47a. O que significa o Tau Franciscano?

sábado, novembro 4, 2006

O QUE SIGNIFICA O TAU FRANCISCANO? 

O Tau é a última letra do alfabeto hebraico; a décima nona letra do alfabeto grego; sinal bíblico usado pelo profeta Ezequiel: “Chamou o Senhor Deus o homem vestido de linho branco, que trazia à cintura os instrumentos de escriba e lhe disse: percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com um “T” na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem.” (Ez 9,3-4)

Todo aquele que tinha sido assinalado com o “T” foi poupado do extermínio.

O Papa Inocêncio III (1160-1216) explica o sentido do Tau: “Tem a forma de Cruz; quem o traz consigo, vive sua fé.”

São Francisco teve grande veneração por esta letra, pois lhe lembrava o grande amor de Cristo por nós. Portanto, o Tau é:

A lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor; Sinal de penitência e conversão interior; Sinal de dor pelos pecados do mundo; Recordação de nosso batismo; nossa marca de Filhos de Deus; Sinal de salvação . São Francisco selava o que escrevia com o Tau, para significar a densidade do Amor de Deus, concretizado na Cruz de Cristo, sinal de Salvação.

Para aqueles que gostam de se aprofundar, será interessante ler este artigo abaixo, retirado de http://www.franciscanos.org.br:

“TAU – SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS:

Há certos sinais que revelam uma escolha de vida. O TAU, um dos mais famosos símbolos franciscanos, hoje está presente no peito das pessoas num cordão, num broche, enfeitando paredes numa escultura expressiva de madeira, num pôster ou pintura. Que escolha de vida revela o TAU? Ele é um símbolo antigo, misterioso e vital que recorda tempo e eternidade. A grande busca do humano querendo tocar sempre o divino e este vindo expressar-se na condição humana. Horizontalidade e verticalidade. As duas linhas: Céu e Terra! Temos o símbolo do TAU riscado nas cavernas do humano primitivo. Nos objetos do Faraó Achenaton no antigo Egito e na arte da civilização Maia. Francisco de Assis o atualizou e imortalizou. Não criou o TAU, mas o herdou como um símbolo seu de busca do Divino e Salvação Universal.

TAU, SINAL BÍBLICO

Existe somente um texto bíblico que menciona explicitamente o TAU, última letra do alfabeto hebraico, Ezequiel 9, 1-7: “Passa pela cidade, por Jerusalém, e marca com um TAU a fronte dos homens que gemem e choram por todas as práticas abomináveis que se cometem”. O TAU é a mais antiga grafia em forma de cruz. Na Bíblia é usado como ato de assinalar. Marcar com um sinal é muito familiar na Bíblia. Assinalar significa lacrar, fechar dentro de um segredo, uma ação. É confirmar um testemunho e comprometer aquele que possui o segredo. O TAU é selo de Deus; significa estar sob o domínio do Senhor, é a garantia de ser reconhecido por Ele e ter a sua proteção. É segurança e redenção, voltar-se para o Divino, sopro criador animando nossa vida como aspiração e inspiração.

O TAU NA IDADE MÉDIA

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. marcos antonio de souza letro disse:

    sou catolico praticante,tive o prazer de receber como presente de meu filho o TAU,e agora completei por este artigo meus conhecimentos sobre a origem e o signifacado do mesmo,hoje uso o TAU e o mesmo faz parte do meu dia a dia,espero que muitos passem a usa-los tambem com todo amor e respeito ao nosso DEUS,meus parabens por este artigo tão lindo.

  2. paula cristina alves pereira disse:

    Amei todas as informações sobre o tau e um pouco da vida de são francisco, queria me aprofundar mais na história desse santo que nos deixou esse exemplo de vida para nós cristãos. SÂO FRANCISCO DE ASSIS ROGAI POR NÒS AMÈM.

  3. mariana disse:

    o tau e sagrado e não esquecer dele ele representa a natureza o amor que tem nele use não faz mal e uma paz quando esta usando parese que vc esta comversando com os animais

  4. Cesar disse:

    O artigo veio iluminar mais a minha mente ! Devemos realmente refletirmos sobre trabalho lindo de S. Francisco de Assis , o Divino e o humano , a probreza , a obediencia e a castidade ( pureza de coracáo ), de acordo com diversas obras publicadas .

  5. Mônica Isabel disse:

    Gostei muito de ler este artigo, pois agora tenho o conhecimento que eu precisava porque eu uso o TAU mais antes não sabia o seu significado direito.

  6. PRESBÍTERO ROBSON RENATO PELLEGRINO disse:

    a paz convosco…

    Amados o TAL ” T ” foi o instrumento que Yeshua o Raboni foi executado pelos Romanos e pelos Yerudin.

    Vemos que o simbolo de xecução de judeus na época do século 1 até o 3º.

    Romanos executavam gentios em ” X ” e ” I ” e judeus morriam em ” T ” .

    Assim francisco de Assis usou o Tal como sua logomarca, e deu tambem mais atributos, mais ele sabia que foi o instrumento da execução do Raboni Yeshua.

    Mais a pré ICAR criou o + por causa que os judeus tem sua estrla de davi e e samlomão e os arabes a lua , assim criam a cruz de hojr pra terem seu simbolo tambem

  7. Vanessa disse:

    POSSO FAZER PARTE DA ORDEM DAS CLARISSAS OU FRANCISCANAS SEM SER CELIBATARIA DENTRO DA ORDEM.

  8. almira soares disse:

    maravilhoso , tirou todas as minhas dúvidas.Obrigada.

  9. Luisa Ferreira disse:

    Entreguei o Tau aos meus alunos de catequese no 8º ano, e quis também um para mim, usu-o normalmente porque me sinto Segura com ele,não sabia o significado …

  10. lucciano disse:

    que site abeçoado por DEUS muito obrigado senhor DEUS por nós propocionar em ter pessoas assim muito obrigado a vc q gerencia este site um abraço e fica com DEUS

  11. José Ângelo Gomes Varela disse:

    Paz e Bem a todos vocês que trabalharam para que este artigo seja gostoso e amável por todos os que desejam conhecer a Historia e vivência dos Franciscanos.realmente, sem o conhecimento prévio do significado do T/Tau Franciscano,agora através do artigo, pude entender toda a profundidade de sua simbologia e espiritualidade.
    Obrigado por nos fornecer conteúdos essenciais a vivência de toda a Ordem Franciscana.

  12. José Ângelo Gomes Varela disse:

    Paz e Bem a todos vocês que trabalharam para que este artigo seja gostoso e amável por todos os que desejam conhecer a Historia e vivência dos Franciscanos.realmente, usamos o Tau sem o conhecimento prévio do significado do T/Tau Franciscano,agora através do artigo, pude entender toda a profundidade de sua simbologia e espiritualidade.
    Obrigado por nos fornecer conteúdos essenciais a vivência de toda a Ordem Franciscana.

  13. Douglas Carvalho disse:

    Ganhei um ta da minha irmã e não sabia o que era é tive total curiosidade de saber o que significa e fiquei muito feliz de saber que tem um significado tão grandioso para nós cristão

Deixe uma resposta