06. A Terceira Ordem Franciscana (os franciscanos seculares)

domingo, setembro 17, 2006

A esta altura dos acontecimentos, a fama de Francisco e da vida evangélica que viviam já percorria as regiões. Dezenas de pessoas queriam abandonar tudo para segui-lo. Queriam até abandonar suas famílias: esposas, maridos, filhos…

São Francisco começou a se preocupar com isso. Não era possível que todos fossem irmãos ou irmãs, pois a nem todos era dada esta vocação específica. Por isso, precisava encontrar uma forma de vida adaptada para os leigos.

Foi então que pensou em aceitá-los na Ordem, para que vivessem o mesmo espírito evangélico de minoridade e pobreza, mas permanecendo em suas famílias, em suas casas, em seus trabalhos. Decidiu escrever-lhes uma forma de vida. Assim, esse "batalhão" de pessoas iria se reunir na Terceira Ordem ou Ordem dos Penitentes.

Muitos reis e rainhas passaram a viver o espírito franciscano de penitência e oração dentro de seus castelos, além de centenas de pessoas simples do povo. Vários chegaram à santidade reconhecida pela Igreja. São Luiz, rei de França e Santa Isabel de Portugal são um exemplo. Existiram e existirão muitos outros; dezenas.

O início da Ordem Terceira se deu por volta do ano de 1209.

Em 1212 Santa Clara também se entrega a Deus pelas mãos de São Francisco, como veremos no próximo tópico.

………………………………………………………..

COMO SE TORNAR FRANCISCANO SECULAR HOJE?

Colocamos a seguir para vocês as "normas" que nos foram enviadas pela Ordem Terceira Franciscana, para aqueles que desejam se tornar franciscanos seculares:

"Como tornar-se franciscano secular?

É simples: entre em contato informando o seu nome completo, endereço postal, telefone e e-mail.

A OFS retornará uma mensagem com todas as orientações necessárias assim como lhe informará o endereço da Fraternidade Franciscana mais próxima, onde você poderá fazer uma visita, conhecer os seus novos irmãos e matar todas as curiosidades para tornar-se franciscano/a secular, e praticar um jeito diferente de evangelizar a si próprio/a, a sua família e os irmãos e irmãs da sua comunidade.

Eis os nossos contatos:

ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL

Av. 13 de Maio, 23, Edifício Darke, 22º Andar, sala 2233, Centro – CEP: 20031-902

Rio de Janeiro, RJ

Fone: (21) 2240-4565

e-mail: QueroSerFranciscano@ofs.org.br

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Emílio Carlos Ávila de Paiva disse:

    Eu sou médico em Araxá-MG, sou fascinado pelo ideal franciscano de pobreza e serviço aos necessitados, estou ajudando na casa de acolhimento São Francisco de Assis, faço curso de teologia, e gostaria de me ingressar na ordem III franciscana.
    Gostaria de orientação de como proceder.
    Grato!
    Aguardo resposta!

  2. Renata disse:

    Temos uma casa que acolhe e cuida de passoas de rua e doentes. Também temos um grupo de jovens com o carisma franciscano. Gostamos mto do carisma e gostaria de saber quais os procedimentos para ingressarmos na III Ordem Secular. Aguardamos repostas. Paz e Bem.

  3. Sérgio Oliveira Fernandes disse:

    Caríssimos,
    Desejo ingressar-me na Ordem Terceira de S. Francisco de Assis e solicito-lhes encarecidamente instruções para tal.
    Esclareço que sou profissional liberal, maior de idade, viúvo e estou ciente dos ideais de pobreza, castidade e obediência exigidos pela Ordem Franciscana.
    Obrigado,
    Sérgio.

  4. marcia aparecida guimaraes disse:

    Tenho 46 anos e sou ex-religiosa. atualmente aposentada. Sou fascinada pela espiritualidade franciscana e gostaria muitíssimo de fazer parte da ordem terceira. Quando religiosa tive o prazer de morar 2 anos na Itália e conheci Assis. Voltei apaixonada e se Deus me der a graça gostaria de ir em Setembro junto com vocês. Peço-lhes que orientem como entrar na ordem terceira e informações referentes à mesma.

