade, pela Luz e pelo Amor. É exigência de missão e serviço aos outros, porque o próprio Senhor se fez servo até a morte e morte de Cruz.”

Autor: Frei Vitório Mazzuco, OFM

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. marcos antonio de souza letro disse:

    sou catolico praticante,tive o prazer de receber como presente de meu filho o TAU,e agora completei por este artigo meus conhecimentos sobre a origem e o signifacado do mesmo,hoje uso o TAU e o mesmo faz parte do meu dia a dia,espero que muitos passem a usa-los tambem com todo amor e respeito ao nosso DEUS,meus parabens por este artigo tão lindo.

  2. paula cristina alves pereira disse:

    Amei todas as informações sobre o tau e um pouco da vida de são francisco, queria me aprofundar mais na história desse santo que nos deixou esse exemplo de vida para nós cristãos. SÂO FRANCISCO DE ASSIS ROGAI POR NÒS AMÈM.

  3. mariana disse:

    o tau e sagrado e não esquecer dele ele representa a natureza o amor que tem nele use não faz mal e uma paz quando esta usando parese que vc esta comversando com os animais

  4. Cesar disse:

    O artigo veio iluminar mais a minha mente ! Devemos realmente refletirmos sobre trabalho lindo de S. Francisco de Assis , o Divino e o humano , a probreza , a obediencia e a castidade ( pureza de coracáo ), de acordo com diversas obras publicadas .

  5. Mônica Isabel disse:

    Gostei muito de ler este artigo, pois agora tenho o conhecimento que eu precisava porque eu uso o TAU mais antes não sabia o seu significado direito.

  6. PRESBÍTERO ROBSON RENATO PELLEGRINO disse:

    a paz convosco…

    Amados o TAL ” T ” foi o instrumento que Yeshua o Raboni foi executado pelos Romanos e pelos Yerudin.

    Vemos que o simbolo de xecução de judeus na época do século 1 até o 3º.

    Romanos executavam gentios em ” X ” e ” I ” e judeus morriam em ” T ” .

    Assim francisco de Assis usou o Tal como sua logomarca, e deu tambem mais atributos, mais ele sabia que foi o instrumento da execução do Raboni Yeshua.

    Mais a pré ICAR criou o + por causa que os judeus tem sua estrla de davi e e samlomão e os arabes a lua , assim criam a cruz de hojr pra terem seu simbolo tambem

  7. Vanessa disse:

    POSSO FAZER PARTE DA ORDEM DAS CLARISSAS OU FRANCISCANAS SEM SER CELIBATARIA DENTRO DA ORDEM.

  8. almira soares disse:

    maravilhoso , tirou todas as minhas dúvidas.Obrigada.

  9. Luisa Ferreira disse:

    Entreguei o Tau aos meus alunos de catequese no 8º ano, e quis também um para mim, usu-o normalmente porque me sinto Segura com ele,não sabia o significado …

  10. lucciano disse:

    que site abeçoado por DEUS muito obrigado senhor DEUS por nós propocionar em ter pessoas assim muito obrigado a vc q gerencia este site um abraço e fica com DEUS

  11. José Ângelo Gomes Varela disse:

    Paz e Bem a todos vocês que trabalharam para que este artigo seja gostoso e amável por todos os que desejam conhecer a Historia e vivência dos Franciscanos.realmente, sem o conhecimento prévio do significado do T/Tau Franciscano,agora através do artigo, pude entender toda a profundidade de sua simbologia e espiritualidade.
    Obrigado por nos fornecer conteúdos essenciais a vivência de toda a Ordem Franciscana.

  12. José Ângelo Gomes Varela disse:

    Paz e Bem a todos vocês que trabalharam para que este artigo seja gostoso e amável por todos os que desejam conhecer a Historia e vivência dos Franciscanos.realmente, usamos o Tau sem o conhecimento prévio do significado do T/Tau Franciscano,agora através do artigo, pude entender toda a profundidade de sua simbologia e espiritualidade.
    Obrigado por nos fornecer conteúdos essenciais a vivência de toda a Ordem Franciscana.

  13. Douglas Carvalho disse:

    Ganhei um ta da minha irmã e não sabia o que era é tive total curiosidade de saber o que significa e fiquei muito feliz de saber que tem um significado tão grandioso para nós cristão

Deixe uma resposta