  5. Maria Marlene disse:

    Já faz algum tempo que me dedico a estudos da espiritualidade franciscana. Gostaria de saber como fazer para ingressar na Ordem Terceira. Não sei se seria possível …, mas mesmo assim gostaria de maiores informações. Que a Paz de Jesus e o amor de Maria os acompanhe.

  6. sonia elizabeth nascimento costa disse:

    Apaixonada por Francisco e Clara e o ideal de vida dos dois santos, pretendo integrar-me a Terceira Ordem. Aguardo orientações.

  7. cantodapaz disse:

    **** Seus e-mails estão sendo encaminhados para a ORDEM TERCEIRA FRANCISCANA. Um abraço. ****

  8. karina disse:

    PAZ e BEM, sou casada e mãe de dois meninos, um com 10 e outro com 13 anos…, quando menina fui aspirante de uma congregação franciscana. Meu chamado foi maior para construir familia. No entanto gostaria de me completar juntando-me à Terceira Ordem Secular. É possível? Vivo em portugal na diocese do alagarve. Fique com DEUS.

  9. cantodapaz disse:

    **** Karina, seu pedido está sendo encaminhado para a OFS de Portugal. Um abraço. ****

  10. Joarlan Marlon Carvalho de Araujo disse:

    Sou coordenador da comunidade São Francisco de Assis e fundador de um grupo de oração Teófilos; somos apaixonado pelo carismo franciscano e gostariamos de saber como fazer parte da terceira ordem franciscana.

  11. Elton Martins dos Santos disse:

    Queridos irmãos, Paz e Bem!,a muito,desejo de fazer parte da familia franciscana secular,ja procurei em outros site,como fazer mas não obtive respostas.ja faço um trabalho pastoral com o carisma franciscano,se poderem me auxiliar eu agradeço.Sou casado,moro em Laguna,Santa Catarina

  12. EDIVAN DA CUNHA FONTES disse:

    desejo fazer parte da ordem terceira secular, … não posso mais ser sacerdote, tenho um amor muito grande pelo são Francisco, por isso gostaria de saber como faço e aonde vou para ter informações sobre a mesma. Por favor me respondam! agradeço-vos e que deus possa iluminar todos os nossos caminhos…

  13. cantodapaz disse:

    **** Edivan, colocamos a seguir para você as “normas” da Ordem Terceira Franciscana. Entre em contato com eles. Boa sorte. Um abraço. “Como tornar-se franciscano secular? É simples: entre em contato informando o seu nome completo, endereço postal, telefone e e-mail. A OFS retornará uma mensagem com todas as orientações necessárias assim como lhe informará o endereço da Fraternidade Franciscana mais próxima, onde você poderá fazer uma visita, conhecer os seus novos irmãos e matar todas as curiosidades para tornar-se franciscano/a secular, e praticar um jeito diferente de evangelizar a si próprio/a, a sua família e os irmãos e irmãs da sua comunidade. Eis os nossos contatos: ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL – Av. 13 de Maio, 23, Edifício Darke, 22º Andar, sala 2233, Centro – CEP: 20031-902 Rio de Janeiro, RJ – Fone: (21) 2240-4565 / e-mail: QueroSerFranciscano@ofs.org.br ” *****

  14. Simino Boaventura Sobrinho disse:

    Obrigado. Faço desta coluna uma busca do paradeiro de Dom Jorge Scarso Bispo emérito de Patos de Minas. Recolhido a um convento deste estado. Se posso receber notícias, agradeço.

  15. cantodapaz disse:

    **** Simino, Paz e Bem! Dom Frei Jorge Scarso, OFMCap encontra-se no seguinte endereço: Convento Cappuccini – 97015 Módica – RG – Itália
    Fone: + 390932768217 – Um abraço. ****

  16. Fábio Luiz disse:

    Caros Irmãos e irmãs Paz e Bem!
    Sou ex-membro de um convento Franciscano em Ilhéus-BA, após um periodo de experiência percebi que Deus me chamava à vida leiga e matrimonial, no entanto, o carisma franciscano nunca me abandonou e procuro vivê-lo em minha familia, meu trabalho e minha comunidade, porém, gostaria de me doar um pouco mais a este ideal de vida me tornando Franciscno Secular. Se possivel gostaria que vocês me informassem de que forma isso é possivel. Paz e Bem!

  17. cantodapaz disse:

    **** Fabio, colocamos a seguir para você as “normas” da Ordem Terceira Franciscana. Entre em contato com eles. Boa sorte. Um abraço. “Como tornar-se franciscano secular? É simples: entre em contato informando o seu nome completo, endereço postal, telefone e e-mail. A OFS retornará uma mensagem com todas as orientações necessárias assim como lhe informará o endereço da Fraternidade Franciscana mais próxima, onde você poderá fazer uma visita, conhecer os seus novos irmãos e matar todas as curiosidades para tornar-se franciscano/a secular, e praticar um jeito diferente de evangelizar a si próprio/a, a sua família e os irmãos e irmãs da sua comunidade. Eis os nossos contatos: ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL – Av. 13 de Maio, 23, Edifício Darke, 22º Andar, sala 2233, Centro – CEP: 20031-902 Rio de Janeiro, RJ – Fone: (21) 2240-4565 / e-mail: QueroSerFranciscano@ofs.org.br ” ****

  18. Wellington José disse:

    Sou um ex-seminarista e sempre fui apaixonado pela vida de são francisco.
    Gostaria muito de fazer parte da terecira ordem dos franciscanos,como fazer para ser.
    abração e aguardo resposta.

    Paz e bem

  19. jose aparecido correia dos santos disse:

    Olá, irmãos e irmãs, moro em Alagoas. Gostaria de saber como faço pra fazer parte da Terceira Ordem Franciscana.

  20. cantodapaz disse:

    ***** José, Leia o nosso artigo sobre como ingressar na ORDEM TERCEIRA. Clique aqui:
    https://www.cantodapaz.com.br/blog/2006/09/17/06-a-terceira-ordem-franciscana-os-franciscanos-seculares/

  21. paz e bem,
    caríssimos irmãos e irmãs que procuram uma forma de fazer parte da ordem franciscana secular, podem contar com este vosso irmão, meu nome é Luís Carlos, ofs, e sou o vice-coordenador da família franciscana do Brasil no estado de São Paulo, meu e-mail é: shema_israel_adonai_elohenu@hotmail.com, ou paxetbonum@ig.com.br, e a todos desejo que Deus nos mostre a parte que nos cabe realizar de Seu plano de salvação. Paz e Bem

  22. Ana Paula disse:

    Eu ja participei de muito encontros franciscanos amo Serafico Pai Francisco,que juntar a um grupo como?

  23. é claro que não abandonar a família,mas pegar a cruz e se abandonar em Cristo.Amém.Shalom.

  24. ZENILSON COUTINHO disse:

    Obrigado. Faço parte da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, estou sempre procurando fatos ou artigos para me trazer mais conhecimentos a Respeito de São Francisco.

  25. cleid disse:

    Faço parte da O.F.S. há 10 anos na Fraternidade Frei Galvão de Vila Dionisia São Paulo;sou apaixonada pelo carisma franciscano e gostaria de parabeniza-los pelo artigo e gostaria de sempre que possivel vocês me mandassem informações e novidades.

    PAZ E BEM.

  26. Diego Miranda de Mello disse:

    PAZ E BEM!!! meu nome é Diego, moro na cidade de campos dos goytacazes interior do rio de janeiro, sou técnico de enfermagem, tenho 26 anpos, noivo e me caso dia 01 de maio, sou devotíssimo de são francisco e santa clara de assis e filho espíritual de são padre pio de pietrelcina, pertenço a espíritualidade da renovação carismática católica do brasil e a 5 anos atrás fui postulante de uma fraternidade franciscana no interior de sp. e tenho um grande amor a vida franciscana e ao seu carisma. gostaria de saber como faço pra me ingressar na ordem terceira franciscana. desde já agradeço e aguardo a resposta.
    Diego miranda de mello – Diocese de campos dos goytacazes – interior do rio de janeiro. PAZ E BEM!!!

  27. Eduardo Barbosa disse:

    Meu é Eduardo, sou da cidade de Maracanaú/CE onde tem a Fraternidade São Francisco de Assis. Entrei para o postulantado em agosto do ano passado e pedí mais três meses no mesmo. Quanto tempo eu aindo posso ficar no postulantado? Já fui aspirante capuchunho, mas tenho vontade de conhecer os oblatos beneditino. Posso sair dos franciscano e ir para os beneditinos?

  28. maria cristina freire disse:

    Louvo a Deus por ter encontrado esse site!!
    Ha tanto tempo desejo conhecer e fazer parte da Ordem Terceira de Sao Francisco…
    Amei esse artigo e estou salvando essa pagina em meus favoritos pra poder acessa-la sempre.
    Obrigada, e espero que respondam o email que enviei pra voces.

  29. maria cristina freire disse:

    Posso ser membro da Ordem Terceira? Sou divorciada, tenho 4 filhos, sou catequista e
    Ministro Extraordinario da Comunbao Eucaristica.
    Anseio muito muito fazer parte dessa Ordem e
    trabalhar principalmente com idosos, assisti-los em seus momentos finais, pois vivi essa experiencia com meus pais, por graça de Deus. Por favor, como fazer para ser membro dessa Ordem?

  30. À Ordem Franciscana Secular do Brasil.
    Bom dia! Deus está conosco.
    Caríssimos. Desejo ingressar na Ordem Franciscana.Peço-lhes a gentileza de informações. Estou ciente dos ideais de pobreza, castidade e obediência a serem exigidos pela Ordem. Sou catequista e Ministro da Comunhão. Sou engenheiro civil e estou projetando uma capela na cidade de Lontras, SC. Em e-mail passarei a VV.SS. outras informações. Obrigado!

  31. ismael disse:

    oi eu amor sao francisco

  32. marcelo disse:

    gotaria de perguntar, se com 37 ano posso! me__ comsagrar como, ermaõ

  33. Luiz Antonio Bezerra disse:

    Olá, gostaria de saber como ingressar na Ordem Terceira Franciscana para seculares. Sou de Natal RN. Estou lendo muito sobre São Francisco de Assis e muito me tem chamado atenção seu carisma com os pobres. Gostaria de ser como ele! Me ajudem !!

  34. Marcos Silva disse:

    Ótimo artigo! parabéns a todos que colaboram com esse site . Aqui deixo um recado para o Luiz Antônio. Olha Luiz,em Natal existe fraternidades da OFS e vc pode se dirigir a elas. Ou então procure a Verônica Cristina que trabalha na cúria diocesana da catedral. Ela é consagrada na OFS. Paz e Bem a todos.

  35. Antonio Carlos Lima de Mattos disse:

    Eu tenho um profundo respeito por São Francisco de Assis e seu amor pelo “diferente”, pelo pequeno, pelo menos visível, pelo esquecido, e pelo sobrenatural do coração simples. Podería ter mais informações de como me tornar um Franciscano Secular? Quais são os propósitos, carisma etc….?

  36. cantodapaz disse:

    Antonio,

    Paz e Bem!

    Vou repassar a sua mensagem para o Frei Alvaci, que o ajudará.

    Abçs fraternos.

  37. Maria Helena Chaves disse:

    Gostaria de saber notícias de Frei Dom Jorge Scarso. Correspondia com ele até o ano 2008. Perdi o contato. Não sei se ele esta em Módica ainda. Por favor, dê-me notícias dele.
    Grata,
    Maria Helena
    30/03/2014

  38. Alessandra disse:

    Olá Boa Noite andei lendo alguns posts e achei muito interessante tenho vontade de entrar para vida religiosa e a congregação franciscana foi q q mais me chamou a atenção por eu ser devota de são Francisco de Assis gostaria de saber mais detalhes sobre a congregação.Desde já agradeço..

  39. Maria fa Conceição Rocha Cruz disse:

    Sou filha de pais Franciscanos que já faleceram mas nos deixou um grande legado a religião e o carisma Franciscano me acompanha e procuro vivê-lo em minha família e comunidade me doando a este ideal de vida me tornando Franciscana Secular. Meu nome é Maria da Conceição Rocha Cruz resido na Rua… Aracaju/sE. Se possível gostaria que vocês me informassem de que forma isso é possível.. Obrigada

  40. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Maria da Conceição, um frade franciscano entrará em contato com você. Caso a resposta demore, fale novamente conosco. Abraços.

Deixe uma resposta